terça-feira, maio 16, 2006

A LISTA

José Manuel Ribeiro no OJogo

Lamento, a sério que lamento, mas estou a ver uma meia-dúzia de justificações plausíveis para o "affaire" Quaresma. Não passa de um caso de craque certo na altura errada.Enquanto previsível futuro proprietário de metade do país desportivo e bom jogador ainda, Figo seria sempre obrigatório para qualquer seleccionador oportunista, quero dizer, qualquer seleccionador com sentido de oportunidade.
Depois, temos Ronaldo, e graças sejam dadas à Nossa Senhora do Carpaccio por termos Ronaldo, portanto, nada de contestação por esse lado.

Na generalidade das opiniões, Boa Morte seria o membro amputável do quarteto de extremos, mas, por ter características (e espírito) diferentes das dos restantes três, fatalmente faria falta num jogo ou outro. Qualquer treinador competente o diria. Descabido é amontoar jogadores semelhantes, sobretudo sabendo-se como os mundiais e europeus tendem a valorizar aspectos que, na nossa infinita sabedoria, consideramos menores, do género estatura, largura dos ombros, diâmetro dos bíceps, velocidade, etc.

Sobra Simão e aí teríamos matéria para uma guerra civil, porque acabaríamos por concluir que a escolha de Scolari foi entre o melhor jogador português do campeão nacional e o melhor jogador português do terceiro classificado. FC Porto, Benfica, Scolari...? Não é uma via saudável. Hugo Almeida entrou por ela ontem (ver a frase aqui mais abaixo), mas ainda que possa ser verdadeira, não adianta nem explica seja o que for. Mais benéfico para os portistas - porque este assunto os incomoda especialmente a eles - é perceber que as fases finais das provas importantes são sempre ganhas por equipas experientes e que essa é uma justificação tão boa como outra qualquer. Posto de parte Quaresma e mais posto de parte ainda Scolari, a fraca
representação do FC Porto no Mundial está explicada à partida: é uma equipa que está apenas a chegar. Se de facto houver uma Nossa Senhora do Carpaccio lá em cima com o pelouro das convocatórias, há outros que já estão quase a ir embora.


DÚVIDA
A equipa Scolari

Nos últimos oito dias a expressão navegou por todos os mares. Esta é a equipa Scolari. Os jogadores dele, o grupo que ele construiu. Equipa Scolari, o tanas. É a equipa Mourinho, a que o seleccionador se agarrou a partir da barracada que a verdadeira equipa Scolari deu na primeira jornada do Euro'2004. Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Costinha, Deco, Maniche e agora Ricardo Costa. Pode é já não haver nalguns deles Mourinho suficiente. Será isso que querem dizer?


A FRASE

"Jogar no FC Porto não devia ser um entrave às escolhas do mister Scolari, mas pelos vistos até pode ser mesmo assim"

Hugo Almeida