quinta-feira, agosto 06, 2009

DOSSIÊ "DEIXEM-NOS GANHAR DENTRO DO CAMPO" 2008/2009 VOL.2





SPORTING








Aqui está o Vol.2 dedicado aos calímeros :-))) Isto dá um trabalho do caraças...não sei se me meto noutra...

Esta análise tem como único objectivo, enumerar os lances em que o Sporting foi beneficiado em todas as competições nacionais, e baseia-se EXCLUSIVAMENTE da opinião dos ex-árbitros Jorge Coroado(JC), Rosa Santos(RS), Soares Dias(SD), entretanto falecido, e António Rola(AR) do Tribunal do OJOGO bem como da opinião do ex-árbitro José Leirós(JL) do JN.

Evidentemente era capaz de enumerar muitos outros lances,que os houve, mas para não entrar em mais subjectividade, para isso já chega estas opiniões dos ex-árbitros.

Bla,bla,bla,bla...Não vale a pena virem com a história de que o Sporting também foi prejudicado...não era esse o objectivo,nem avaliar quem foi mais beneficiado/prejudicado pois é uma discussão estéril que não se chega a conclusão nenhuma,o objectivo é enumerar os lances em que houve benefício, mas mesmo assim quem quiser que faça um estudo isento como este e depois comparámos... o que está aqui é inatacável...não é a minha opinião pessoal , é o que os especialistas em arbitragem acharam dos lances.

Divirtam-se e reflictam :-)

* título do dossiê inspirado no Kadaphi jagunço lampião.


ÉPOCA 2008/2009 - SPORTING


SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA:FC PORTO 0-2 SPORTING (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- (0-0) 27' Perdoada expulsão do jogador do Sporting.Entrada de Caneira sobre Rodríguez justificava cartão vermelho. Diz JC: "O sportinguista chegou atrasado ao lance e "inteligentemente" alongou o movimento com a perna direita, atingindo Rodríguez na zona do baixo ventre. Não se entenda o gesto de Caneira como furtuito ou casual. Aquilo é intencional e deliberado. O vermelho, já que de conduta violenta se tratou, aplicava-se na perfeição." E RS:" É uma entrada com o pé alto, no baixo ventre de Rodríguez. É uma entrada violenta e o cartão amarelo seria um favor. Deveria ter visto o jogador do Sporting o cartão vermelho."

- (0-2) 59' Perdoada expulsão do jogador do Sporting.Entrada de Rochemback sobre Lucho era passível de acção disciplinar com cartão vermelho. Diz RS:" Rochemback dá uma cotovelada no adversário e o árbitro esteve mal. A brutalidade é passível de cartão vermelho."

- Resumindo: PERDOADAS DUAS EXPULSÕES DE JOGADORES DO SPORTING, UMA DELAS COM O RESULTADO AINDA EM 0-0.


1ªJORNADA:SPORTING 3-1 TROFENSE (PAULO BAPTISTA - PORTALEGRE)

- (3-1) 73'Livre indirecto contra o Sporting dentro da grande área não assinalado. Abel faz jogo perigoso dentro da sua grande área antes do remate de Ricardo Nascimento. Diz JC:" Abel levantou o pé e fez um movimento justificativo de livre indirecto por jogo perigoso." E AR:" No momento em que o jogador do Trofense tenta jogar a bola, Abel fez pé em riste pelo que o árbitro deveria ter sancionado falta contra o Sporting. Aliás, Ricardo Nascimento acaba por ser advertido, e bem, por achar que tinha razão."

- Resumindo: LIVRE INDIRECTO DENTRO DA GRANDE ÁREA DO SPORTING NÃO ASSINALADO.


2ªJORNADA:BRAGA 0-1 SPORTING (BRUNO PAIXÃO - SETÚBAL)

- Nada a assinalar.


