domingo, outubro 08, 2006

Mais 15% do passe de Anderson


No OJOGO:

Clube detém agora 80 por cento do passe

Anderson mais portista

Os campeões nacionais reagiram às notícias do interesse de alguns clubes europeus no jovem médio brasileiro reforçando a sua posição com mais 15 por cento

O FC Porto comprou mais 15 por cento do passe de Anderson, sendo agora detentor de 80 por cento. A operação, já concluída, permite ao clube proteger melhor uma das mais-valias indiscutíveis do plantel, ganhando com isso uma considerável margem de manobra para lidar de forma confortável com o assédio de outros clubes, que, como O JOGO noticiou oportunamente, têm andado de olho na evolução do brasileiro. Os portistas - que começaram por ser donos de apenas 35 por cento, parcela idêntica à que foi adquirida pela Gestifute, empresa de Jorge Mendes, no primeiro acordo de transferência alinhavado com o Grémio de Porto Alegre, numa operação avaliada em 5,5 milhões de euros - tinham comprado recentemente os 30 por cento que o clube brasileiro mantivera em sua posse, cedendo Léo Lima e uma verba estimada em qualquer coisa como de 2,5 milhões de euros. A nova fatia de 15 por cento foi subtraída à parte do empresário, juntando-se aos 65 que já pertenciam ao FC Porto.

Depois de meio ano a adaptar-se ao futebol europeu, ainda debaixo da supervisão de Adriaanse, Anderson explodiu em definitivo no arranque desta temporada. Figura nuclear da manobra atacante dos portistas, o brasileiro mereceu rasgados elogios depois da estreia na Liga dos Campeões. O director-desportivo do Barcelona, Txiki Beguiristain, reconheceu publicamente que o clube catalão tem o nome sublinhado na agenda de potenciais reforços e o Chelsea, através de Frank Arnesen, esteve também no Porto a recolher apontamentos para juntar aos ficheiros. Estes são apenas dois dos clubes atentos. Pinto da Costa disse recentemente que não equaciona vendê-lo a curto prazo e Jesualdo Ferreira reconheceu também que o jogador valerá ainda mais dentro de pouco tempo. Esta compra de mais 15 por cento do passe, além de uma prova inequívoca de confiança nas capacidades do jogador, permitirá aos portistas aumentar exponencialmente os lucros de uma futura venda. Além disso, é preciso não esquecer que Dunga, seleccionador brasileiro, reconheceu que o jogador deverá ter uma oportunidade em breve para mostrar valor na selecção principal do Brasil, um carimbo que elevará ainda mais a cotação de mercado.