sexta-feira, junho 09, 2006

Manuel Machado


Manuel Machado, treinador da Académica, ex-treinador do Nacional no JN:

"Adriaanse merece elogios mas não trouxe qualquer novidade"

Treinador da "nova vaga", Manuel Machado tem construído uma carreira ascendente com a particularidade de semear para os outros colherem. Levou o Guimarães e o Nacional à UEFA, mas foram outros que saborearam esse estatuto. Manuel Machado não se sente, porém, "frustrado" abraçando o projecto da Briosa com renovada energia. Numa análise ao campeonato passado exalta o F. C.Porto "da segunda metade da época" e considera que Benfica e Sporting têm de se reforçar muito para neutralizarem o favoritismo dos portistas.


A próxima Liga terá 16 equipas. Melhor ou pior?
Traz mais estabilidade e há menos equipas do tipo sobe-desce. Mas repare que, em 52 semanas, o campeonato fica reduzido a 30, logo há 40% do ano sem competição e com encargos para os clubes.

Dezasseis equipas, 15 técnicos nacionais. Como comenta tal "anomalia"?
Não é normal, mas se soubermos que há 35 treinadores portugueses a trabalhar no estrangeiro, haverá, apenas, meia-surpresa. É um bom sinal.

A excepção chama-se Adriaanse, um técnico que revolucionou o modelo de jogo tradicional. Acha que o seu sistema, por ter tido sucesso, vai multiplicar-se na próxima época?
Só numa segunda fase, o modelo de três centrais foi assumido e revelou-se rentável. É evidente que Adriaanse merece elogios, mas não trouxe qualquer novidade. Augusto Inácio, há anos atrás, no Guimarães, fez um 4.º lugar, adoptando um figurino semelhante. Foi audaz por jogar continuadamente num modelo tão ofensivo, mas será que fazia o mesmo numa Académica, Nacional, Paços ou Penafiel, por exemplo? Obviamente que só com ferramentas de tanta qualidade ele - ou outro - pôde fabricar aquela máquina triunfante até ao título.

Os treinadores já devem andar a estudar um anti-sistema?
Vamos lá a ver. Para se neutralizar é preciso ter unidades compatíveis com as do F. C.Porto. Enquanto tiver os melhores jogadores, com esse modelo ou outro, voltará a ser o candidato dos candidatos a campeão. A concorrência está debilitada, a naõ ser que o Sporting se reforce e amadureça a equipa e o Benfica consiga corrigir algumas lacunas que tem. Se tal não acontecer, o Porto voltará a impor-se da forma categórica como fez este ano.

Mas o Benfica vai ter Rui Costa...

Sim. Tem um trajecto de qualidade, mas a árvore não faz a floresta. O Benfica apresenta desequiíbrios muito amplos que Rui Costa, por si só, não vai conseguir resolver.

Que jogadores elege como os melhores da Liga?
Tem de ser no F. C. Porto. Pepe, Lucho, Quaresma e, até, Helton.
E Pepe tem lugar em qualquer equipa do mundo. Se se naturalizar tem lugar cativo na selecção.