terça-feira, outubro 11, 2011

MIGUEL SOUSA TAVARES - ENTRE O SONO E A ESPERANÇA



ENTRE O SONO E A ESPERANÇA


1- Vi o Portugal-Islândia ao lado de um benfiquista que adormecia constantemente, acordando com os golos e logo regressando a mais profundas reflexões. Julgava que era só a mim que o futebol da Selecção faz sono, mas afinal não. A interrupção do campeonato para os jogos da Selecção é sempre uma necessidade que recebo como contrariedade — sobretudo, agora, que (e com toda a lógica) os campeonatos param todos ao mesmo tempo para ver jogar as selecções.

Diz a tradição que Portugal joga sempre melhor os jogos mais difíceis e contra adversários mais poderosos: valha-nos isso para esperar um bom jogo e um bom desempenho logo à noite. A menos que ambas as equipas se concertem para jogar para o empate, não espero vir a adormecer durante o jogo desta noite. Mas, jogos contra Chipre, Islândia, Malta, etc... são quase sempre uma sensaboria tremenda, em que a Selecção nunca joga mais do que 20 minutos a sério. Foi o que vimos no jogo contra a Islândia, no Dragão, em que mais uma vez a Selecção defraudou os seus adeptos portuenses, acabando com um resultado melhor do que a exibição: aproveitámos quase todas as oportunidades que tivemos e deixámo-los marcar em todas as que tiveram. Foi um jogo de amigos, unidos pela crise.

Sendo hoje a nossa Selecção largamente constituída por jogadores emigrados, é sempre uma boa oportunidade para pôr a escrita em dia, revendo a condição dos nossos melhores, por essa Europa fora. Tive pena de não ver o Bosingwa, que me parece de novo em grande forma e cuja ausência não percebi. E o Danny, que tão bem jogou, infelizmente, contra o FC Porto em S. Petersburgo e aí ficou retido por um problema de saúde. E, claro, como todos, tive muitas saudades do Ricardo Carvalho e do Pepe, dois valores seguríssimos. Mas, por exemplo, foi uma oportunidade para me actualizar com as mais recentes modas no domínio das tatuagens e dos penteados - onde, como se sabe, os jogadores de futebol vão sempre na vanguarda. Assim pude ver que o Cristiano Ronaldo mudou de penteado, substituindo aqueles penachos tão laboriosamente seguros em pé por uma mais simples risca ao lado. Felizmente, isso não lhe tirou nem qualidade nem a vontade que, honra lhe seja, sempre mostra ao serviço da Selecção. Aliás, o melhor em campo foi um jogador que não cultiva penteados exóticos nem tatuagens por todo o lado: o Nani, este ano em grande forma, como se tem visto no Manchester United. Já quanto aos restantes, deu para confirmar que este ano a moda entre a tribo do futebol é o penteado à sturmbanfuhrer, com o cabelo rapado dos lados e crescido em cima — uma variante do penteado à moicano, ao estilo Neymar (agora envolvido numa polémica à distancia com Cristiano Ronaldo para saber qual dos dois é mais bonito: a votação está em 1-1, cada um deles votando em si mesmo). Ao estilo moicano, temos agora na nossa Selecção a extraordinária variante do Raul Meireles, com uma fantástica escova de sucedâneo de cabelo colada directamente sobre a calva, num equilíbrio que se adivinha instável e propício a um desastre público e anunciado. Vi imagens de um treino dos dinamarqueses e o jogo dos islandeses, e fez-me alguma impressão não ter reparado em nenhum jogador, entre todos esses insípidos nórdicos, a par destas modernas tendências de penteados e tatuagens. É por isso que eles não são vedetas e que, mal pisam o relvado, já estão assustados com os nossos.

Com verdadeiro susto, descobriu agora a nação que o Rolando se deixa bater facilmente no jogo aéreo defensivo — uma tendência de que venho falando há mais de um ano.. Causa também algum constrangimento ver um meio-campo com jogadores como o Carlos Martins ou o Rúben Micael, jogadores dos quais já se sabe que só há a esperar tudo o que já se esperou longamente e em vão. Ou ver um ataque que, na baixa de Hugo Almeida, só dispõe, para o fulcral lugar de ponta-de-lança, de Hélder Postiga e Nuno Gomes: este já era (e foi bom, enquanto foi), e o outro nunca foi, isto é, nunca foi verdadeiramente um ponta-de-lança, mas sim um jogador para jogar atrás do nº9, à semelhança de Aimar, no Benfica. Mas aí, aí sobretudo, pagamos a factura inevitável de há décadas não formarmos pontas-de-lança para jogar nos clubes portugueses.

