quarta-feira, outubro 06, 2004

Para rir !!!

As nomeações para o jogador do Ano da FIFA são para rir: DECO e Cristiano Ronaldo compreende-se, agora...Figo e outros tantos...é só interesses publicitários nestas nomeações.

Como diz o jornalista do Ojogo:

Os piores do Mundo

JOÃO ARAÚJO

No mesmo dia em que se soube que a Adidas, segundo maior fabricante mundial de material desportivo, assinou um contrato de patrocínio com a duração de dez anos com a Liga Profissional de futebol dos Estados Unidos (MLS), foram conhecidos os 35 candidatos ao prémio da FIFA para o Melhor Jogador do Mundo. Como em qualquer eleição, é impossível existir unanimidade, portanto permitam-me começar desde já a discordar desta lista, da qual excluiria pelo menos um terço dos integrantes. Passando em revista o último ano, não vejo motivos para que entre os candidatos escolhidos pelo Comité Técnico e de Desenvolvimento da FIFA se encontre o argentino Ayala. Foi campeão olímpico, mas também o foi Tévez; foi campeão espanhol e ganhou a Taça UEFA pelo Valência, tal como os influentíssimos Albelda, Baraja ou Vicente, que não constam da lista. Talvez por já lá estar um espanhol (Raúl) que, valha a verdade, teve um ano para esquecer! E se os títulos são um critério, porquê a presença de Ballack, Beckham, Buffon, Kahn, Owen, Roberto Carlos, Ronaldo ou Zidane? Sem querer levantar falsos testemunhos, há entre eles há um "pormaior" em comum: além do inegável talento individual, dão todos a cara por alguma multinacional desportiva (e não só)... E já agora, se lá está Ayala e se também está a dupla de centrais do campeão italiano (Nesta e Maldini), não dava para meter, por exemplo, um central do campeão europeu de clubes e vice-campeão europeu de selecções como é Ricardo Carvalho?

Mesmo deixando de lado a teoria da conspiração de multinacionais como Nike ou Adidas e os jogadores que são a sua imagem, sobram ainda os homens por trás do "monstro". Quem integra o dito Comité Técnico da FIFA e porquê? Os motivos prendem-se, certamente (?), com a competência e conhecimento que cada um deles possui do futebol. No entanto, não deixa de parecer uma piada a coabitação nesse mesmo Comité de figuras como o grande Michel Platini (o presidente), Carlos Bilardo (treinador campeão mundial pela Argentina em 1986), Andy Roxburgh (ex-seleccionador escocês) ou Laurent Blanc (antigo capitão da selecção francesa) com obscuros membros, oriundos de países como Uzbequistão, Trinidad e Tobago, Canadá, Zâmbia ou Taiti, onde o futebol pouco representa quando comparado com hóquei no gelo, xadrez ou, quem sabe, o surf... "