quinta-feira, janeiro 24, 2013

COMPARAÇÃO 1ªVOLTA DO CAMPEONATO



Chegados fim da 1ªvolta das 30 jornadas do campeonato, uma comparação com a época passada...

- O FC Porto lidera com o Benfica o campeonato, ao contrário do ano passado em que estávamos a 2 pontos do Benfica. Temos esta época mais 2 pontos que a época passada, enquanto Benfica tem o mesmo nº de pontos. O ano passado tínhamos 6 pontos de vantagem sobre os perseguidores, Braga, e este ano temos 10 pontos sobre 3º, Braga.

- Temos mais um golo marcado do que ano passado (35 contra 34) e também temos o 2º melhor ataque, pertencendo o melhor ataque ao Benfica, com 39 golos.

- Temos o mesmo número de golos sofridos do ano passado (8) e temos a melhor defesa do campeonato.

- O Benfica tem os mesmos pontos que o ano passado e reparte a liderança do campeonato com o FC Porto, tendo vantagem actualmente no goal-average por um golo. O ano passado tinha um goal-average de 38-12, e este ano de 39-11.

- O Sporting o ano passado tinha 28 pontos e era 4º, este ano tem 18 pontos e é 8º. O ano passado tinha um goal-average de 27-14 e este ano um goal-average negativo de 14-16.

- O Rio Ave e Paços de Ferreira pela positiva e o Sporting, Marítimo e Olhanense pela negativa são os destaques mais salientes.



Só 3 equipas melhoraram a sua pontuação em comparação com a época passada: P.Ferreira, Rio Ave e FC Porto. O P.Ferreira que tem mais 16 pontos que a época passada, seguida pelo Rio Ave que melhorou 7 pontos. O FC Porto tem mais 2 pontos. Benfica, V.Guimarães e V.Setúbal tem o mesmo número de pontos do ano passado.

Pela negativa temos o Sporting que tem menos 10 pontos, seguido pelo Marítimo com menos 8 pontos que a época passada por esta altura.


Já em termos posicionais na tabela classificativa, só duas equipas melhoraram: o P.Ferreira e o Rio Ave. O P.Ferreira subiu 12 posições em relação à época passada, enquanto Rio Ave subiu 9 posições. 5 equipas mantiveram a sua posição entre as quais o FC Porto, mesmo estando desta vez em igualdade com o 1º, perdendo no goal-average. 

Pela negativa, o Olhanense é a equipa que perdeu mais posições em relação à época passada, 6 posições ( era 8º na época anterior)...seguida pelo Marítimo e Sporting que perderam 4 posições.

Agora "só" temos mais 15 jornadas do mesmo...esperemos que estas posições se mantenham até à 30ª jornada só que desta vez com o goal-average a nosso favor. :-))