sexta-feira, novembro 16, 2007

ESTÁDIO DE SONHO!!!











16-11-2007 FUTEBOL
Três títulos, quatro anos, cinco estrelas

O Palco de Emoções portista é, a partir de hoje, data do seu quarto aniversário, o primeiro estádio de cinco estrelas do Mundo com os certificados de Qualidade e Ambiente, títulos entregues por Miranda Coelho, presidente da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), que faz do anfiteatro azul e branco um exemplar único a nível planetário.

A dupla certidão atribuída pela APCER, que distingue os sistemas de Gestão e Qualidade de todas as instalações do F.C. Porto e de Gestão Ambiental do Estádio do Dragão, funcionou como epílogo e síntese de uma efeméride farta em momentos altos, que um vídeo de dez minutos não pôde resumir em rigor. «Conquistámos, em quatro anos, três títulos nacionais», explicou o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. «Mais do que conseguiu qualquer outra equipa nos últimos 15 anos».

A dificuldade do processo de compilação de imagens resumiu-se à variedade de momentos particularmente intensos vividos em quatro anos de Estádio do Dragão, prova da multifuncionalidade do espaço. O sumário audiovisual recordou, por exemplo, a vitória sobre o Barcelona na noite da inauguração, as festas de apresentação do plantel e do título, o triunfo sobre o Manchester United, no primeiro jogo das competições europeias acolhido no majestoso espaço, o regresso de Gelsenkirschen com a Taça dos Campeões na mão, o concerto dos Rolling Stones, o bailado de Joaquín Cortés e a apresentação do livro «Largos Dias Têm Cem Anos», da autoria de Jorge Nuno Pinto da Costa.

No decorrer do breve discurso com que assinalou a data, o presidente do F.C. Porto sublinhou o vanguardismo azul e branco, referindo-se ao facto de o Estádio do Dragão ser o único certificado em Portugal e o único de cinco estrelas certificado no globo. «Somos pioneiros e, para não variar, este título ninguém nos poderá tirar», observou, aproveitando a ocasião para revelar o fascínio recente do Marselha, disposto a enviar uma equipa de especialistas para adoptar o conceito do palco portista.

«Todos que cá vêm dizem que este é o estádio mais bonito e o melhor», acrescentou o presidente, seguro dos poderes de sedução e magnetismo exercidos pelo «aniversariante», que continua a atrair uma vasta legião de admiradores. Com projecto para a construção de um novo estádio, o Panathinaikos, da Grécia, chegou a propor um decalque ao arquitecto Manuel Salgado, antes de enviar um grupo de projectistas ao Dragão, e vários clubes brasileiros mantêm o propósito de adaptar a concepção portista aos seus recintos.

A jornada festiva prossegue ao longo do dia, franqueando as portas do estádio aos sócios e a crianças até aos 12 anos para visitas guiadas gratuitas.


Do site www.fcporto.pt