quarta-feira, outubro 27, 2004

António Tavares Teles

1. Muito se tem falado sobre os jogadores que saíram do FC Porto, no final da época passada. E de quão desfalcada ficou a equipa portista. Mesmo assim, porém, quando chegou ao Dragão, Victor Fernandez (nem vale a pena falar de Del Neri) podia ter alinhado o seguinte onze:

Vítor Baía, (Ricardo Costa na falta de um lateral direito de raiz) , Ricardo Costa, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Nuno Valente, Costinha, Bosingwa, Maniche, Carlos Alberto, Derlei e McCarthy.

Pergunto: onde está uma equipa melhor do que esta em Portugal?

Para além de que, se tivesse começado por aí, Fernandez teria garantido uma estabilidade, uma segurança, uma consistência, uma eficácia que eram obviamente impossíveis de garantir introduzindo de uma vez no "team" Seitaridis, Pepe, Diego, Quaresma, Fabiano, etc. etc., ainda para mais num sistema de 4-3-3, no qual dois ou três dos atrás citados não defendem.

Um erro (na minha opinião, é claro) grave pois do treinador espanhol. Que por isso mesmo tem andado a navegar como se tem visto, com uma boa meia-parte aqui e ali, mas sem as tais estabilidade, segurança, consistência e eficácia que doutra forma teria garantido; para introduzir em seguida pouco a pouco na equipa os jogadores que fossem realmente reforços.

Porque - não o esqueçamos - o FC Porto reforçou-se, e bem.

Apesar de (ainda na minha opinião) dois erros enormes cometidos: ter cedido Pedro Mendes e não ter guardado Rossato. E até mesmo Paulo Assunção. Que comporiam um meio campo (Costinha, Pedro Mendes, Maniche, Carlos Alberto, Paulo Assunção, Rossato, Diego e Raúl Meireles) muito melhor, e muito mais guarnecido do que o actual, que em vez de Pedro Mendes, Rossato e Paulo Assunção tem... Hugo Leal!

ATT no Ojogo