sábado, janeiro 28, 2006

A pouca vergonha da injustiça desportiva

Jorge Maia no Ojogo:


Justicinha


Diz o povo que a justiça tarda mas não falha. Infelizmente, o povo também se engana. A justiça, especialmente a justiça desportiva, às vezes não tarda mas nem por isso deixa de falhar redondamente. Co Adriaanse foi suspenso por 15 dias pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ter dito "é falta" durante o jogo entre o FC Porto e a Naval 1º de Maio a contar para a Taça de Portugal disputado a 11 de Janeiro, no que, desde logo, foi uma decisão justa e equilibrada. Tanto mais que foi aplicada sem que se salvaguardasse o direito constitucional à apresentação de uma defesa.

Entretanto, o gabinete jurídico do FC Porto elaborou um recurso de revisão de pena que foi levado em mão até ao Conselho de Disciplina a tempo da reunião da última semana, embora não tenha merecido a atenção dos meritíssimos juízes nessa altura. Marques da Silva, presidente daquele Conselho, referiu que o documento só tinha chegado até aos juizes ontem e, por isso, só ontem foi distribuido a um relator que vai agora, calma e tranquilamente, proceder a respectiva instrução, seguindo-se uma decisão algures durante as próximas semanas. Como acontece frequentemente na justiça desportiva portuguesa, essa decisão será conhecida apenas depois de Adriaanse ter cumprido a totalidade da pena, o que a torna irrelevante. O treinador do FC Porto vai passar dois jogos na bancada mesmo que tenha razão no recurso apresentado, muito simplesmente porque os recursos não têm efeitos suspensivos nas penas. Ora, a ausência do treinador no banco prejudica gravemente os interesses desportivos - e por arrastamento, económicos - do FC Porto, especial e naturalmente se a equipa perder. Agora, imaginemos que uns dias depois do jogo com o Rio Ave, o Conselho de Disciplina decide, ironica e irresponsavelmente, que o FC Porto tinha muita razão no seu recurso e que Adriaanse devia ter estado no banco e que é uma pena muito grande já ter cumprido a pena toda. Não fará sentido que o clube processe a FPF por danos patrimoniais?

Tudo muda...


"Depois dele (Mourinho) sair, o FC Porto mudou muito, não é a mesma coisa, só há confusões e muita coisa para além do futebol"

Benni McCarthy, jogador do FC Porto


De passagem...


"Passei por muitos camelos em Maraquéxe mas não tantos como cá"

Pinto da Costa, presidente do FC Porto