sexta-feira, março 26, 2010

TRETAS

UEFA: pré-eliminatórias já não impedem utilização por outro clube

Comité Executivo abre nova possibilidade de utilização


O Comité Executivo da UEFA decidiu levantar mais um obstáculo na hipótese de um jogador representar mais do que um clube nas competições europeias, no contexto da mesma época desportiva. A partir de agora, as pré-eliminatórias deixam de contar como factor de proibição.

Imaginemos que um jogador representa um clube nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões ou da Liga Europa, mas depois acaba por ser transferido para outro emblema, ainda no mercado de verão. A partir da próxima temporada, já pode representar esse segundo clube nas competições europeias, desde que a anterior equipa tenha sido afastada.

No mercado de inverno aplica-se a mesma regulamentação, sendo que continua vigente o limite de três novas inscrições, e apenas uma delas pode ser de um jogador que tenha sido utilizado por outro emblema, nas fases anteriores.

in maisfutebol



Águia Vitória rende 200 mil a Juan Barnabé

O espanhol Juan Barnabé tem remunerações anuais de 200 mil euros - ao nível, quase, do administrador Rui Costa. O treinador da águia Vitória - grande animadora dos jogos no Estádio da Luz e estrela de muitas festas benfiquistas por todo o País - tem um salário anual de 60 mil, pago pelo clube. Mas recebe 70 mil adicionais em "produtos derivados" e outros 70 mil provenientes de fotos tiradas por turistas. "O espectáculo bem ensaiado que antecede cada jogo [na Luz] rende 200 mil por ano ao espanhol que faz voar a águia", lê-se na edição de terça-feira do "L'Équipe". Esta remuneração coloca Barnabé entre as pessoas mais bem pagas do universo benfiquista (excluindo, naturalmente, jogadores profissionais e corpo técnico do futebol) - muito perto, inclusive, do salário pago a Rui Costa (117 mil euros no primeiro semestre de 2009/10, de acordo com o relatório consolidado da Benfica SAD). Ainda segundo o diário francês, Juan Barnabé tenciona "exportar o espectáculo da águia um pouco por toda a Europa": "Pelo menos nos estádios de clubes cujo emblema inclui uma águia: Eintracht Frankfurt, Besiktas e, porque não?, Nice".

in ojogo



Liga espanhola estuda sistema de auto-regulação

De acordo com o presidente da liga espanhola, José Luis Astiazarán, os principais clubes do país estão dispostos a aceitar um tecto salarial e impor limites máximos aos valores a pagar por transferências de jogadores e honorários dos agentes. Este "tecto" poderá ser fixado em 70% das receitas de cada clube. "Desta forma, poderíamos equilibrar a longo prazo a situação financeira dos nossos clubes", explicou Astiazarán numa entrevista ao "Financial Times".

in ojogo


------------
Câmara Corporativa