terça-feira, fevereiro 21, 2006

Hoje, sou vermelho...

Image hosted by Photobucket.com

Nunca pensei chegar a este ponto, mas hoje torcerei pelos vermelhos :-))) Além disso, longe de mim pensar como estes tipos que vêm hoje na Abola:

Rivais dos "reds" torcem pelo Benfica

LIVERPOOL - Há casos em que a rivalidade ultrapassa fronteiras. E um jogo europeu, contra um adversário de outro país, em nada altera os sentimentos e desejos. Para os adeptos do Everton (de Nuno Valente) e do Manchester United (de Cristiano Ronaldo) não há dúvidas: vão torcer pelo Benfica. Não por qualquer simpatia particular pelos encarnados, antes por antipatia pelo eterno rival, o Liverpool. Hoje, em muitos pubs, vai ouvir-se bem alto o nome do clube da Luz. Como se todos fossem benfiquistas desde pequeninos...


O Benfica eliminou o Manchester United da Liga dos Campeões, na fase de grupos, mas desengane-se quem pense que os adeptos dos red devils vão clamar vingança pelas mãos do colega inglês. A tragédia vivida com a derrota na Luz já foi esquecida e uma eventual eventual passagem do Liverpool à fase seguinte só serviria para relembrar a incapacidade do United. Ao invés, o sucesso do Benfica seria momento de grande regozijo por lançar o Liverpool num pesadelo idêntico. Os reds ficariam fora da Europa pela mão do mesmo adversário, qual ironia do destino e cenário perfeito para a festa dos fãs do clube de Cristia-no Ronaldo, que ainda por cima foram derrotados no sábado, em Anfield (0-1), para a Taça de Inglaterra.

Os vizinhos Liverpool e Manchester United (cerca de 30 quilómetros separam as duas cidades do Norte de Inglaterra) mantêm uma rivalidade histórica que não perde força nos confrontos europeus. Não é por acaso que os jogos entre as duas equipas continuam a ser vistos como os grandes clássicos do futebol britânico. E, não esquecer, são os dois emblemas de terras de sua majestade com mais trofeus conquistados a nível interno e externo. Um adepto do Manchester United a torcer pela vitória do Liverpool é visão impossível, sejam quais forem as circunstâncias. E vice-versa.

Ex-inquilinos contra senhorio

Para os adeptos do Everton o espírito é o mesmo. Só torcem pelo vermelho quando essa é a cor dos adversários do Liverpool. The people's club (o clube do povo), pode ler-se no topo do estádio do Everton, onde actua também um português, Nuno Valente. A escassos metros situa-se Anfield, a casa do inimigo público número um. Também aqui a rivalidade assume contornos históricos e apaixonados, com a agravante dos dois emblemas serem da mesma cidade e viverem lado a lado.

Deve recordar-se, a propósito, que o Everton nasceu primeiro e, nos seus primórdios, treinava-se em... Anfield. John Houlding, o proprietário do recinto, cobrava uma renda pela utilização das instalações que o Everton acabaria por abandonar, alegando que o valor cobrado era exagerado. John Houlding não gostou e decidiu criar o seu próprio clube: Liverpool FC.

Mais uma vez, ver um adepto do Everton torcer pelo Liverpool seria coisa de filmes de ficção. E vice-versa, lá está. Por isso, na terça-feira, em muitos pubs de Manchester e Liverpool vai gritar-se bem alto o alto o nome do Benfica, em uníssono com o inferno da Luz, onde são esperados 3449 adeptos dos reds contra mais de 60 mil do Benfica. E, nestas coisas, já se sabe, é natural que mais alguns fãs de outros clubes ingleses puxem pelo Benfica. Nem que seja lá no íntimo...