sexta-feira, maio 30, 2008

EM JEITO DE BALANÇO - RUI MOREIRA




Como foi a época do FC Porto? Os adeptos mais jovens reclamam que foi «assim-assim» mas, para quem viveu os anos de chumbo, em que por aselhice mas também porque não nos permitiam nada se ganhava, esta época em que se conquistou o tricampeonato com um enorme avanço, que até permitiu aceitar e encaixar o castigo da Comissão Disciplinar, tem de ser avaliada positivamente.

Na maratona do campeonato, este FC Porto de Jesualdo Ferreira é inexcedível e, ao contrário do ano passado, nem teve problemas na recta final. Mas voltou a claudicar nos mais importantes duelos, em que só eliminou uma equipa de qualidade, na meia-final da Taça, quando derrotou o esgotado Vitória de Setúbal. Há quem diga que perdemos as duas finais com os leões devido aos habituais desfavores da arbitragem, que fomos eliminados pelo Fátima devido à rotação do plantel e que o Schalke teve toda a sorte que nos faltou. Verdades, mas incompletas, porque também perdemos por o treinador ter mexido na equipa e alterado o esquema táctico. Ora, esta equipa do FC Porto, para além de um onze excepcional, era rígida e tinha poucas alternativas, porque as contratações do Verão passado foram um fracasso, como se comprova por nenhum dos 12 reforços ter sido titular e também porque tinha jogadores, como Quaresma, que não assimilaram as mudanças tácticas.

Agora, com Jorge Mendes cada vez mais longe do Dragão, depois de ter vendido Anderson ao Manchester e apesar de ser, ainda, o empresário de Nuno, e também de Lucho, Lisandro e Quaresma que são dos nossos melhores jogadores, a SAD optou por empresários familiares e privativos, que andam outra vez à pesca na América do Sul. De tanto tentarem, e apesar de pouco saberem, talvez consigam, desta vez, acertar a mira. É o que espero, para que os bons negócios não o sejam só para eles…
in Abola