sábado, março 13, 2010

JÚLIO MAGALHÃES - É PRECISO TER CALMA




in JN, edição em papel, 13 Março 2010

CLIQUE NA IMAGEM



Esta parte do texto devia ter saído juntamente com o post "4 anos de Jesualdo Ferreira" mas ficou em rascunho não sei porquê, mas aqui vai :

Antes da Final da Taça de Portugal do ano passado frente ao Paços de Ferreira e ainda sobre o tabu que se tinha criado sobre a renovação ou não do Jesualdo Ferreira e uma unanimidade repentina que surgiu, escrevi isto:

"Aliás, por falar em Jesualdo Ferreira faz-me um bocado confusão todo este apoio , toda esta unanimidade em torno da sua continuidade, quando há meia dúzia de meses uma grande maioria pedia a sua destituição, punham em causa a sua competência ( diziam que era o Azenha que comandava tudo) e muitos houveram que nem concordaram com a sua renovação e apontavam entre vários defeitos o de não saber ganhar finais, ser medroso nos jogos contra os grandes especialmente na Liga dos Campeões, etc,etc.

Agora, de repente são todos muito pró-Jesualdo, chegando ao ponto de haver cartazes e tudo. Eu desconfio destes. Aliás, se no Domingo perdermos a Final da Taça não tenho dúvidas que eles vão ressuscitar.

Eu ( aliás, neste blog, penso que posso falar pelo José, pois somos da mesma opinião), desde que o Jesualdo Ferreira veio para o F.C.Porto sempre dei o benefício da dúvida. Para mim, um treinador do F.C.Porto que seja campeão e que atinja os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e que eu sinta que é sério, competente no seu trabalho e que merece o respeito do balneário tem todas as condições para renovar, pois esses são os objectivos principais de um clube como o F.C.Porto. É evidente que quero sempre que ganhe a Taça de Portugal e mesmo a Taça da Liga e as Supertaças, mas não as troco por nenhum dos outros dois principais objectivos.

Critiquei algumas opções, critiquei inicialmente a revolução que o Jesualdo Ferreira fez no plantel, critiquei as exibições medíocres em grande parte dos jogos, critiquei o desempenho dos jogos em casa, naquela série agonizante de 3 derrotas seguidas, nunca pedi a sua demissão a não ser que agora no final da época se verificasse que os objectivos principais não tinham sido atingidos, mas também fiquei deveras surpreendido pelas exibições fora de casa e essencialmente nas eliminatórias da Liga dos Campeões onde chegámos a ser brilhantes.

Com mais um campeonato nacional conquistado, com uma presença honrosa, prestigiante nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, e mesmo que não ganhe a Taça de Portugal, Jesualdo Ferreira tem todas as condições para continuar de azul e branco. Mas se não ficar, não entrarei em depressão.:-)

Não faço a mínima ideia se vai renovar ou não, ou até se ficará noutras funções. Tudo leva a crer pelo impasse do anúncio até este momento que vai continuar, depois de algumas indecisões que a performance na Liga dos Campeões dissipou , só gostava de um futebol mais bonito, mais vistoso...Pode ser que o Jesualdo nos brinde com esses atributos no ano do Penta. Só espero que o penta não nos saia uma grande peta.:-) "


Depois disto e de muito suspense, o tal tabu, que até o Ojogo fez capa, apareceu a renovação por dois anos. Para quem demorou tanto tempo a anunciar a renovação (talvez fruto dos tais zunzuns sobre um pré-acordo com Jorge Jesus) , ao contrário de outros anos que após eliminação sobre o Schalke, ) foi anunciado a renovação por um ano , não deixa de surpreender estes dois anos, para quem parecia tão hesitante.

Eu, em Janeiro de 2008, na época dos 20 pontos de avanço, e quando à 16ªjornada já tínhamos 11 pontos de avanço sobre o 2º classificado, pedi a renovação. O ano passado não o fiz, mas estava à espera que após eliminação contra o M. United ou após a vitória dos oitavos-de-final contra o Atlético o fizessem, quando se chegou a uns quartos da Liga dos Campeões e com o liderança no campeonato. Surpreendentemente não o fizeram, ainda para mais tendo como referência o que tinham feito na renovação do ano anterior.

Este ano se a situação fosse idêntica não tinha a minha dúvida que merecia mais um época, mesmo não apreciando a qualidade exibicional em muitos jogos, mas havendo vitórias, é por isso que o Mourinho é bom, não é pelo espectáculo que as suas equipas dão. Sim, eu gostava de um treinador que conseguisse aliar as duas coisas, espectáculo com resultados , mas aonde anda ele? Eu sou capaz de conhecer alguns que poderiam fazer essas coisas, mas seriam para o nosso bico? Ou melhor, estariam dispostos a vir para este campeonatozito? Tenho sérias dúvidas.

De qualquer forma , sem vitória no campeonato a vida do Jesualdo fica difícil. Não será ele o culpado de todos os problemas, mas acho que tínhamos potencial para fazer um bocado melhor, isto mesmo tendo em conta a evolução dos nossos adversários. Ficar arredado do título a tantas jornadas do fim é muito mau.

Tem mais um ano de contrato. O tal ano a mais que inexplicavelmente lhe ofereceram. Não me choca que fique mais um ano, aliás até gostava de ver se esta mesma estrutura até que ponto aprendeu com os erros. Mas não acredito.

Como sempre disse, o que eu mais critico é o discurso arrogante , de superioridade com que se fala quando se ganha, desde do topo até à base. Humildade precisa-se e este ano levámos um banho dela, mesmo que alguns queiram disfarçar.

Académica - F.C.Porto ? Para assistir tranquilamente, mas também sem grandes expectativas. Fucile? Fait-divers.

Isto não deixa de supreender depois de todas as palavras "simpáticas" e "cheias de motivação" por puder jogar no F.C.Porto, que o Kléber afirmou quando o acordo não se fez. Que história mal contada.

P.S.: Vitória do querer e da vontade. Houve entrega, isso sem dúvida, mas alguma falta de engenho. Saúda-se o regresso do Cristian Rodriguez.E mais um jogador para o estaleiro. Agora uma semana para preparar a Taça da Liga.