sexta-feira, junho 13, 2008

OS NOSSOS GUARDA-REDES - RUI MOREIRA





O FC Porto teve sempre grandes guarda-redes. Lembro-me de ouvir falar nos feitos de Acúrcio e de Barrigana e cresci, e apreendi a gostar de futebol, admirando as defesas suicidas de Américo.

Depois, com a época de ouro, chegaram Fonseca e Zé Beto e, porque são precisas excepções para confirmar a regra, quando este último foi castigado, tivemos um rapaz de mãos de gelatina que, numa noite diluviana, nos afundou contra os amadores do Wrexham. Há males que vêm por bem, e foi por isso que Pinto da Costa resolveu contratar Mlynarczyk, que entrou na nossa saga.

A seguir, tivemos a era de Vítor Baía, um produto do clube e, quiçá, o maior guarda-redes da nossa história, não apenas por ser um atleta extraordinário, mas também porque teve uma carreira profissional imaculada, em que ganhou tudo o que havia para ganhar a nível de clubes.

Infelizmente, só não foi mais longe porque o impediram de fazer o mesmo na selecção, por via duma conspiração que continua por investigar. Fiquei, por isso, contente por Baía ter sido condecorado com a Ordem do Infante e o facto de essa homenagem ter decorrido no dia 10 de Junho e durante o campeonato da Europa, reveste-se de um grande simbolismo, que deveria fazer corar de vergonha o Senhor Doutor Gilberto Madaíl.


Tudo isto ocorre, também, numa altura em que o Seleccionador convocou Nuno Espírito Santo para substituir o azarado Quim, cuja lesão garante a titularidade de Ricardo e liberta Scolari de toda e qualquer pressão pela sua pouco avisada escolha. Não é provável, por isso, que Nuno venha a ter a oportunidade de jogar, mas a sua convocação é um justo prémio para um outro grande guarda-redes portista que, mesmo quando não é escolhido para titular, sabe ser útil no banco e é um grande profissional.

Rui Moreira in Abola



ADENDA:

Reacção de Rui Moreira à decisão da UEFA:

Rui Moreira quer investigação a "casos" suspeitos do Benfica



"Foi a previsível vitória da verdade desportiva, que é o que mais gostamos. Porém, e face ao comportamento do Benfica neste processo, acho que o FC Porto deveria insistir junto das autoridades desportivas para que investiguem várias coisas muito suspeitas que o envolveram nos últimos anos"

"Não sei se o FC Porto não tem explorado essas situações do Benfica por questões tácticas ou por julgar não valer a pena, por achar que o clube não lhe faz concorrência, mas julgo que está na hora de levantar essas questões sobre quem pretensamente quer moralizar o futebol português"

Rui Moreira referiu-se especificamente:

"às escutas com Luís Filipe Vieira sobre a Taça de Portugal - tal como o Conselho de Disciplina da Liga diz, tal não lhe diz respeito pelo facto da prova ser organizada pela federação -, ao que se passou no "Estoril-gate", que deve merecer muitas perguntas, bem como explorar o incidente de publicidade a uma casa de apostas feita por um jogador".

"O Benfica fica muito mal nesta história da UEFA. Habituou-se muitos anos a ser o clube do regime, sempre protegido. Agora tem dirigentes que não conseguem vencer nas quatro linhas e tentam, através destas formas menos claras, resultados na secretaria que não conseguiram em campo"

A decisão de hoje do Júri de Apelo foi classificada como "o triunfo da verdade desportiva" que, segundo Rui Moreira, poderia ter sido lesada

"devido a uma informação incorrecta da federação que induziu a UEFA em erro".

"Esta é também uma derrota para a federação, na medida em que deu uma informação errada que colocou em cheque um clube seu filiado, quando tem a obrigação de o proteger. Até que ponto um fortíssimo descuido podia ter consequências graves para o FC Porto? Há que apurar responsabilidades. Agora está tudo dependente do recurso de Pinto da Costa para o Conselho de Justiça da FPF"

A 01 de Agosto realiza-se o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e, caso este imbróglio jurídico não fique resolvido até então, Rui Moreiria diz que:

"o FC Porto participará na competição, com o pleno direito que sempre teve".

Quanto ao Vitória de Guimarães, que, tal como o Benfica, também foi ouvido hoje na UEFA, enquanto partes interessadas, Rui Moreira considera que o clube minhoto está a ter uma atitude "bem diferente" da do rival lisboeta.

"Naturalmente, pensa que esta é uma situação aproveitável. Não denunciou, ficou na expectativa. Está numa situação bem mais tranquila do que o Benfica, porque já excedeu as expectativas desportivas. Se nada mudar, tem garantida a terceira pré-eliminatória da Liga dos campeões"