sábado, janeiro 29, 2005

"Houve dificuldade em aceitar ascensão do F.C. Porto"

Entrevista ao JN do Grande Artur Jorge, o treinador que nos deu a 1ª Taça dos Campeões Europeus( 1987), que vai ser transmitida hoje às 17h00 na TSF:

Olhando agora à distância, e vendo tudo o que se passou ao longo destes dez anos, que interpretação faz disto tudo?

É sempre difícil, mas, para mim, o grande problema foi que o F.C. Porto era mais forte do que o Benfica. Quando nasci, a maior parte das pessoas eram do Sporting, porque era muito forte. Depois, quando jogava, era o Benfica, que era um clube fantástico, e nos últimos anos a melhor equipa portuguesa é o F.C. Porto, que foi crescendo cada vez mais, tornando-se uma equipa mais forte e conseguindo ganhar muitas coisas.



Esse crescimento do F.C. Porto pressupõe também coisas que o Benfica e o Sporting não conseguiram, e que, pelos vistos, continuam a ter alguma dificuldade em conseguir...?

As coisas não se fazem rapidamente. Para serem bem feitas fazem-se devagar, que foi o que o F. C. Porto fez. Com o tempo, foi fazendo uma equipa de qualidade, e não é por acaso que ganhou a maior parte dos campeonatos. Isto fez com que fosse mais difícil para as outras equipas e as pessoas que estão com elas entenderem. Quando o Sporting era a melhor equipa, ninguém estava contra, quando era o Benfica também não, mas quando foi o F. C. Porto as pessoas tiveram um bocado de dificuldade em aceitar. Ou porque não gostavam, ou porque não devia ser assim... Qualquer coisa que tenho dificuldade em entender. Mas foi isto que fez com que o F.C. Porto se tornasse cada vez mais forte.