sexta-feira, abril 29, 2005

Ora nem mais...

Image hosted by Photobucket.com

José Couceiro:

"Se algum árbitro marcar uma grande penalidade a nosso favor que não tenha existido, no dia seguinte é trucidado"


P Tem-se falado muito nas arbitragens. Acha que os árbitros podem desempenhar um papel decisivo nesta fase final do campeonato?
R A arbitragem e os árbitros são um factor decisivo na qualidade de um jogo de futebol. A qualidade de um jogo de futebol aumenta se tiver uma boa arbitragem e, portanto, também influencia um jogo de futebol. Não só nas contas do título, mas em todas as contas do campeonato. É evidente que temos de ter equipas melhores e equipas de arbitragem melhores. Há muito trabalho a fazer. O nível da arbitragem não melhorou. Bem pelo contrário. Tem vindo a decrescer a todos os níveis. E, em meu entender, por culpa dos dirigentes e não dos árbitros. Não são os árbitros que têm culpa de não haver uma evolução positiva. Os árbitros não podem ser os maus da fita.

P Não tem medo de que possa vir a ter mais um processo?
R Estou a constatar um facto. O que estou a dizer é que a arbitragem de agora não está melhor que a de há alguns anos. Não estou a ser insultuoso nem malcriado para ninguém. Nunca fui, nem nunca serei. Não tem a ver com esta época, mas sim com as duas ou três últimas.

Há muitos condicionalismos dos árbitros em relação FC Porto. Só falo do FC Porto a partir de Fevereiro. Temos sido, a partir dessa altura, muito mais penalizados que beneficiados. Por outro lado, há condicionalismos que levam os árbitros a terem muito maiores problemas a arbitrar os jogos do FC Porto do que de outras equipas, desde que o processo Apito Dourado foi desencadeado. E, neste momento, as coisas estão piores para nós. Isso não significa que as pessoas não sejam sérias ou honestas. Mas estão condicionadas. Se algum árbitro marcar uma grande penalidade a nosso favor que não tenha existido, no dia seguinte é trucidado. E eles sentem isso. Sentem que, em caso de dúvida, é contra o FC Porto. É muito fácil irritar uma equipa. Basta não marcar três ou quatro faltas e dificilmente a equipa consegue ter o mesmo controlo emocional. Felizmente, depois daquele problema em Alvalade, a equipa tem esse controlo. Espero continuar até ao final da época sem problemas ligados a questões de ordem disciplinar.