segunda-feira, janeiro 12, 2009

RESENHA DESPORTIVA

Ponto prévio: Este post, com excepção do último ponto foi escrito antes do FC Porto-Trofense,


Ponto 1: Regressado de uma retemperantes férias, durante as quais me mantive em contacto via net sobre as novidades desportivas , noto uma exagerada euforia nas hostes portistas, tendo em conta que só temos um miserável ponto de vantagem sobre os segundos classificados. A prudência aconselha-me a guardar os festejos e a euforia quando tivermos uma vantagem digna desse nome(se é que alguma vez o vamos conseguir).

Mas ainda compreendo menos, quando as exibições do FC porto não são nada por aí além. Aliás, nestes 15 jogos contam-se por uma mão os que podemos classificar como concludentes. A maior parte foram sofríveis e miseráveis.

E o jogo do Nacional é prova disso. Não fosse uma estupidez infantil de todo o tamanho do jogador nacionalista nos descontos e muito dificilmente faríamos melhor que o empate.

É certo que o nosso sector ofensivo está forte, mesmo que exageradamente perdulário, mas as deficiências defensivas são por mais evidentes e nem falo só das laterais, ou melhor se calhar por causa disso mesmo os centrais têm cometido vários erros. Aliás, chamar ao Pedro Emanuel , ao Mariano laterais é ridículo, como ridículos são os que foram contratados para esse sector.

Não somos , nem pouco mais ou menos, uma equipa que dê garantias como a do ano passado. Há potencial , mas ainda estamos longe. E ao contrário do ano passado que sempre que as coisas não corriam de feição, lá aparecia o Quaresma a inventar um lance genial, a salvar a face do Jesualdo, este ano só a espaços, aparece um Hulk ou um C.Rodriguez, mas muito longe da mais valia de um Quaresma.

E acho permaturo fazerem já o funeral ao Benfica. Nunca como este ano tiveram matéria-prima para darem luta. Mas como eles têm tendência para autoflagelar-se... Vamos com calma.


Ponto 2: Assisti sentadinho ao sol à beira-mar, a beber uma caipirinha à saga dramática de Luís Filipe Vieira, Rui Costa e seus muchachos, aliás tão tranquilo como os responsáveis da FCP SAD. Então assisti aos vários episódios: "Com a mão de Pedro Henriques", o título bombástico do José Manuel Delgado e seus animais amestrados ; "Há limites para tudo", dizia no dia seguinte o "maestro" dos insultos; "Sidnei lança suspeita", dizia em pleno dia de Natal o profeta brasileiro; "Temos mais adversários do que seria suposto", avisou o catequista dos tunéis; " Damos a vida pelo título", dizia o suplente Cardozo; "Pelo título até à última gota", dizia o papa-salários; "Benfica merece a festa do título", dizia o espanhol das renas; e para terminar em beleza o episódio do ano: " Espero que nos deixem ganhar a liga dentro do campo", pediu Luis Filipe Vieira,o messias.

Com tantos avisos, o juiz em Guimarães só teve que seguir as instruções que vinha recebendo.Exemplar arbitragem. Mas esta onda não pode parar: Domingo há jogo contra o Braga que curiosamente se o Braga ganhar pode igualá-los na classificação.Pobre Braga(que diga-se não me merece simpatia especial) as instruções estão há muito bem definidas e só com um milagre sairá de lá vencedor. Quem não chora não mama!


Ponto 3: Estou estupefacto: O Ricardinho Pavão Lampião da Costa ainda não instaurou e puniu com mais 6 meses de castigo o Pinto da Costa pela sua entrevista ao DN Madeira? Bem,depois de falar no Jardim como exemplo,de falar no caso Adriano qu quer ganhar x+y, que não faz qualquer sentido, se calhar até o Ricardinho Pavão não levou a sério aquelas declarações. São risíveis.


Ponto 4: A entrevista do Jesualdo Ferreira ao OJogo foi interessante, mas muito previsível.Estas entrevistas sem perguntas difíceis, só para convidado brilhar e dizer umas chalaças são o pão nosso de cada dia na imprensa bajuladora: Ao nível da entrevistas, Jorge Maia está para o Jesualdo Ferreira como José Manuel Delgado está para Luis Filipe Vieira.

