terça-feira, maio 27, 2008

TRETAS 8




Jorge Valdano

"FC Porto é o reino da organização"


De passagem por Portugal para ser homenageado no ISMAI, Jorge Valdano não se esquivou a falar de futebol. Obviamente. Falou do FC Porto, dos seus jogadores argentinos mais conhecidos (Lucho e Lisandro) e entendeu como normal o sucesso dos tricampeões nacionais. Os adversários, referiu, estão num patamar inferior.

Primeiro o FC Porto. O clube serviu de exemplo para o ex-director desportivo do Real Madrid considerar que a organização é essencial, ou seja, é meio caminho andado para se ganhar títulos. Organização e competitividade andam de mãos dadas. "Não me surpreende que uma boa gestão termine a conseguir bons resultados desportivos. É impossível uma equipa competitiva dentro de um clube desorganizado. O FC Porto é o reino da organização e daí para baixo estão os outros", disse o argentino. Esta é a ideia que o FC Porto passa para o exterior, a de uma equipa competente. "Logicamente que, em Portugal, o FC Porto é indiscutível. Assim como o Benfica representa o sentimento, o FC Porto representa a eficácia. Torna-se impossível não reconhecê-lo", juntou Valdano.

A passagem do argentino por Portugal aconteceu numa altura em que o FC Porto acabou de juntar mais dois jogadores daquele país sul-americano ao plantel - agora são sete. Tomás Costa e Nelson Benítez são nomes frescos na cabeça dos adeptos. E com eles a Argentina ultrapassou o Brasil e passou a ser o mercado abastecedor preferencial do FC Porto, numa relação de sucesso que se deve a Lucho e Lisandro. Nos últimos tempos ninguém fez mais do que eles pelo FC Porto e desengane-se quem pensa que o campeonato português os esconde do estrelato e da selecção celeste. "São jogadores que estão a completar uma experiência bastante valiosa e que, além disso, adquiriram no FC Porto um espírito ganhador que é muito importante para ajudá-los na selecção argentina", explicou Jorge Valdano.

in OJOGO