sábado, junho 25, 2005

Anderson: Uma FORTE aposta

Image hosted by Photobucket.com

Nome: Anderson Luís de Oliveira

Data de nascimento: 13-04-1988 (17 anos)

Naturalidade: Porto Alegre, Brasil

Estreia: 23 Outubro 2004
Inter 3 - 1 Grémio (Brasileirão)
Marcou o único golo da equipa

Minutos jogados no Grémio: 1351 minutos
Minutos jogados na Selecção Sub-17 (sagrou-se Campeão Sul-Americano): 630 minutos

Ano Clube Jogos Golos
2004 Grémio 6 1
2005 Selecção Sub-17 7 5
2005 Grémio 14 5

Contrato:

70% passe ( 5,5 milhões de Euros, dizem!!!) , 30% Grémio
3 anos(Por ter menos de 18 anos, e tendo em conta a legislação da FIFA) + 2 opção
Prémio de Assinatura: 800 mil euros(dizem!!)
400 mil euros/ano(Dizem!!)

É muito money? O tempo o dirá...(como diz PDC:"caros são todos os que não rendem")....mas que é uma forte aposta, lá isso é...

O que dizem dele:

Cuca ( actual técnico do Coritiba), treinador que lançou o criativo brasileiro, no Grémio de Porto Alegre:

"O Anderson é um fenómeno"

"Nem hesitei em lançar o Anderson porque ele é, já, um fora-de-de-série. Vai ter sucesso em Portugal e, se continuar assim, vai tornar-se um jogador de nível mundial. Ele deve jogar solto no campo, para ter liberdade para desequilibar".

Claudio Pitbull:

"É um jogador esquerdino muito habilidoso e cheio de força. Chuta muito forte e certeiro com o pé esquerdo".

Ronaldinho Gaúcho:

"O Anderson é já, com uma idade tão jovem, um grande jogador. Aposto que vai dar certo se for para Portugal."

"Tem tudo para ser um grande craque. Não acho que corra o risco de ir muito cedo para a Europa, porque tem mesmo muita qualidade. Conheço bem as suas características e tenho a certeza de que, muito em breve, ele será um companheiro aqui na selecção."

Mano Menezes, treinador do Grémio:

"É um jogador com uma capacidade individual muito grande. Ainda se encontra em formação e precisa de evoluir, sobretudo no aspecto táctico, mas é realmente um jogador que tem tudo para se transformar num dos maiores craques do Mundo"

"Aqui no Grémio ele actua como médio-ofensivo ou como segundo atacante. Devido a sua imaturidade táctica, natural para quem tem apenas 17 anos, acredito que nesta fase ele rende mais como segundo atacante, onde tem mais liberdade para criar. Mais tarde, e com a evolução natural enquanto jogador, não tenho dúvidas que se vai ser um grande médio"

"Tem condições de vir a ser um dos melhores jogadores do Mundo. Ainda tem de percorrer um longo caminho até lá chegar, mas acredito que com muito trabalho e um pouco de sorte ele vai conseguir chegar ao topo. Tem também uma boa capacidade de trabalho e um bom carácter"

"Fora dos relvados ele é um rapaz tranquilo. Esta fase que ele passou da vida, com transformações muito bruscas, causou-lhe um certo deslumbramento, ainda que momentâneo, mas felizmente ele tem conseguido manter um equilíbrio muito grande para um menino"

Paulo Odone, presidente do Grémio

"Tem muita abilidade com a bola, e é sempre extremamente objectivo. Dificilmente alguém consegue parar o Anderson. Ele é um autêntico inferno para todos os adversários"

"Só o vendemos porque, devido à legislação no Brasil, não podemos fazer um contrato de mais de três anos por ser menor de idade, pelo que daqui a um ano e meio ele estaria livre para assinar um pré-contrato com qualquer clube, como aconteceu com o Ronaldinho Gaúcho. Queria estar a comprar o Anderson, mas infelizmente tenho de o vender"

"Estou certo de que ele vai ser brevemente transaccionado para uma grande equipa, pelo que quisemos ser parceiros dele e do Jorge Mendes nesta sua aventura, ficando com 30 por cento dos direitos desportivos do jogador"


Nélson Rodrigues, seleccionador que o viu despontar nos sub-17:

"É um jogador com muita força e velocidade, aliando a isso uma grande qualidade técnica"

"Ronaldinho Gaúcho já está formado e o Anderson ainda está no seu processo de formação. Parece-me precoce estar a compará-los, apesar de a qualidade técnica do Anderson ser indiscutível"

"O FC Porto foi uma boa escolha. Além de ser um grande clube a nível mundial, tem a facilidade da língua. Não creio que o Anderson venha a ter dificuldades porque amadureceu rapidamente e está habituado ao ritmo de trabalho profissional. Além disso, está também habituado aos media, que têm andado atrás do trabalho dele"

"A técnica brasileira é o que o distingue. Anderson é habilidoso, forte e veloz"

"O clube vai ter de ser paciente e levar em consideração a idade dele. O Anderson também terá de ser paciente para conseguir atingir o topo"

Jogo aéreo

"Não é o forte dele. Tem trabalhado para aperfeiçoar essa situação, apesar de ter feito alguns golos de cabeça no sul-americano. Bom mesmo é com a bola no pé".

Melhor pé

"É bom com os dois pés, ainda que seja melhor com o esquerdo. É um canhoto. O remate dele é muito potente"

Disciplina táctica

"Está em evolução, mas porta-se muito bem nesse domínio. É um jogador aplicado; faz tudo o que lhe peço dentro de campo e, mesmo nas tarefas de marcação que lhe são sugeridas, ele cumpre. Mas, tem apenas 17 anos"

Velocidade

"Uma das suas características principais. É um jogador muito veloz, sendo difícil pará-lo"

Um para um

"É um jogador habilidoso e sabe usar essa habilidade. Finta sempre em direcção ao golo. É imprevisível no drible e, além disso, consegue fintar bem para os dois lados"

Finalização

"Aproveita bem as oportunidades. O índice de aproveitamento na finalização dos lances é bom"

Personalidade

"Amadureceu de uma forma muito rápida. Está bem maduro para a idade e não creio que vá ter qualquer problema nesta nova etapa"

Palavras para quê !!!!