sexta-feira, janeiro 29, 2010

VEM AÍ UMA NOVA TRANSFERÊNCIA? :-)

Eventuais castigos a Hulk e Sapunaru não deverão ter consequências internacionais

Uma eventual punição aos portistas Hulk e Sapunaru, na sequência dos incidentes no túnel da Luz do último Benfica-FC Porto, não deverá ter consequências a nível internacional, segundo o código disciplinar da FIFA.

Contactada pela agência Lusa, fonte do organismo mundial não quis particularizar casos sob alçada da justiça desportiva portuguesa, mas referiu que o código disciplinar da FIFA só prevê o alargamento de castigos aplicados pelas associações "em algumas situações específicas".

O artigo 70 (regulamentos gerais) da secção 1 (jurisdição da FIFA, associações, confederações e outras organizações) refere no seu ponto 3 que os órgãos jurisdicionais da FIFA deverão ser notificados "em caso de infracções graves aos objectivos estatutários da FIFA", como manipulação de resultados, corrupção ou doping.

Se as punições disciplinares abrangerem estas áreas, o ponto 1 do mesmo artigo esclarece que as decisões tomadas pelos organismos jurídicos nacionais poderão ter efeitos internacionais, cabendo à FIFA a última palavra.

Nos casos de penas que não estejam directamente relacionadas com manipulação, corrupção, doping, as mesmas poderão também ser analisadas pela FIFA se tal for solicitado pelas associações ou confederações.

O artigo 136 do mesmo código refere que outras infracções que as filiadas considerem graves, mas que não estejam relacionadas com manipulação, doping, conduta imprópria contra oficiais de jogo (árbitros e delegados) ou falsificação de documentos e idade, também podem ser remetidas à FIFA para o organismo deliberar se as mesmas terão, ou não, efeitos internacionais.

Na sequência dos incidentes ocorridos no túnel da Luz no final do último "clássico" Benfica-FC Porto (1-0), Hulk e Sapunaru foram suspensos preventivamente até à conclusão do processo disciplinar que corre na Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Para além de Hulk e Sapunaru, a Comissão Disciplinar da Liga também instaurou processos aos dois clubes e ao árbitro do jogo, Lucílio Baptista, por "alegada violação do segredo processual", depois de uma análise a intervenções públicas e ou notícias publicadas em diversos órgãos de comunicação social.

A decisão quanto aos incidentes do túnel da Luz vai ser tomada até 23 de Fevereiro, caso as partes esgotem todos os prazos legais permitidos pelo Regulamento Disciplinar da LPFP.

O despacho de acusação do processo dos incidentes no túnel da Luz, conduzido pelo relator Renato Dias dos Santos, comprova as agressões dos jogadores do FC Porto Sapunaru e Hulk a assistentes do Benfica, mas responsabiliza os “stewards” de provocação verbal, após jogo da 14.ª jornada da Liga de futebol.

Segundo a acusação, Hulk e Sapunaru arriscam uma suspensão de seis meses a três anos e a uma multa pecuniária de 2500 a 7500 euros.

O relator do processo acusa o Benfica de não ter assegurado "a ordem e disciplina no interior do túnel", incorrendo por isso numa multa de 250 a 2500 euros.



Será que nos estão a querer dizer alguma coisa? :-)) Ou só nos estão a esclarecer que poderão jogar na Liga dos Campeões? Humm...


P.S.: Sem sombra de dúvidas que eles andam com boas ideias...o Carvalhal está a surpreender....

------------
Câmara Corporativa