terça-feira, dezembro 09, 2008

NOVO SISTEMA PONTUAÇÃO DA UEFA




Depois de ter abordado a importância de ser campeão devido à nova reforma da Liga dos Campeões e a nova Europa League (Taça UEFA) para as épocas 2009-2012, falta acrescentar o novo sistema de pontuação que entrará em vigor.

As maiores novidades, vão para os 4 pontos de bónus para quem atingir os oitavos-de-final da Liga dos campeões, contra o actual 1 ponto de bónus. O acesso à fase de grupos também é premiada com mais um ponto (4 pontos) do que os actuais 3 pontos.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/



Mas uma das maiores novidades acontece nas fases de qualificação. Se até aqui, cada vitória na fase de qualificação valia 1 ponto e o empate 0.5 pontos, a partir da próxima época desaparecerão esses pontos pela vitória e empate, surgindo uma nova pontuação consoante as equipas progredirem na qualificação.

Se por exemplo, um equipa na Liga dos Campeões ficar pela 1ªpré-eliminatória recebe 0.50 ( na Taça UEFA 0.25); se ficar na 2ªPré-eliminatória recebe 1 ponto (0.50 Taça UEFA); se ficar na 3ªPré-eliminatória recebe 1 ponto, na 4ªpré-eliminatória 1.50 pontos e se passarem à fase de grupos recebem os tais 4 pontos na Liga dos Campeões e 2 pontos na Taça UEFA.

De notar que na 3ª e 4ªpré-eliminatórias da Liga dos Campeões as equipas perdendo vão para a UEFA, daí que os pontos que obtêm na qualificação deriva na fase em que ficarem na Taça UEFA.

De notar também que estes pontos não são cumulativos. Ou seja, se passar a 1ª,2ª 3ªpré-eliminatória e perder na 4ª , não fica com a soma dos pontos dessas eliminatórias, mas os pontos respeitantes à fase de qualificação onde ficou, neste caso seria 1.5 pontos.

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

Uma última nota, para dizer que até agora os pontos obtidos na pré-eliminatórias não contavam para o ranking do clube, somente para o coeficente do país, mas com este novo modelo, os pontos obtidos contam tanto para o ranking do clube como para o coeficente do país.

Por exemplo os 2 pontos do Braga esta época na pré-eliminatória, com duas vitórias, não contaram para o seu ranking de clubes( o que estabelece os potes nos sorteios), mas contaram para o ranking dos país ( o que estabelece o número de clubes por país). Com o novo modelo contam para os dois rankings.


Mas o mais importante neste momento é ganhar ao Arsenal e esperar fazer uma gracinha nos oitavos-de-final se tal for possível.