sexta-feira, junho 08, 2007

A mosca e a asneira

ATT no OJogo:


1. Pelo que pude ler n’“A Bola” de anteontem, para participar na Taça da Liga “o Benfica (pretendia) garantias de que o processo Apito Dourado vai ter efeitos na justiça desportiva”.

Devendo tê-lo conseguido, uma vez que já deu o dito por não dito, aceitando integrar a referida Taça. O que aliás originou, ainda n’“A Bola”, dois comentários significativos. Um, de Leonor Pinhão: “Num ano falhado do ponto de vista desportivo, Luís Filipe Vieira terá tido ontem razão para ficar satisfeito. Aparentemente, o presidente do Benfica teve uma vitória política”. O outro, de José Manuel Delgado: “Parece que Vieira recolheu junto das mais altas instâncias da Liga garantias de que nada será como antes”.

2. Entretanto, numa caixa da mesma “A Bola” pode ler-se o seguinte:

“O Ministério Público não tem poderes para impor aos órgãos disciplinares (quer da Federação, quer da Liga) a abertura de inquéritos ou processos. (…) A autonomia dos órgãos disciplinares está preservada na lei 112/99 e no Regime Jurídico das Federações Desportivas. Apesar da colaboração iniciada entre a equipa de MJ Morgado e a CD da Liga, que passou pelo envio à Liga das certidões, tal relação não poderá pôr em causa essa autonomia”.

3. Contudo, por razões “políticas”, Luís Filipe Vieira (ou o Benfica, se quisermos) pelo visto pôde! E não somente impondo “a apreciação por parte da Comissão Disciplinar da Liga das certidões”, mas pretendendo “garantias de que o processo Apito Dourado vai ter efeitos na justiça desportiva”!!!

4. Isto é, o Benfica (ou Luís Filipe Vieira, se quisermos) não só impôs à presidência e à direcção da Liga (a quem nem sequer pertence) a avaliação das certidões, como lhe exigiu “efeitos na justiça desportiva”, arvorando-se assim em assistente e em força de pressão (para não dizer supremo juiz) ao mesmo tempo! E, pelo que também pude ler n’“A Bola” de ontem - é o título da peça sobre o assunto - “A Liga acelera as investigações”, e o “instrutor residente serenou Filipe Vieira”!!!

Assim sendo, comentários para quê? Ou apenas este: olha se o Governo fizesse uma coisa destas junto do poder judicial!…

5. Mas por falar em investigações: por que razão não pergunta a Comissão Disciplinar da Liga a Filipe Vieira quem é que ele quis atingir quando declarou (ontem igualmente) aos jornalistas que “se estivesse calado, seria campeão”? Aliás, o que tem Hermínio Loureiro a dizer sobre tudo isto? E, para além do mais: que garantias foram dadas ao presidente do Benfica para ele ter aceitado integrar a Taça da Liga? Bastou serená-lo?!!!

6. A terminar: esta do “se estivesse calado” faz-me lembrar a história da mosca e da asneira, é claro… Mais nada.