O José Pereira já se referiu, mas é muito curioso, essa do clube-formador. Aliás, quero dizer que o clube da minha terra, que anda pelos distritais também é um clube-formador: Vai contratar a divisões inferiores e depois forma-os e consegue transferi-los para clubes de maior nomeada. Só esta ano foram 7.:-) Bem,pensando bem, o V.Setúbal também é um clube formador, o P.Ferreira, o Belenenses, e os outros todos da liga, mais do 18 de liga de honra , e os 60 da segunda divisão,etc,etc. Afinal de contas são todos clubes-formadores. Que rica chalaça. Mas mais espantoso é ele falar da aproximação da formação ao plantel principal. Nota-se. Aliás, penso que alguns sub-19 estão no plantel porque existe uma norma da FIFA/UEFA que exige um certo número de jogadores formados , pois caso contrário até esses lugares estavam preenchidos por argentinos da segunda divisão. E o mais espantoso, é alegadamente irem buscar a meio da época esses jovens às equipas que estavam emprestados, para depois nunca lhe darem uma oportunidade,jogos e não minutos, como aos argentinos que por cá andam, onde oportunidades nunca lhes faltaram.

Aliás, é espantoso a incongruência com o discurso de há uns tempos quando falava em ter um plantel com muitos jogadores portugueses e falava do exemplo do Sporting com desdém. Como os tempos mudam...

Coerência é outro dos aspectos anedóticos quando fala no questão dos laterais. Diz que os argentinos e brasileiros não sabem defender, mas é desses mercados que tem vindo os reforços. E não tem vergonha na cara de dizer que os observaram muito tempo, como foi o caso Benitez. Bravo.

Diz que é diferente jogar na Europa do que na Argentina e Brasil, mas para se adaptarem melhor enviamos o Ibson para o Brasil e estamos prestes a enviar o Bolatti para a Argentina. Brava coerência.

Já para não falar, no caso Leandro, que foi obrigado a renovar, mas não o queremos para nada, já o emprestamos até Dezembro de 2009, e quando terminar fica com 6 meses de contrato com o FC Porto. Esplêndido.

Disse muitas outras chalaças triviais, mas para terminar em beleza gostei particularmente quando tentou dar uma lição de moral do que é ser portista. Muito obrigado, sr. Jesualdo Ferreira. Ainda bem que depois de 62 anos de benfiquismo vem o sr., para nos iluminar. Se não fosse o sr. nós não saberiamos o que é ser do FC Porto. Haja paciência.


Ponto 5: "Precisámos de 25 milhões de euros por ano para equilibrar as contas", disse Fernando Gomes, administrador da SAD. Bravo. Melhor do que isto só os valores que o José Pereira colocou no post: 320 milhões de euros de transferências mais 108 milhões de prémios da Liga dos Campeões. E dos 320 milhões em transferências a maior fatia foi arrecadada depois de 2004. 320 milhões?!?? Em 2009 precisámos de 25 milhões por ano para equilibrar. É o que se chama estoirar o Euromilhões em duas depenadas. Mérito para quem consegue transferir por estes valores, especialmente ao São Abramovich. Em termos de gestão dos ganhos, uma desgraça.


Ponto final: Este é o único ponto escrito após FCP-Trofense: Azar,incompetência e má arbitragem. O FC Porto do costume.

Espantoso que o Jesualdo diga que começa a ser difícil jogar no Dragão porque os adversários se fecham muito. Inacreditável afirmação. No Dragão, nas Antas, todos os adversários nos últimos 30 anos jogam na retranca, todos se fecham, até os grandes da Liga dos Campeões. Por onde andou o Jesualdo? Desculpa esfarrapada.

Arbitragem na Luz, perfeitamente normal. Para quem acha que não é normal que consulte os dossiers das arbitragens do anos anteriores.

Ainda bem, que o Jesualdo Ferreira, diz que a contratação do Cissokho não é um tiro no escuro. Só espero que tenha feito menos observações do que aquelas que diz ter feito ao Benitez.:-)

Jesualdo diz que os próximos jogos vão ser decisivos para conquista do título. Se está a pensar nos clássicos que se aproximavam não estou nada de acordo. Aliás,os jogos decisivos para a conquista do título são os Marítimos, os Trofenses, os Leixões que não se consegue ganhar em casa. Sim, esses são decisivos.