terça-feira, março 23, 2010

COMEÇA O FOLCLORE :-)

Jesualdo recusa cargo na SAD para continuar a treinar

Jesualdo recusa cargo na SAD para continuar a treinar

Pinto da Costa deseja manter técnico na estrutura, mas a ideia do transmontanto é diametralmente oposta

Jesualdo Ferreira não vai continuar no FC Porto. Era certa a sua saída do cargo de treinador principal, contudo, o desejo de Pinto da Costa, presidente dos portistas, passava pela manutenção do técnico num cargo mais abrangente que conseguisse fazer a ligação entre a equipa de futebol profissional e os escalões mais jovens. Porém, sabe o DN, Jesualdo Ferreira vai mesmo dar por terminado o vínculo com o ainda campeão nacional pois tem como opção preferencial para o seu futuro continuar como treinador de campo.

O treinador de 63 anos é muito bem visto na Sociedade Anónima Desportiva para o futebol, em especial por Pinto da Costa, apreciador das qualidades humanas e profissionais do transmontano. Por isso, entendia que não era justo Jesualdo sair pela porta pequena depois de vencer três campeonatos consecutivos, quase sempre com equipas em construção e a perder os melhores valores, ano após ano. A ideia do dirigente era clara e concreta; impedir um adeus cinzento por parte do treinador e, em simultâneo, aproveitar as ideias de Jesualdo na área da formação, ele que foi um dos defensores acérrimos das "equipas B" em Portugal. E, assim, estaria encontrada uma solução que servia os interesses de todas as partes.

O problema é que Jesualdo acha que ainda não está na hora da "reforma". É quase certo que o treinador vai parar durante algum tempo e depois estará receptivo a propostas, nomeadamente do estrangeiro, fazendo valer como cartão de visita os três campeonatos conquistados ao serviço do FC Porto. Sabia-se há muito que o ciclo de Jesualdo Ferreira, que tem mais um ano de contrato, estava esgotado, apesar das conquistas acumuladas.

Agora há algumas questões a serem resolvidas, a primeira das quais passa pelo contrato que Jesualdo ainda tem por cumprir. Este será um problema menor para a SAD portista e pela ligação que o técnico tem a Pinto da Costa será quase impossível surgir algum empecilho que inquine as relações de Jesualdo com o presidente da SAD dos ainda campeões nacionais.

O próximo problema é o da sucessão de Jesualdo. A escolha tem de ser cirúrgica pois a margem para erro é quase nula. O FC Porto não pode falhar na temporada 2010/2011 e é aqui que a SAD está dividida; entre um técnico estrangeiro com currículo - opção prioritária - ou de um treinador competente que conheça bem o futebol português mas sem o lastro de um nome sonante reconhecido Europa fora.


pós-jesualdo

Três nomes em análise pela SAD

Há três nomes em análise pela SAD: Paulo Bento, André Villas-Boas e um técnico de nacionalidade estrangeira, cujo nome está no segredo dos deuses, e que se afigura como a hipótese mais forte. O FC Porto quer um técnico que conquiste só com o seu nome a confiança dos adeptos. Mas recentemente os portistas tentaram perceber a veracidade do alegado acordo entre Villas-Boas e o Sporting.

in DN


------------
Câmara Corporativa