3ªJORNADA:SPORTING 1-0 BELENENSES (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- (0-0) 33' Golo do Sporting ilegal. Hélder Postiga está em posição legal no lance em que inaugura o marcador. Diz JC:"No momento em que Yannick Djálo cabeceou a bola para Hélder Postiga, este apenas tinha entre si e a baliza contrária um defesa adversário, pelo que deveria ter sido assinalado fora-de-jogo. Má leitura do lance por parte do assistente Álvaro Mesquita." E RS:"Hélder Postiga está dentro do campo, mas está em posição ilegal. O avançado do Sporting encontrava-se em posição irregular pois não tinha entre ele e a baliza dois jogadores adversários." E SD:"Hélder Postiga, no momento em que a bola é passada, está em posição incorrecta e beneficia dessa irregularidade, num lance em que teria de ser assinalado fora-de-jogo. O árbitro-assistente, pouco atento, não assinalou o fora-de-jogo que se impunha." E AR:"Quando Yannick Djaló cabeceou a bola, Hélder Postiga estava fora-de-jogo. O árbitro-assistente ter-se-á iludido pela posição do guardião, porque normalmente é o último defesa e neste caso estava como penúltimo defesa e isso levou a que se enganasse. Erro grave com efeitos no resultado."

- Resumindo: GOLO DA VITÓRIA DO SPORTING OBTIDO ILEGALMENTE DEVIDO A CLARO FORA-DE-JOGO.


4ªJORNADA:BENFICA 2-0 SPORTING (DUARTE GOMES - LISBOA)

- (0-0) 31' Falta perigosa e cartão amarelo por amostrar a um jogador do Sporting. Depois de um centro de Nuno Gomes a bola bate no braço de Polga. Diz JC:" Polga movimentou o braço esquerdo deliberadamente para alterar a trajectória da bola. Justificava-se o pontapé livre directo e o cartão amarelo, o que não sucedeu." E RS:" É uma mão claríssima. A bola bate no braço do Polga, e o árbitro deveria ter assinalado falta contra o Sporting. Decisão errada por parte de Duarte Gomes." E AR:" Polga faz um gesto com o braço esquerdo e impede que a bola seja cruzada. Ficou por marcar um livre directo e a exibição do cartão amarelo a Polga. Um lance que estava na área de jurisdição do árbitro assistente."

- (0-0) 32' Cartão amarelo por amostrar a um jogador do Sporting. Reyes sofre uma entrada dura de Rochemback. Ficou o cartão amarelo por mostrar. Diz JC:"O comportamento de Rochemback sobre Reyes indicava que o árbitro deveria mostrar o cartão amarelo. Tal não sucedeu."

- (0-0) 45'+2' Penálti contra o Sporting não assinalado. Yebda reclama falta de Postiga dentro da área de rigor. Havia motivo para assinalar penálti. Diz JC:"Hélder Postiga, com ambas as mãos, puxa o braço direito de Yebda, cometendo falta passível de grande penalidade, e o árbitro, no terreno, pela forma como o jogador do Benfica se movimentou, terá dado a ideia de que era este a apoiar-se no jogador do Sporting." E RS:"Yebda jogou a bola com a mão, mas o que é certo é que foi Hélder Postiga que o puxou pelo braço de forma ostensiva, e por isso deveria ter sido assinalada uma grande penalidade contra o Sporting, e a Hélder Postiga sido exibido o cartão amarelo." E SD:"No momento em que o lance ocorre, fiquei com a sensação de que não havia falta, mas, nas imagens televisivas, é possível observar que há falta para grande penalidade. Hélder Postiga agarra Yebda. Talvez o árbitro não estivesse na melhor posição para ver o lance. Mas é uma má decisão." E AR:"Hélder Postiga, de uma forma intencional, puxou o braço de Yebda, impedindo este de jogar a bola. Sendo a falta cometida dentro da grande área, era grande penalidade. Ficou, assim, por sancionar um castigo máximo contra o Sporting."

- (1-0) 70' Cartão amarelo por amostrar a um jogador do Sporting. Numa entrada mais ríspida, João Moutinho faz falta sobre Reyes. Deveria o árbitro ter mostrado cartão amarelo. Diz JC:" João Moutinho foi excessivo na combatividade que colocou no lance e devia ter visto o cartão amarelo. Um jogador que, embora seja correcto, é recorrente neste tipo de lances esta época." E RS:" Era uma falta merecedora de cartão amarelo. João Moutinho não foi admoestado nesse lance, mas acabou por sê-lo mais tarde."

