domingo, abril 03, 2005

Regresso ao Dragão: Vitória precisa-se!!!

Image hosted by Photobucket.com
Sem Maniche ,lesionado , nem outros três habituais titulares ( Seitaridis, Pedro Emanuel , McCarthy estão suspensos), o FCPORTO vai ser forçado a fazer a enésima variação técnica e táctica da equipa. De salientar a reentrada para os convocados do Leandro, que ainda não tive oportunidade de formar opinião, visto que jogou pouco tempo. Vamos lá afastar esse "fantasma" de jogar no Dragão...

JOGOS NO DRAGÃO:

28 JOGOS
15 Vitórias
9 Empates
4 Derrotas
38 Golos marcados
20 Golos sofridos
53,5% Vitórias do FCPORTO nas partidas disputadas no Estádio do Dragão.

José Mourinho:

11 JOGOS
10 Vitórias
1 Empate
0 Derrotas
20 Golos Marcados
4 Golos Sofridos

Victor Fernandez:

13 JOGOS
5 Vitórias
5 Empates
3 Derrotas
16 Golos marcados
10 Golos sofridos

José Couceiro:

4 JOGOS
0 Vitórias
3 Empates
1 Derrota
2 Golos marcados
6 Golos sofridos


Psicologia:

Especialista em psicologia do desporto diz que actuar no estádio não afecta os futebolistas
"Jogando nas Antas tinham perdido os mesmos pontos..."


O Estádio do Dragão já não é casa de vitórias há três meses e meio. Os 22 pontos perdidos diante dos associados portistas é a marca negativa de uma temporada bem longe das duas anteriores.
"Os marinheiros não têm ventos favoráveis se não souberem para onde querem ir...".
A frase é usada constantemente por António Manuel Fonseca, especialista em psicologia do desporto e presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, e acaba por ser o resultado de uma "radiografia psicológica" feita por quem acompanha à distância a temporada do F. C. Porto.

Ou seja, para António Manuel Fonseca, o facto de os dragões não vencerem na condição de visitados há três meses e meio
"não criou um problema psicológico"
E explica:
"Esse não é o principal problema. As verdadeiras questões são técnicas e tácticas. Nos dois anos anteriores, o José Mourinho podia tirar o Manel, meter o António ou a Maria que a equipa continuava a ter o mesmo comportamento.Havia impressão digital. Agora, comportamentalmente, não há evidências externas da filosofia que se pretende para a equipa. Há que definir o conjunto de princípios entre o que se quer e o que pode ser conseguido com os jogadores que estão à disposição".

Assim, no entender do especialista, não há razões para os futebolistas terem problemas psicológicos quando hoje entrarem em campo.
"Arrisco a dizer que este F. C. Porto jogando nas Antas tinha perdido os mesmos pontos..."
, sublinha António Manuel Fonseca, 41 anos, presença assídua em programas de pós-graduação em universidades de Espanha, Estados Unidos da América e Inglaterra.
"Na presente época, quantas vitórias conquistou o F. C. Porto à custa do trabalho colectivo?"
, questiona, lembrando que os maus resultados no Dragão
"passam pela dificuldade em jogar contra equipas compactas".

No entanto, há, naturalmente, uma componente psicológica que não pode nem deve ser descurada.
"Os últimos anos de sucesso fazem com que o clube e a massa associativa tenham de cobrar mais. A uns jogadores, esse aumento de pressão é alimento, mas para outros torna-se uma barreira intransponível".

Uma vitória do F. C. Porto no jogo de logo mudaria o cenário? António Manuel Fonseca não foge à questão, mas recorda que nada acontece
"apenas com a obtenção de uma vitória"
E prossegue
"Quando o Mourinho era o treinador e o F. C. Porto perdia, havia a certeza de que essa derrota era uma excepção. Por isso, se uma eventual vitória sobre o Gil Vicente for conseguida com uma mudança do comportamento da equipa, podem ser tiradas importantes vantagens para o futuro. O que é penalizador é que quem está de fora e, sobretudo, quem vive diariamente no seio do plantel, olha para a equipa e pensa: como vão ser as coisas resolvidas?"
, sublinhando que nada será conseguido sem um esforço colectivo.
"O treinador até pode colocar-se de pé em cima do banco a berrar que não adianta nada se os jogadores não quiserem. Mas os jogadores também têm de saber o que o treinador quer..."
É precisamente na intersecção dessas duas linhas que começa o caminho das vitórias. Será que é hoje, três meses e meio depois do triunfo sobre o Moreirense, que haverá festa no Dragão?

in JN

Vamos lá GANHAR!!!