Enfim, amanhã acordamos com certeza na fase final do Europeu de 2012 e isso é o que conta. Talvez não se possa exigir que, ainda por cima, o futebol da Selecção nos entusiasme e faça esquecer três fins-de-semana sem futebol a sério, a doer.

2- Outra coisa que venho seguindo, esta sim, sem sombra de interesse, são as eleições para a Federação. Estou tão desactualizado e desinteressado no assunto que vejam lá que nem sequer ainda estou convencido que Gilberto Madail se vá mesmo embora. De resto, não percebi nem me interessa porque razão o Sporting recusou apoiar a candidatura de um seu ex-presidente, nem o porquê de os clubes de Lisboa preferirem um portista e o FC Porto não.A única coisa que vagamente entendo é que há grandes jogadas subterrâneas que têm como objectivo principal colocar peões de confiança nas importantes Comissões de Arbitragem e de Disciplina. Basta ler os benfiquistas aqui do jornal e os seus alertas de que o FC Porto se está a mexer, para perceber que se estão todos a mexer, mas só o FC Porto é que não o pode fazer. Se a arbitragem for parar a um sportinguista (como já está), fica tudo normal — embora, obviamente, isso não acalme a eterna ladainha dos sportinguistas contra as arbitragens. E se a disciplina for parar a um benfiquista, como nos saudosos e decisivos tempos (em termos de resultados práticos) do Dr. Costa, isso será normal e recomendável.

Ou seja e presumindo: fica um portista com a presidência da Federação, um sportinguista com a arbitragem e um benfiquista com a disciplina. E todos satisfeitos? Bem, duvido que os portistas fiquem lá muito. É que sempre ouvi dizer aos jornalistas de Lisboa que o que interessa é dominar a arbitragem e a disciplina...

3- Falando de sportinguistas e de arbitragens, vi há dias, durante o Sporting-Lazio, uma cena que diz tudo sobre a mentalidade daquela boa gente de Alvalade. Algures durante a primeira parte, um jogador dos leões falhou um passe e chutou a bola contra o árbitro; a bola mudou de direcção e acabou nos pés de um italiano... e Alvalade desatou a assobiar o árbitro! Nada que me tenha admirado, porém: uma vez, durante um Sporting-Porto, assisti cm Alvalade a uma cena que até me deu vontade de rir. Aos 5 minutos de jogo, há um lançamento lateral a meio-campo, à minha frente; o juiz-de-linha diz que é do Sporting, mas o árbitro (e com razão), corrige e diz que é do Porto; acto continuo, a bancada desata aos gritos; «Gatuno! Gatuno!» Aos 5 minutos e por causa de um lançamento lateral! Os sportinguistas são assim, nada os convencerá nunca de que não há uma conspiração global de árbitros contra eles. E escrevem, convictos, que só náo lideram o campeonato porque foram roubados nas três primeiras jornadas — como se isso fosse uma verdade que já nem merece discussão e como se ninguém se lembrasse do futebol paupérrimo que o Sporting exibia nessa altura. Por estas e por outras, é que tenho pena quando se interrompe o futebol a sério! Já nem há matéria para discussão, sem aqueles palpitantes programas televisivos em que se gastam 40 minutos a passar 40 vezes as imagens de uma jogada ao ralenti, para provar que a bola raspou no antebraço ou no cotovelo de um defesa e o malandro do árbitro não marcou penalty. Ah, como sobreviver sem o futebol a sério?

4- Na semana que vem, vou ver se arranjo tempo para ir a Pêro Pinheiro, para finalmente ter uma oportunidade de espreitar o Iturbe, que Vítor Pereira guarda fechado a sete chaves, enquanto, para nos fazer desesperar ainda mais, nos vai dando doses intensas do Cristian Rodriguez. Felizmente, como o Rio Ave é um clube pobre e não pode desprezar nem o que é emprestado, já tenho visto jogar outros dois jovens portistas de quem se anuncia um futuro radioso: Christian e Kelvin. E tenho gostado bastante do que tenho visto.

in pasquim lampião...hoje em versão texto porque não há tempo para mais...:-)