- Resumindo: UM PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO MAIS TRÊS CARTÕES AMARELOS NÃO AMOSTRADOS A JOGADORES DO SPORTING POR FALTAS COMETIDAS.


5ªJORNADA:SPORTING 1-2 FC PORTO (LUCÍLIO BAPTISTA - SETÚBAL)

- (1-2) 58' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Derlei tem uma entrada violenta sobre Sapunaru. Diz RS:" Seria cartão vermelho a punir entrada violenta do Derlei, que entra com a sola à canela do adversário. E isso nada tem que ver com o desporto." E AR:" Derlei, de uma forma desproporcionada, exibe os pitons na perna do adversário de forma violenta, pelo que se justificava, para além da sanção técnica, a exibição do cartão vermelho ao jogador do Sporting."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO SPORTING, DERLEI.


3ªELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL:U.LEIRIA 0-1 SPORTING (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- Nada a assinalar.


6ªJORNADA:P.FERREIRA 0-0 SPORTING (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)

- Nada a assinalar.


7ªJORNADA:RIO AVE 0-1 SPORTING (JORGE SOUSA - PORTO)

- Nada a assinalar.


4ªELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL:SPORTING 1-1 FC PORTO (4-5 GP) (BRUNO PAIXÃO - SETÚBAL)

- (0-0) 8' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Liedson atinge Fucile com o cotovelo. Diz RS:" Só um cartão era possível, o vermelho, porque se tratou de uma agressão." E SD:" Na disputa de bola, Liedson vai com o cotovelo e agride a face do jogador do FC Porto. Era lance para expulsão."

- (1-1) 67' Penálti contra o Sporting. Rui Patrício carrega, sem bola, Hulk pelas costas dentro da grande área. Diz JC:" Rui Patrício, sem razão objectiva ou aparente (devido à distância a que estava a bola) saltou sobre Hulk, derrubando-o. Grande penalidade que ficou por assinalar." E RS:" Rui Patrício sai extemporaneamente da baliza e cai ostensivamente em cima do jogador do FC Porto. O árbitro devia ter marcado penálti." E SD:"Rui Patrício choca com intenção, a bola não está ali e devia ter sido marcada uma grande penalidade. Ele não tem motivo nem necessidade de fazer aquilo, porque a bola está fora da zona dos intervenientes." E AR:"Rui Patrício, sem qualquer hipótese de jogar a bola, carregou o jogador do FC Porto de forma a que o árbitro punisse a mesma falta com grande penalidade contra o Sporting. Má apreciação do árbitro."

- (1-1) 68' Perdoada expulsão directa em vez de segundo amarelo de um jogador do Sporting. Devia ter sido cartão vermelho directo em vez do segundo cartão amarelo a Caneira. Diz JC:"A sanção era para vermelho, pois Caneira atingiu Hulk com o pé no ombro. Má intervenção do assistente Paulo Ramos."

- (1-1) 73' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Liedson vê um cartão amarelo por falta cometida sobre Bruno Alves. Deveria ter visto cartão vermelho. Diz JC:"Liedson, de sola, sem que a bola lá se encontrasse, atingiu Bruno Alves cometendo conduta violenta, justificando cartão vermelho e não o amarelo exibido. Mau auxílio do assistente António Godinho."

- (1-1) 116' Penálti contra o Sporting. Rochemback comete falta, com o braço, sobre Rolando. Diz JC:"Rochemback, com o braço esquerdo atingiu o adversário na face, derrubando-o. A bola estava em jogo e a grande penalidade justificava-se, embora se compreenda que, pelo aglomerado de jogadores, o árbitro não tenha visto." E RS:" O árbitro marcou a falta ao contrário e acho que decidiu mal. Não sei se a bola estava em jogo, mas se estivesse era grande penalidade. Mas é mais fácil marcar contra quem ataca do que contra quem defende."

- Resumindo: SÓ, DOIS PENÁLTIS CONTRA O SPORTING NÃO MARCADOS, MAIS TRÊS EXPULSÕES DE JOGADORES DO SPORTING PERDOADAS.


