quinta-feira, março 04, 2010

A ROLA ENCARNADA




Quem lê semanalmente a análise feita por ex-árbitos no chamado Tribunal do OJOGO, não fica indiferente às posições assumidas pelo ex-árbitro António Rola.

Numa conversa entre amigos, fui desafiado a fazer um apanhado das situações onde o António Rola destoava dos restantes, Jorge Coroado e Rosa Santos, especialmente nos jogos onde o Benfica era protagonista.

Baseando-me somente nas arbitragens da 1ªvolta dos jogos do Benfica cheguei a conclusões que já suspeitava. Vamos lá aos números:

- Existiram 34 casos que favoreceram o Benfica.

- Houve unanimidade em 8 desses casos.

- Em 16 casos, vejam bem, 16 casos que favoreceram o Benfica, tanto Jorge Coroado como Rosa Santos concordam com o favorecimento, menos...o António Rola. Só 16 casos.

- 1 único caso em que só Jorge Coroado e António Rola concordam.

- 1 único caso em que só Rosa Santos e António Rola concordam.

- 5 casos em que só o Jorge Coroado concorda.

- 3 casos em que só o Rosa Santos concorda.

- 0 casos em que só o António concorda. Novidade!!!


Ou seja, dos 34 casos totais que favoreceram o Benfica , em 26 houve maioria de opiniões concordantes, havendo somente 8 casos em que um único árbitro avaliou dessa forma .

E dos 26 casos em que houve maioria, em 25 casos esteve o Jorge Coroado, em 25 casos esteve o Rosa Santos e em somente 10 casos esteve o António Rola.

O facciosismo deve toldar-lhe muito a visão. E nós o vimos a arbitrar durante anos por esses campos fora. Como se vê com uma imparcialidade desarmante.