quinta-feira, agosto 07, 2014

SPORTING E FC PORTO DE REGRESSO AO CICLISMO? PARA QUÊ?


no DN


Agora que mais uma vez se fala num suposto regresso do FC Porto e Sporting ao ciclismo, é caso para perguntar: para quê? Vocês viram como foi tratada a Volta a Portugal em bicicleta e o Tour de França em termos televisivos pela RTP?

Do Tour de França, prova rainha da modalidade, mas que foi de um bocejo inacreditável, a RTP2 transmitiu em sinal aberto emissões totais algumas que chegaram a durar, 7 horas, leram bem 7 horas!!! e a média andou pelas 5 horas ou por aí. Publicidade, só a institucional da RTP2 e hora a hora ou nem isso. Era uma prova estrangeira.

Temos a decorrer a Volta a Portugal em bicicleta, a prova em que a maioria dos portugueses descobre que a modalidade ainda existe. O que faz a RTP? Remete-nos para a TV paga e a sua RTP Informação a partir das 15 horas diáriamente, e isto nem sequer fazendo integralmente a etapa. Às 16 horas somos abruptamente obrigados a mudar para a RTP1, ou para aqueles que não tem TV paga , a primeira vez que tem direito a ver a volta, para acompanhar o último quarto da prova. Aí, na RTP1 começamos por levar cortes da emissão para publicidade a cada 15 minutos ou menos. Hoje entre as 16 e as 16:45 contei publicidade a cada 10 minutos, depois perto de 20 minutos e outro 9 minutos sobre o anterior. É desesperante, tira qualquer tipo de vontade de ver continuamente o que quer que seja. Nas contas finais, a RTP dá da volta a Portugal em sinal aberto umas 2 horas, impingindo publicidade que reduziu o tempo útil de cicilsmo a metade disso. Depois remete-nos para uma emissão para as altas horas da madrugada do resumo integral da mesma. Que emoção. É uma prova nacional.

Os portugueses têm direito para verem a sua prova rainha do ciclismo em Portugal a 2 horas, conspurcadas de publicidade e 5/7 horas em directo, sem publicidade do Tour de França.


FC Porto e Sporting querem regressar ao ciclismo? Mudem este estado de coisas ou ganhem juizo.