quinta-feira, dezembro 27, 2007

Exemplo: Pepe

ALCIDES FREIRE no OJOGO:


Não resta mais nada para além de esperar, sabendo-se que há quem faça desse saber um género de arte financeira. No FC Porto tem existido paciência à espera de reforços que demoraram a dar por bem empregue o investimento, o que, ainda assim, pode ser insuficiente para acreditar que algum dia Farías venha a provar que quatro milhões foi um preço justo e que os mais de 130 golos na Argentina foram marcados com defesas por perto.

Adiante. A favor de Farías e de boa parte dos reforços chegados esta época está um nome que se escreve com quatro letras: Pepe. Basta lembrar no que se disse e, pior ainda, no que se pensou do central brasileiro que os portistas descobriram no Marítimo. Lembro-me, por exemplo, de Pepe ter assistido Deivid para um golo do Sporting no Estádio do Dragão. Apesar disso, após ser bicampeão português, foi para Espanha, onde no domingo brilhou na vitória do Real Madrid sobre o Barcelona de Deco, outro ex-portista de cujo valor chegou a existir dúvidas. Hoje em dia estão entre os melhores do Mundo.

À falta de Rodríguez e Maxi, por exemplo, ao FC Porto resta esperar que Bolatti - nome escolhido à sorte entre os que chegaram - venha a valer metade do que lhe é atribuído por Maradona e esperar, nem que seja com a paciência que obriga a esperar sentado, que se transforme num Pepe.

Nesse sentido pode existir algum exagero na "via sacra de comentários" a que Mariano Gonzalez foi condenado, ainda mais quando parece ser a óbvia opção à ausência de Tarik, que em Janeiro parte para a CAN. Até porque, só para recordar mais um "exemplo Pepe", o agora aplaudido marroquino chegou a ser dispensado sem que uma única voz se levantasse à partida para o exílio no futebol holandês...

Nota
Lideranças


A liderança do FC Porto só encontra paralelo em dois dos melhores campeonatos europeus. Dir-se-á que é mais difícil ser líder em Itália e Espanha, mas também não será mais tranquilizador ter Júlio Cruz ou Crespo quando não há Ibrahimovic? Ou ter Van Nistelrooy que obrigue a empurrar Robinho para extremo-esquerdo?