8ªJORNADA:SPORTING 0-1 LEIXÕES (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)

- (0-0) 45' Penálti contra o Sporting não assinalado.Na grande área, Abel agarra e derruba Wesley. Ficou por assinalar um penálti a favor do Leixões. Diz JC:"Era grande penalidade. Abel, com o braço esquerdo, agarrou e derrubou Wesley, fazendo o suficiente para que fosse assinalada grande penalidade contra a sua equipa. O olho clínico da televisão topou a irregularidade." E RS:"Era motivo para assinalar contra o Sporting. Dentro da área, Abel agarra o jogador do Leixões pelo pescoço e derruba-o. Esteve mal Pedro Proença em nada assinalar." E SD:"Estando o jogo a decorrer, o árbitro deveria ter assinalado grande penalidade. Abel puxa ostensivamente Wesley e acaba por derrubá-lo e, sendo dentro da grande área, era motivo para penálti." E AR:"Sendo um lance de difícil julgamento, porque existem muitos jogadores dentro da grande área, as imagens televisivas, no entanto, dão-nos a possibilidade de observar que, com a bola já em jogo, Abel puxa Wesley e derruba-o. Ficou por assinalar uma grande penalidade contra o Sporting."

- (0-1) 88' Livre indirecto dentro da área do Sporting não assinalado depois de um atraso ao guarda-redes. Miguel Veloso intercepta a bola e Rui Patrício agarra-a. Diz SD:"Não restam muitas dúvidas de que se trata de um passe ao guarda-redes. Miguel Veloso está virado para Rui Patrício e não tenta aliviar a bola. Devia ter sido assinalado livre indirecto contra o Sporting." E AR:" Tendo em consideração que o mesmo juiz, num lance semelhante no Dragão, considerou atraso, aqui tinha base legal para manter o seu critério, ou seja, assinalar livre indirecto contra o Sporting."

-Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO COM O RESULTADO EM 0-0 E LIVRE INDIRECTO DENTRO DA ÁREA DO SPORTING NÃO MARCADO.


9ªJORNADA:NAVAL 0-1 SPORTING (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)

- (0-1) 78' Penálti contra o Sporting não assinalado. Polga, ao saltar, comete falta, na área, sobre Marcelinho. Diz JC:"Polga saltou sobre o adversário, apoiando-se e cometendo falta para grande penalidade, que o árbitro não assinalou." E RS:" Não há dúvida que Polga comete infracção sobre Marcelinho. Como foi dentro de área, deveria ter sido marcada grande penalidade." E AR:" Polga, na área de grande penalidade, com o braço esquerdo, carrega o adversário, saltando também sobre este. Ficou por sancionar penálti contra o Sporting."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO.


10ªJORNADA:SPORTING 2-0 V. GUIMARÃES (DUARTE GOMES - LISBOA)

- Nada a assinalar.


11ªJORNADA :E.AMADORA 1-3 SPORTING (PAULO COSTA - PORTO)

- (1-1) 51' Segundo golo do Sporting ilegal por fora-de-jogo. No momento do cruzamento de Rochemback, Liedson encontra-se em posição irregular. Diz JC:"É visível que Liedson, no momento do passe efectuado por Rochemback, se encontra ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defensor, posição que o assistente não descortinou. Deveria ter sido assinalado fora-de-jogo." E RS:"No momento do passe de Rochemback, Liedson encontra-se adiantado em relação ao penúltimo defesa do Estrela. Deveria ter sido assinalado fora-de-jogo ao avançado do Sporting, decisão que o árbitro não tomou." E SD:"É um lance muito difícil, mas tecnicamente, Liedson já está adiantado quando a bola lhe é endossada. Nestas condições, o golo não deveria ter sido validado, por fora-de-jogo do avançado do Sporting." E AR:"Liedson está fora-de-jogo. Podemos considerar que o árbitro assistente terá tido uma noite fria, com decisões geladas. Neste caso concreto, Liedson obtém um golo de forma ilegal, por se encontrar em posição irregular."

