terça-feira, junho 17, 2014

COMO O FUTEBOL É BONITO SEM A JAGUNÇADA DAS CLAQUES...



...Os adeptos podem estar misturados em salutar convívio...podem estar crianças, famílias inteiras, com as suas camisolas de apoio à sua selecção sem serem incomodadas nem agredidas fisicamente e verbalmente...há alegria nas bancadas...muita...mais do que em qualquer jogo doméstico...e todas elas só com um único interesse: apoiar a sua equipa...podendo festejar os golos e as vitórias à vontade, sem qualquer constrangimento mesmo rodeado de adversários e nas derrotas ter fair-play suficiente para aplaudir o vencedor sem precisar de insultos nem provocações ao adversário...não se ouvem cânticos nem insultos entre adeptos rivais e os adeptos podem chegar ao estádio tranquilamente e não empilhados que nem rebanhos rodeados de polícia por todo o lado, com provocações constantes, autêntico cenário de guerra...e colocados numa jaula no estádio...o FC Porto segundo as últimas notícias terá essa jaula como os seus rivais na próxima época...

E no meio desta festa verdadeira do futebol ainda há exemplos destes:

CLASS ACT: Japanese fans were seen cleaning their part of the stands after the match.


Ai como o futebol seria lindo assim...sem o fanatismo clubistico nem a jagunçada organizada...e depois ainda dizem que são elas que fazem a festa...são...mas sem elas o futebol seria muito...muito melhor...o melhor exemplo está aqui...Biba o Mundial!!!



Se dúvidas fossem necessárias quanto à dificuldade do grupo ontem os EUA-Gana dissiparam-nas...será um milagre Portugal passar à próxima fase, como previsível...o comentador da SportTV dizia que estavam perfeitamente ao alcance...pois...pois...como que Portugal tivesse dado mostras do caraças contra a Alemanha a passo...ainda se tivéssemos gajos que sabem cabecear assim...claro que podem ganhar os dois jogos, como os EUA o fez ontem, mesmo perante um Gana que fez mais para ganhar...mas bastou um golo aos 30 segundos...defender bem, grande poder físico, perder 2 jogadores por lesão...sofrer o empate e marcar golo a seguir...talvez tendo sido injusto, mas os golos é que contam...o resto são tretas e tendo em conta a debilidade física e mental da equipa portuguesa, ver a força física de EUA e Gana tenho sérias dúvidas que Portugal consiga dar a volta...só se tudo corresse bem...resta essa esperança...não vi muito do tal novo lateral do FC Porto mas parece que é mais um que gosta mais de atacar do que defender...se bem que ontem, tendo em conta como o jogo se desenrolou, não seja fácil tirar muitas conclusões sobre as capacidades defensivas...para gajos que são mais médios do que laterais que defendem bem já temos Danilos que cheguem...:-))

No Irão-Nigéria apareceu o primeiro empate do Mundial e sem golos...estava a torcer pelo Irão de Queiroz...e tendo em conta as debilidades deles até jogaram melhor que os portugueses...:-))



Hoje há muito portista em campo e a começa também a segunda jornada...que desta vez não haja casos no Brasil-México...


E também há isto, Miguel Esteves Cardozo:

Estamos prontos

Estaremos feitos? Não.

1-0: começa a merda. 2-0: A merda continua. 3-0: a merda adensa-se. 4-0: acaba a merda.
Mas quem é que não estava à espera desta merda? É normal Portugal perder com a Alemanha. É sempre a mesma merda. Qual é a novidade?

É por isso que vamos desanimar? Por ter acontecido o que já se esperava? Claro que não. O jogo com a Alemanha era uma merda que tínhamos sempre de despachar. Pronto, está despachada. Ainda bem. Estamos prontos. Não estamos feitos.
De resto, que bem se estreou a Península Ibérica neste Mundial. Reflectiu-se a longa experiência que Espanha e Portugal têm na América do Sul. Fomos amplamente recompensados por todos os jogadores que roubámos ao Brasil, à Argentina e a outros países sul-americanos.

Foram nove golos que levámos: a Espanha de um país mais pequeno e Portugal de um país bastante maior. Por outro lado, a Espanha marcou um golo e nós nem um marcámos. Em contrapartida, eles levaram 5 e nós só levámos 4. Mas ambos sofremos 4 golos de diferença. 8 no total. Nada mau, hein?

Estaremos feitos? Não.

Agora cabe-nos apoiar a selecção mais do que sempre. É o nosso apoio que será decisivo. É portuguesíssimo mas perigosíssimo pensar que está tudo perdido, que já não vale a pena. Nunca iríamos ganhar à Alemanha. Se tivéssemos ganho ficaríamos com um excesso mortífero de confiança. Assim levámos o banho de água fria de que precisávamos: quatro baldes foi a medida perfeita.

Quanto aos alemães, parabéns e obrigado pela lição.


Ou rir com isto: "Portugal: a melhor equipa da Península Ibérica"