sexta-feira, novembro 18, 2005

Mundial'2006

Lembram-se da espinha dorsal de Vale e Azevedo? Isto é, da espinha dorsal da selecção que Vale e Azevedo queria no Benfica antes daquele pequeno equívoco jurídico lhe ter dado cabo do projecto? Não foi a ideia mais descabida que lhe ocorreu, já descontando a que o meteu na cadeia. A selecção é um bom barómetro do sucesso que os clubes vão tendo e esse vínculo, diz-nos a ciência, é ainda mais rigoroso nos países cujos seleccionadores chamam os melhores futebolistas disponíveis.

Do onze genialmente engendrado por Scolari à segunda jornada do Euro'2004, o FC Porto possuía a espinha dorsal, uma clavícula, dois fémures e, pelo menos, quatro costelas, sem falar nos ossos da baía, quer dizer, da bacia que a inspiração do brasileiro decidiu ignorar*. Mesmo assim, ficou na equipa um esqueleto quase à altura do título europeu ganho pelos portistas um mês antes. É verdade que custou, mas a qualidade daquela versão do FC Porto acabou bem retratada, assim como a fase actual encontra um correspondente feliz na selecção de sub-21, assente em Hugo Almeida, Quaresma e Raul Miereles. Para pôr as coisas da forma menos simples possível, o FC Porto de Adriaanse é a equipa que pode ser, tal como a de 2004 foi a que já tinha sido.

Agostinho Oliveira, pela positiva, e Scolari, por omissão, traçam uma bissectriz bastante próxima e até unânime do que é o FCP neste momento. É por isso que, de uma forma forçada e extemporânea mas muito conveniente para quem tem de escrever comentários todos os dias sobre o mesmo clube, a convocatória de Scolari para o campeonato do Mundo deve ter no FC Porto e nos portistas observadores interessados, porque, se é possível que Hugo Almeida e Quaresma lá estejam e se, de facto, as chamadas à selecção acompanham o êxito ou inêxito dos clubes, a presença desses ou até de mais dragões na lista será um bom sinal. Mesmo que não seja um objectivo.

*excerto devidamente aprovado em assembleia geral, com duzentos votos a favor e vinte contra, pelo lóbi pró-Vítor Baía.

José Manuel Ribeiro no Ojogo