segunda-feira, outubro 10, 2005

Direito à ingenuidade

1. Uma pergunta ingénua, seguida de outras igualmente sábias, a respeito do amontoado de testemunhas com que o Benfica garantiu a utilização de Petit no jogo de sábado com o FC Porto, apesar do processo sumaríssimo que tem às costas: onde está escrito que um jogador ao serviço da selecção nacional não pode prestar declarações num processo? Em que regulamento? Qual é o número do artigo? A alínea?

É óbvio que falo no absurdo e que isto pode não parecer muito sensato, mas que argumento pôs a hipótese de lado?

Alguém chegou a perguntar à Federação se via muito incómodo em dispensar três seleccionados, durante meia-hora, para provar ao relator do sumaríssimo que o Petit é atleta de Cristo?

A Federação recusaria um pequeno contributo para a celeridade da Justiça?

Sabem que o jogo de quarta-feira é no Porto e que a Liga também fica no Porto?

Quem disse que a Comissão Disciplinar tem de ir nas tretas que os clubes inventam para protelar as decisões?

Por que não inventar a figura do relator ao domicílio, dado o carácter patriótico deste caso muito particular?

E, já agora, que é feito daquele voluntarismo da Comissão que, na época passada, julgou em menos de vinte e quatro horas a contestação do FC Porto ao sumaríssimo aplicado a Pedro Emanuel?

Ou o voluntarismo que, para viabilizar outro sumaríssimo, perguntou ao árbitro do Leiria-FC Porto se o amarelo a Luís Fabiano fora pela cotovelada em Renato ou por ele ter a fralda de fora?


2. A agressão de Emerson a Lucho González (sim, levou amarelo... como o Luís Fabiano), o "tackle" de Moreno que deixou o Braga sem Delibasic até Janeiro, citados apenas de memória, chegam para tornar incompreensíveis os critérios utilizados pela Comissão Disciplinar e a equidade destes três sumaríssimos, sendo que é legítimo pensar que dois destes não teriam existido se não houvesse o outro, mas quanto à utilidade, já não sei. Agora não faltam artigos de opinião a considerar esta modalidade disciplinar e a sua prática ridículas, absurdas, questionáveis, etc. E pensar que os sumaríssimos eram tão sensatos e adequados há coisa de apenas meio ano...


FORÇA NA LIGA

"Os sectores mais fortes do Benfica são o Governo e a Liga. São os sectores em que o Benfica mais tem apostado, conforme confessou Luís Filipe Vieira."


Manuel Serrão, adepto do FC Porto


José Manuel Ribeiro in OJogo