quinta-feira, junho 26, 2014

ESTABILIDADE NA FEDERAÇÃO

Portugal não tem actualmente um leque vasto e rico de recrutamento para a selecção. Os que existem estão velhos e vivemos muito na base do que fazem algumas figuras na selecção, nomeadamente Cristiano Ronaldo, João Moutinho e um ou outro no sector defensivo. Há algum sangue novo, mas ainda pouco testado e que precisam de tempo.

Mesmo assim, com dificuldades, como muitas outras, noutros europeus e mundiais e com qualidade muito superior, apurou-se para o Mundial quando várias pessoas já lhe tinham feito o funeral.

Perante isto, tendo em conta os dados mencionados acima, os responsáveis da Federação acharam que o Paulo Bento estava fazer um bom trabalho e que era a pessoa certa para um projecto a longo prazo, renovando-lhe o contrato antes do Mundial, num sinal claro que não estaria dependente do que fizesse no Mundial, pois se dúvidas houvesse quanto à capacidade do seleccionador ou se houvesse objectivos obrigatórios a atingir, não lhe renovariam, como fizeram muitas selecções mundiais e por isso mesmo vemos a sua despedida perante a eliminação.

Paulo Bento afirmou que há vontade de todas as partes para continuar o trabalho há muito estabelecido, confiança do Presidente da Federação até anterior ao Play-off e apuramento para o Mundial.

Desejo e confiança antes do apuramento para o Mundial; renovação antes do Mundial; direcção, presidente , treinador em consonância em continuar o trabalho.

Perante isto é preciso fazer um desenho?

Queriam sangue? Talvez se implodisse por dentro, perante as dificuldades e são muitos que pelo menos tentam lançando boatos, inventando problemas. Não parece. Mas no futebol nunca se sabe.

O Mundial não está a correr bem, mas no fundo, dadas já as dificuldades de apuramento, o leque de escolhas disponível que poucas alternativas tinha, acredito que ninguém na Federação estivesse à espera de muito mais. A selecção nacional nunca foi colocada como favorita em todas as projecções, e nem era colocada como clara favorita a passar em 2º lugar no grupo. Agora, claro que se esperaria melhores exibições, menos acontecimentos atípicos, lesões, expulsões, jogadores essenciais em estado lastimoso que foram os principais responsáveis pela presença neste Mundial, mas agora só resta dar tempo ao seleccionador para renovar, corrigir, o que esteve mal como assumido antes do Mundial com renovação do contrato. Aprecio a aposta da estabilidade na federação em vez de começar tudo de novo, pois estamos à porta uma nova qualificação e há muito para pensar.

Já os adeptos das peixeiradas e chicotadas psicológicas a cada mau resultado podem ter ficado decepcionados, mas só quem não percebeu o que uma renovação antes do Mundial significava é que pode ter ficado surpreendido e apto a disparatar e disparar contra várias direcções. Baratas tontas, como dizia o outro. E no futebol há tantas. Basta ver a época do FC Porto que terminou.

Evidentemente que hoje não espero nenhum milagre, e tenho muitas dúvidas se tem capacidade de ganhar ao Gana, mas acredito que estaremos no próximo europeu com este seleccionador, isto se voltarmos a ter as peças essenciais em forma e que desponte uma nova geração. Resta essa esperança.


Sobre o FC Porto, Fernando merece esse prémio. 15 milhões é um bom negócio. Já um negócio do Benfica para o Zenit tem água no bico.