quinta-feira, junho 29, 2006

Olha o Ezequias!!!

Photobucket - Video and Image Hosting

É brasileiro, jogava na Académica e reúne a característica preferida de Adriaanse: a polivalência. Habitualmente usado no centro ou do lado esquerdo da defesa, também aparece com regularidade em funções de meio-campo. Vai assinar por quatro anos.


Central adaptado à esquerda
Foi Nelo Vingada quem descobriu Ezequias no Corinthians Alagoano, um clube que tem exportado alguns talentos desconhecidos para o futebol nacional, e de cujos méritos Deco passa por ser o maior embaixador. Foi também o actual treinador da Académica a encontrar neste central as características ideais para o transformar num lateral esquerdo moderno. É nessa posição que tem jogado com maior frequência, mas também foi utilizado no eixo defensivo e até como médio com vocação mais ofensiva, como aconteceu na recepção ao FC Porto da última temporada.

"Nunca fui lateral, era central, só quando cheguei ao Marítimo é que o professor Nelo Vingada me colocou lá. Acostumei-me à posição, adaptei-me cada vez melhor e agora pretendo ficar ali o resto da minha carreira. Subo muito, mas sempre com a preocupação de defender bem, essa é a prioridade".
Foi desta forma que o brasileiro se definiu numa entrevista a'O JOGO quando se apresentou ao serviço em Coimbra. Alto, tem 1,80 metros, o novo reforço do FC Porto já leva 102 jogos na Liga portuguesa, mas ainda não conseguiu fazer o gosto ao pé. Na época passada, participou em 26 jogos pela Briosa (21 como titular), efectuou 33 cruzamentos e apontou 13 cantos, confirmando ser dono de um bom cruzamento, característica que agrada a Co Adriaanse. Curiosamente, sofreu mais faltas do que as que cometeu (viu apenas um cartão vermelho e cinco amarelos) e conseguiu em média recuperar mais de três bolas por jogo.


Adaptação não é problema

Ezequias chegou a Portugal em 2001/02, numa altura em que tinha apenas vinte anos. No Marítimo fez alguns jogos na equipa B, sobretudo na fase inicial, quando ainda se estava a adaptar à nova realidade. Aos poucos foi ganhando protagonismo na equipa então orientada por Nelo Vingada. Ao fim de três épocas na Madeira, mudou-se para Barcelos, onde fez 16 jogos. Cinco anos em Portugal dão-lhe a experiência necessária para não estranhar a mudança para o FC Porto. Pelo menos não vai precisar de um período de adaptação ao nosso futebol.


Bilhete de Identidade

EZEQUIAS Roosevelt Tavares Melo

Data de Nascimento: 1981-01-28 (25 anos)
Naturalidade: Jundiá, Alagoas, Brasil
Defesa
180 cm
69 kg
Clubes por onde passou: Corinthians Alagoano, Marítimo, Gil Vicente e Académica


ÉPOCA CLUBE JOGOS
2001/02 Marítimo 16
2002/03 Marítimo 23
2003/04 Marítimo 21
2004/05 Gil Vicente 16
2005/06 Académica 26

in Ojogo