quinta-feira, agosto 21, 2014

O CAGÃOZITO ESPANHOL: É DEFEITO OU FEITIO?

Não deixo de me deliciar com os "doutores" da bola na nossa imprensa. Agora como outrora continuam fiéis à máxima de ir na onda do momento, armando-se em sábios e qualificando os técnicos anteriores como ridículos. Já assistimos a este filme no ínicio da época passada e na fase inícial do reinado Luís Castro. Hoje, com 2 jogos realizados eles já chegaram à conclusão que temos um mestre em egos e superegos e as críticas que já fizeram anteriormente à completa inoperância ofensiva, em construir oportunidades que em 2 jogos resultaram em 3 oportunidades de golo, às excessivas cautelas defensivas e as substituições conservadoras e sempre iguais, hoje são transformadas em lógicas e estratégicamente superiormente montadas. Algumas merecem-me uma grande risada. O que eles já escreveram sobre o mesmo tipo de comportamento noutras alturas com outros técnicos. Hoje vêem virtudes onde anteriormente viam defeitos. Amanhã dirão o seu contrário. Basta que deixem de ganhar.

A única coisa que deu para ver, é que o treinador espanhol é conservador, medroso. Cagãozito como disse o José, se o resultado em França tivesse sido diferente. No Dragão contra o Marítimo com 1-0, lá fez as mexidas de risco zero: sai Herrera, entra Casemiro, sai Ruben, entra Evandro, sai Brahimi entra Tello. Em França, reforçou o "cagãozito" que já tinha dado para ver no 1º jogo: saída de Quaresma, entrada de Casemiro; saída de Brahimi, entrada de Tello, saída de Ruben entrada de Evandro; saída de Torres para Quaresma nos últimos 2 minutos. Não sei se estas cautelas todas são fruto de ainda ter pouca confiança na equipa, de não conhecer bem o seu potencial e receio que não estejam preparados para um futebol de outros patamares e condizente com a matéria-prima de luxo que não há memória outro treinador ter tido ou é mesmo feitio. Se for feitio, pode até ganhar, mas não saberá explorar o Ferrari que tem em mãos. E desta vez Ferrari não é mesmo exagero.

O ano passado nos 3 primeiros jogos, marcámos 9 golos e o futebol rezado pela imprensa da altura, os mesmos "doutores" de agora, era soberbo.Os adeptos iam na mesma conversa, eufóricos com as vitórias e os métodos do novo técnico, que nada tinha a ver com o anterior,evidentemente. Os adjectivos elogiosos escasseavam para a equipa que ia ganhar a Liga dos Campeões na Luz. Vão ler o que diziam os "doutores" de então. Coisa parecida do que dizem agora. Já eu sei o que disse ao longo desses primeiros tempos da época passada(ver abaixo). Havia matéria-prima(e sem qualquer tipo de comparação com a deste ano) para fazer melhor e o que viamos em campo não convencia minimamente. E nessa altura, até mais que o simples aspecto técnico-táctico , os jogadores tiveram uma grande quota de responsabilidade ao cometerem erros básicos logo desde o princípio que comprometeram uma evolução como equipa. Não me iludi no início com a onda do momento e no final, tendo em conta como as coisas se extremaram acabei por ser dos mais moderados. Curioso. Esta época está parecida e quase que poderia dizer, exibicionalmente para pior, as pessoas é que têm a memória curta, mas esperemos que desta vez o desfecho seja diferente. Também com o investimento que está a ser feito, isto quase que vai lá por inércia.

Sim, compreendo que é muito cedo para tirar qualquer tipo de conclusão, mas há quem o faça e fazendo até chacota de técnicos anteriores. Esses precisavam de um espelho. E revisitarem o que escreveram na altura. Corariam de vergonha.  Já eu sei o que escrevi: