quinta-feira, março 20, 2008

CURIOSO



in OJOGO


UEFA convidou Bruno Alves para mostar técnica defensiva


Bruno Alves foi convidado pela UEFA para demonstrar a sua técnica defensiva numa secção do site oficial daquele organismo na internet chamada "Training Ground" ou "Campo de Treino" em português. O central do FC Porto vai surgir ao lado de estrelas como Riquelme, Kaká, Robinho, Ibrahimovic ou Benni McCarthy, também eles convidados pela UEFA para demonstrarem as suas habilidades específicas, numa iniciativa chamada "Star Skills" que procura oferecer dicas para os utilizadores do site poderem melhorar a técnica individual com lições dos melhores jogadores europeus em cada posição e em cada aspecto do jogo.

Cada jogador demonstra ao detalhe, num filme curto, com apenas cerca de quatro minutos em média, a sua especialidade pessoal: como marcar grandes penalidades (Benni McCarthy), como cobrar livres (Riquelme), como ultrapassar o marcador individual (Ibrahimovic), como fazer assistências para golo (Kaká) ou como, pura e simplesmente, ultrapassar os adversários em dribles sucessivos (Robinho).

Bruno Alves, que foi totalista pelo FC Porto na Liga dos Campeões, cometendo apenas 17 faltas em 750 de jogo, foi escolhido pela UEFA - naturalmente indiferente às polémicas internas - para demonstrar a sua técnica defensiva naquela secção. As filmagens do contributo do central portista para a UEFA deverão decorrer durante os primeiros dias de Abril.



Jesualdo Ferreira

"É um dos melhores centrais do Mundo"

Jesualdo Ferreira tem assistido com alguma impaciência às polémicas em torno de Bruno Alves, porque considera que as mesmas resultam de
"uma análise viciada, feita por pessoas que não têm conhecimentos técnicos ou não os usam".
"O Bruno Alves é um jogador de excelência, com uma força e uma envergadura física ideais para a posição que ocupa. Claro que um jogador da sua dimensão, e com a sua atitude competitiva, faz-se notar em campo"
, referiu o treinador do FC Porto em declarações exclusivas a O JOGO.
"Trata-se de um jogador notável em todas as circunstâncias que nas últimas temporadas aprendeu definitivamente a defender"
, referiu antes de concretizar:
"O Bruno evoluiu tacticamente para patamares muito elevados, em que explora a sua capacidade física. E foi assim que conseguiu passar dos seis cartões amarelos vistos no campeonato na última temporada para apenas um este ano"
, referiu. Jesualdo Ferreira também desmistificou a ideia de que o central portista será protegido pelos árbitros a nível interno.
"Na Liga dos Campeões, e a malha dos árbitros da Liga dos Campeões é muito apertada, viu apenas dois amarelos nos 16 jogos que realizou as últimas duas temporadas"
, sublinhou o treinador do FC Porto.

A nível interno, os dados também jogam a favor do central. Jesualdo Ferreira recorda que Bruno comete 1,32 faltas por jogo em média.
"E essa é a melhor explicação para o facto de apenas ter visto um cartão amarelo no campeonato até agora"
, garantiu. Por tudo isso,
Jesualdo Ferreira sublinha que as análises feitas nos últimos dias "estão viciadas".
"O Bruno fez uma grande evolução e tem um desempenho fantástico. Como qualquer central, comete alguns excessos que são típicos da posição que ocupa e dos confrontos físicos em que se envolve. Aliás, é de referir que sofre quase tantas faltas como as que comete"
, adiantou.

Por isso mesmo, o treinador do FC Porto garante que não haverá nenhuma inversão no percurso do jogador.
"Vai continuar a sua evolução a nível táctico sem mudar a sua atitude a nível da robustez mental e física com que aborda o jogo. Vai continuar a aprender a defender cada vez melhor e vão continuar o seu percurso no sentido de se tornar um dos melhores jogadores do Mundo na sua posição e, provavelmente, vai cometer alguns excessos nesse percurso, como qualquer jogador"
, concluiu o técnico.
in OJOGO

Pelos vistos estes tipos da UEFA não estudam pelas mesmas sebentas como diria o JSP, da CORJA DA IMPRENSA SALAZARISTA LAMPIÓNICA. Como eu dizia AQUI: o comportamento dos jogadores do FCPORTO tem sido exemplar, pois vejam bem a polémica, os orgasmos múltiplos , as campanhas inacreditáveis para que fosse castigado , enquanto todos os casos que enumerei não mereceram mais que notícias de circunstância e branqueamento puro e duro.

E o que se vê no lance da polémica: Um portento físico , com uma impulsão fantástica que joga a bola, contra um "anão" , estático que nem sequer salta ao lance. E é evidente que tudo o que sobe , cai, mas ficou tudo muito chocado com os pezinhos do Bruno Alves nas costas do pequenito. É que se alguém me explicar como se faz um salto, um impulso para frente sem levantar os pés pode ser que eu veja ali outra coisa diferente do que vi.