sexta-feira, janeiro 28, 2005

Medalha de Mérito Turístico



É a segunda distinção governamental num curto espaço de tempo. Depois de o primeiro-ministro Santana Lopes ter condecorado o FC Porto, ontem foi a vez de Telmo Correia, ministro do Turismo, ter agraciado o clube com a mais alta distinção do seu ministério. Telmo Correia entregou a Pinto da Costa a Medalha de Mérito Turístico de 1º grau (ouro), simbolizando desta forma o agradecimento governamental ao clube por tudo o que tem feito no estrangeiro, ajudando a dinamizar e a engrandecer o nome do país.

Mas a proximidade das distinções tem uma explicação. A de ontem já estava prevista há muito tempo, concretamente desde 27 de Setembro de 2004, dia em que se comemorou o Dia Mundial do Turismo. Só que nessa data houve dificuldades de agenda e protelou-se a cerimónia, que só ontem se realizou. O alvará de concessão da distinção governamental ao clube evocou a importância do FC Porto para a divulgação do turismo, numa altura em que o Euro'2004 incrementou fortemente o sector no país. A conquista da Taça dos Campeões Europeus (1987) e a Liga dos Campeões (2004) foram mencionadas como provas máximas da importância do FC Porto e a vitória na Taça Intercontinental só não foi referida porque o alvará é anterior à final de Yokohama.

Telmo Correia:

"Esta medalha destina-se a premiar pessoas e entidades que elevem o nome do país. Não quero, nem devo, entrar em discussões sobre a relação entre a política e o futebol, mas devemos ter uma palavra de agradecimento para os que nos fazem bem ao ego. E independentemente da posição geográfica do clube e dos gostos de cada um devemos salientar as vitórias. Estive em Sevilha [final da Taça UEFA] e vi a alma grande dos portugueses"

A palavra foi utilizada pelo ministro, que considerou o FC Porto "um embaixador do desporto português".


Pinto da Costa:

"É com enorme satisfação e honra que recebo esta condecoração. Há dias, o primeiro--ministro disse-me que se viam aflitos para arranjar medalhas para o FCPorto. Faltava esta porque não havia um ministro do Turismo".

"O clube não tem problemas nem complexos de relacionamento com os políticos"

"Esta distinção tem um atraso de 18 anos", referindo-se à conquista da Taça dos Campeões Europeus