quinta-feira, novembro 06, 2008

8 OU 80



O FC Porto tem, pelo menos, um talismã? Tem. E chama-se Dínamo de Kiev.
Os ucranianos fizeram parte crucial do roteiro vencedor da Taça dos Campeões Europeus de 1987 e ontem voltaram a ser determinantes para o próximo futuro dos portistas.

O triunfo não afastou apenas o espectro de eliminação dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, incluindo-se na hipótese as implicações económico-financeiras. Em vez de vítima de um KO, o FC Porto aplicou-o ao adversário e bem pode ter estancado uma crise de resultados - e de confiança, e, e… - cuja continuidade teria consequências vastas, embora o discurso oficial vá em sentido inverso.

Assinalada a importância do resultado obtido em Kiev - até para o ranking português na UEFA - convém não alimentar a tradicional passagem das análises do oito para o 80. Embora tonificadora, a vitória de Kiev não foi consequência de uma exibição brilhante nem sequer elimina o que se vê sem recurso a uma lupa: o actual FC Porto tem muito caminho para andar para atingir um patamar de rendimento acima do sofrível. O tempo, naturalmente, permitirá extrair conclusões em vários domínios - da consolidação vs. articulação do modelo táctico à retoma de uma boa condição física de unidades cuja classe está acima de qualquer suspeita. Mas, passa também pela confirmação ou não do que para já é latente: alguns dos jogadores adquiridos no último mercado ou estão a demorar a ganhar raízes na equipa ou, pura e simplesmente, não têm classe para tamanha empreitada.

Fernando Santos in Ojogo


Aqui está um texto que reflecte muito do que eu penso.

As vitórias não me toldam a lucidez e que diferença houve desde F.C.Porto para os outros? Nenhuma. Só mudou o resultado. As deficiências estão lá todas. Uma coisa que mudou é certo foi a pontinha de sorte que nos vinha faltando, do resto não vi nada diferente. Há quem consiga ver grandes virtudes como raça, atitude, espírito de grupo,etc só porque ganhámos. Eu não vi nada disso e não vejo grandes diferenças.

Dizem que era esta a vitória que faltava para nos relançar definitivamente. Mas não foi isso que nos disseram depois da vitória em Alvalade?

Vamos com calma. Vi os mesmos falhanços do costume: remates ao poste que não entram( já só vamos em 12 remates ao poste/barra), boas oportunidades e depois na primeira investida à nossa baliza, com uma defesa patética, lá levámos mais um golo. Não foi isto que aconteceu contra a Naval, Leixões, Kiev? Nada mudou. Nem sequer fizemos uma exibição muito diferente desses jogos.

Deste vez conseguimos dar a volta e marcar, coisa que nos jogos anteriores não o conseguimos mas até tivemos oportunidades mais flagrantes do que neste jogo.

Vem aí o jogo de Alvalade, é realmente importante , mas sinceramente as minhas prioridades centram-se no campeonato e na próxima jornada da Liga dos Campeões. Se tivéssemos perdido em Kiev, atribuía grande importância ao jogo de Alvalade, assim, acho que há objectivos mais prioritários do que esse. Mas é para tentar ganhar evidentemente, tanto mais que o Sporting está no mesmo patamar exibicional do F.C.Porto.

Queria acreditar que a partir de agora tudo será diferente, mas por aquilo que vejo e como já assisti e filmes semelhantes ponho as minhas dúvidas. Mas normalmente as vitórias toldam muita coisa: passa-se do 8 ou 80. Acho que desta vez o Jesualdo tem razão no que disse: Tivemos o mesmo Porto de jogos anteriores com resultado diferente. E isso não sei se é bom sinal.

Ah, já agora, comecem a acreditar mais no profeta MST:-)