terça-feira, maio 27, 2008

TRETAS 7




Nelson Benítez é o lateral escolhido

O FC Porto acertou a contratação de Nelson Benítez, lateral-esquerdo do Lanús, que completa 24 anos este mês, para as próximas quatro temporadas. A transferência, fechada ontem na Argentina, faz-se a troco de um milhão de euros, por 50 por cento do passe, e, ao que apurou O JOGO, o jogador receberá um ordenado anual na ordem dos 220 mil euros.

Esta é a segunda investida dos portistas no mercado argentino num curto espaço de dias. Depois de fechar o médio Tomás Costa, contratado por quatro anos, Antero Henrique, director-geral dos dragões, aproveitou a viagem para acertar também a transferência de outro jogador referenciado há algum tempo e que ganhou algum protagonismo por ter feito parte da equipa do Lanús que surpreendeu o futebol argentino ao ganhar recentemente o título. No caso, o Torneio Apertura.

Formado nas camadas jovens do Lanús, Nelson Benítez estreou-se pela equipa principal em 2002, então com 18 anos, e esteve emprestado ao Talleres de Córdoba e ao Gimnasia Esgrima Jujuy, entre 2004 e 2006, ano do regresso definitivo ao Lanús para se afirmar entre as opções regulares do treinador.

A contratação de Nelson Benítez insere-se na necessidade de colmatar a saída de Bosingwa para o Chelsea. Apesar de jogar pela esquerda, Benítez permitirá que Fucile seja desviado para o lado direito, sendo, nesse enquadramento, uma primeira resposta do FC Porto à obrigatoriedade de reforçar a defesa. Já não existiam dúvidas quanto a isso, mas estas contratações sublinham a viragem declarada para o mercado argentino, acentuando o núcleo do plantel. Até ver, salvo qualquer mexida ditada pelo defeso, são sete: Lucho, Lisandro, Bolatti, Mariano, Farías, Tomás Costa e agora Benítez.

Ainda com 23 anos, o agora jogador do FC Porto conta com 77 jogos no currículo de I Divisão, divididos pelos clubes já representados, e não conta com nenhuma internacionalização. Da ficha constam também quatro golos acumulados nesses encontros, sendo certo que nenhum deles foi marcado esta época. É o terceiro reforço garantido.

Idade: 23 anos (24-05-1984)

Altura: 1,77 m

Peso: 75 kg

Posição: lateral-esquerdo

Clubes:

Lanús

Talleres de Córdoba

Gimnasia Esgrima Jujuy


"Benítez é rápido e tem potencial"

Jesualdo Ferreira considera Nelson Benítez, lateral contratado ao Lanús e que O JOGO revelou em primeira mão, um "jovem com um futuro promissor". À chegada a Nova Iorque, onde vai representar o clube junto dos emigrantes portistas, o técnico revelou que o esquerdino foi "observado várias vezes ao longo da época" pelo departamento de prospecção e que as referências foram "bastante positivas". Por isso, Jesualdo Ferreira acredita que o reforço pode vir a "ser importante" no esquema da equipa. Convidado a traçar um breve perfil do defesa argentino, o sétimo do contingente e o segundo contratado para a próxima temporada, o professor - que não quis alongar-se em comentários - disse tratar-se de um jogador "rápido, como nós gostamos, e que tem muito potencial". E mais não disse sobre a actualidade do clube.


in OJOGO