sábado, janeiro 17, 2009

HIPOCRISIA II



Descrédito da Taça da Liga

A Taça da Liga parece ter sido criada para comprovar todas e cada uma das inúmeras leis de Murphy, com destaque para a primeira, segundo a qual não há nada tão mau que não possa piorar significativamente. Quando pensávamos que o pior já tinha passado, depois do inacreditável espectáculo proporcionado pelo invisível Nacional-FC Porto no Estádio da Madeira, percebe-se agora que os jogos da terceira e decisiva jornada da terceira fase da competição não são disputados à mesma hora. Aliás, nem sequer são disputados no mesmo dia, com o único critério para o agendamento das partidas a ser, aparentemente, o da viabilidade de eventuais transmissões televisivas. Pelo caminho, como é evidente, fica mais uma vez a credibilidade da competição, comprometida pela desincronização dos jogos, algo que não parece preocupar os responsáveis pela sua organização. Na verdade, não parece preocupar ninguém porque, muito simplesmente, ninguém liga a esta taça.

Jorge Maia no OJOGO

É evidente que a não realização da última jornada ao mesmo tempo é uma pecha enorme, entre muitas outras, mas a culpa é exclusiva da direcção da Liga?

Evidentemente que não. Foram os clubes da Liga e Liga de Honra que no dia 30 de Junho de 2008 em Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional aprovaram por unanimidade esta palhaçada. O que estavam a fazer o Antero Henriques ou lá quem foi representar o F.C.Porto? Não sabem o que aprovam?

Evidentemente que sabem. Como disse o Jesualdo , tudo se resume a dinheiro. Quanto mais transmissões televisivas houverem , mais encaixe financeiro conseguem e se todos os jogos fossem à mesma hora não poderia haver tantas transmissões.

Evidentemente que estes problemas se colocam porque o FCP está com dificuldades em passar às meias-finais, em que mesmo cumprindo a sua parte com uma vitória pode não chegar, podendo haver "arranjinhos". Se os três grandes já estivessem apurados, ninguém estaria preocupado com o facto dos jogos não serem à mesma hora.

Mas também é evidente, que quem aprova um formato destes que favorece escândalosamente os 3 grandes, também não pode falar muito.

Como o FCP não fez tudo o que estava ao seu alcance , para prestigiá-la e passar à próxima fase, resta-lhe ganhar o jogo de hoje e esperar...ainda é possível.

P.S: O José, fez uma referência que um empate também poderia dar apuramento ao contrário de quem dizia que só a vitória interessa. Realmente,como melhor segundo, com 4 pontos, isso é verdade, mas para isso é preciso muitas hipóteses, entre outras os clubes que podem chegar ainda aos 4 pontos:

- F.C.Porto empata com golos.
- Nacional perde por dois de diferença ou por 1 desde que não marque mais 2 golos que o FCP.
- P.Ferreira empata não podendo marcar mais golos que o FCP.
- Marítimo empata.
- Belenenses perde por mais que um de diferença, mas desde que não fique com mais golos que o FCP.
- Guimarães não ganha mais que dois de diferença.

E ainda deve haver mais versões. Exercício engraçado.