sábado, agosto 18, 2007

Claques do FCPORTO legalizadas




Só quatro claques legalizadas


Apenas quatro claques de clubes foram consideradas, pelo Governo e pela Liga, como estando em condições regulamentares de actuarem.

São duas do F. C. Porto e duas do Sporting. Ou seja, os SuperDragões e o Colectivo Ultras 95 (F. C. Porto) e a Torcida Verde e o Directivo Ultras XXI (Sporting).

Hermínio Loureiro confirmou a notícia ao JN, dizendo que era "um sinal claro de que está a trabalhar-se para dar dignidade às claques que cumprem a lei".

Essa aprovação resultou de várias reuniões entre a Liga e o Conselho Nacional contra a Violência no Desporto (CNVD), em que foram avaliados esses grupos organizados de adeptos.

Segundo a lei 16/2004, no seu art.º 18, aos "promotores dos espectáculos desportivos é lícito apoiarem, exclusivamente", as claques "constituídas em associações".

Só que estas têm de se registar, nos termos gerais do Direito, no CNVD, o que, actualmente, só acontece com as quatro associações referidas.

Se houver incumprimento, segundo a legislação em vigor, os promotores dos espectáculos, no caso os clubes, poderão ver-se impossibilitados "de promover qualquer espectáculo desportivo".

Assim, para fugirem a essa eventual sanção, os clubes não podem apoiar, oficialmente, os seus grupos de apoio, com risco de serem penalizados por isso.

No JN


O que isto quer dizer? Já não fazer distúrbios, apedrejar treinadores, assaltar estações de serviço e provocar confusão por onde quer que passem? Se assim for muito bem...