- Resumindo: SEGUNDO GOLO DO SPORTING ILEGAL.


1ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA (JOGO ANTECIPADO):SPORTING 3-0 MARÍTIMO (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- (0-0) 36' Primeiro golo do Sporting nasce de uma falta que não existiu.Numa disputa de bola, o árbitro considera falta de Olberdam sobre Vukcevic. Incorrecta decisão. Diz JC:"Vukcevic empurra Olberdam primeiro. Só então o jogador do Marítimo rasteirou o do Sporting quando este se levantava. Devia ter sido punida a falta inicial e não aquela que originou o golo inaugural." E RS:"Existe primeiro uma falta de Vukcevic sobre o jogador do Marítimo. O árbitro nada assinala, mas depois considera faltosa a acção de Olberdam sobre Vukcevic, lance que originou o 1-0." E AR:"Em relação a este lance podemos dizer de uma forma categórica que quem cometeu a falta foi Vukcevic e não o seu adversário, no caso Olberdam. Sendo assim, de uma falta indevida nasceu o primeiro golo do Sporting."

- (2-0) 78' Falta contra o Marítimo mal assinalada e ainda por cima amarelo ridiculo.É assinalada falta e mostrado o amarelo a João Guilherme, em lance com Romagnoli. Mal.Diz JC:" João Guilherme não fez qualquer falta. Foi Romagnoli quem se desequilibrou por falta de apoio, não havendo por isso razão para o cartão amarelo." E RS:" Pergunto por que razão interrompeu o jogo e exibiu o cartão amarelo se não houve nada?"

- (2-0) 84' Penálti contra o Sporting não assinalado. Pedro Moutinho cai na área, em lance dividido com Polga, e fica a reclamar grande penalidade. Árbitro nada assinala. Mal. Diz JC:" Polga, com o pé esquerdo, tocou no pé direito de Pedro Moutinho fazendo penálti. O adversário é que teatralizou demasiado e o árbitro não puniu. Não punido, devia exibir o amarelo por simulação."

- Resumindo: PRIMEIRO GOLO DO SPORTING NASCE DE UMA FALTA QUE NÃO EXISTE, MAIS PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO.


12ªJORNADA:SPORTING 0-0 ACADÉMICA (COSME MACHADO - BRAGA)

- Nada a assinalar.


13ªJORNADA :V.SETÚBAL 0-2 SPORTING (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)

- (0-2) 86'Falta perigosa contra o Sporting no limite da grande área por assinalar. Leandro Branco sofre falta de Polga . A infracção é cometida no limite da grande área. Diz JC:"A falta cometida por Polga, que, com o pé direito, tocou no pé esquerdo do adversário, fazendo-o cair foi cometida fora da área, justificando-se a marcação de um livre directo e a exibição de um cartão amarelo ao jogador do Sporting." E RS:"Leandro Branco sofre falta à entrada da área, e o árbitro transformou um livre contra o Sporting num pontapé de baliza a favor desta equipa." E AR:"Polga rasteira e empurra simultaneamente o adversário no limite da entrada da área de grande penalidade. Sendo assim, ficou por assinalar um livre directo contra o Sporting e por exibir um cartão amarelo a Polga."

- Resumindo: FALTA PERIGOSA CONTRA O SPORTING NO LIMITE DA GRANDE ÁREA NÃO ASSINALADA.


14ªJORNADA:SPORTING 2-0 MARÍTIMO (LUCÍLIO BAPTISTA - SETÚBAL)

- (2-0) 80' Cartão amarelo por amostrar a um jogador do Sporting. Izmailov efectua um corte com a mão. A acção era merecedora de sanção disciplinar. Diz RS:" Foi um corte que impediu a bola de continuar para o jogador adversário. Como tal, deveria ter sido exibido o amarelo."

- Resumindo: NADA DE MAIOR. CARTÃO AMARELO POR AMOSTRAR A JOGADOR DO SPORTING.


2ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:RIO AVE 0-1 SPORTING (JORGE SOUSA - PORTO)

- (0-0) 88' Golo do Sporting ilegal. No momento em que Hélder Postiga remata, Vukcevic encontrava-se em posição irregular. Diz JC:"Vukcevic já estava para além do penúltimo defensor desde o Carnaval do ano passado. O assistente distraiu-se, esquecendo-se, e assim, não ajuizou da melhor forma." E RS:"É um lance tão flagrante de fora-de-jogo, que nem sequer um analista de café errava um lance destes. É impossível que um árbitro assistente não assinale um fora-de-jogo destes. Já o Hélder Postiga recebe a bola em fora-de-jogo, como também o próprio Vukcevic, que acaba por fazer golo." E AR:"Vukcevic, no momento do remate de Hélder Postiga, estava claramente em fora-de-jogo. Depois, a bola vinda do poste, o jogador do Sporting tirou benefício de posição irregular para fazer golo. A evidência do lance é tanta, que tenho de considerar que António Vilaça cometeu um erro grave, com influência no resultado."

- Resumindo: GOLO DO SPORTING OBTIDO EM CLARÍSSIMO FORA-DE-JOGO...NÃO FOI POR CENTÍMETROS MAS POR METROS. INCRÍVEL.


3ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:SPORTING 5-1 P.FERREIRA (DUARTE GOMES - LISBOA)

- (3-1) 69' Penálti contra o Sporting não assinalado. Ferreira cai na área, após disputa com Izmailov, sem que o árbitro nada assinale. Incorrecta a decisão. Diz JC:"Com o pé esquerdo à frente de Ferreira e o braço do mesmo lado nas costas, Izmailov contribui para a queda do jogador do Paços de Ferreira. Grande penalidade por assinalar."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO.


15ªJORNADA:NACIONAL 1-1 SPORTING (ARTUR SOARES DIAS - PORTO )

- (1-1) 83' Falta perigosa contra o Sporting não assinalada. Há falta de Carriço sobre Rúben Micael .Diz JC:"Carriço rasteirou objectivamente o adversário: exigia-se o pontapé-livre directo, o que não sucedeu." E RS:"Penso que é o único erro do árbitro, pois o Carriço toca nas pernas do jogador do Nacional." E AR:" Carriço, efectivamente, dá um toque no pé de apoio do adversário provocando a sua queda. Ficou por sancionar um livre directo contra o Sporting, não se justificando a exibição de amarelo."

- Resumindo: FALTA PERIGOSA CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADA.



2ª VOLTA



16ªJORNADA:TROFENSE 0-0 SPORTING (NUNO CAMPOS - SETÚBAL)

- (0-0) 24' Penálti contra o Sporting não assinalado. Na sequência de um canto, Daniel Carriço comete falta sobre Valdomiro para penálti. Diz JC:" Carriço rodopiou e, com o braço esquerdo, empurrou o adversário, impedindo-o, assim, de cabecear o esférico. Impunha-se o assinalar de uma grande penalidade." RS:" Quando os dois jogadores saltam, Carriço, sem hipótese de chegar à bola, com o braço empurra o adversário no peito, cometendo grande penalidade." AR:" Daniel Carriço eleva-se para jogar a bola, no entanto sem possibilidades de lá chegar e, com o braço esquerdo, empurra o adversário, impedindo-o de jogar a bola. Ficou por sancionar uma grande penalidade."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO COM O RESULTADO EM 0-0.


17ªJORNADA:SPORTING 2-3 SP. BRAGA (JORGE SOUSA - PORTO)

- (0-0) 22' Perdoado cartão amarelo a jogador do Sporting. A entrada dura de Derlei sobre Luis Aguiar era merecedora de admoestação. Diz JC:" Derlei foi imprudente no modo como abordou o lance, fazendo falta que justificava e impunha a exibição do cartão amarelo." RS:" Deveria ter sido exibido cartão amarelo a Derlei, uma vez que o jogador do Sporting teve entrada por trás sobre Luis Aguiar." AR:" Derlei entrou de forma perigosa sobre o adversário. Falta merecedora de cartão amarelo. Mal o árbitro ao não sancionar Derlei com o respectivo cartão."

- Resumindo: PERDOADO CARTÃO AMARELO A JOGADOR DO SPORTING.


MEIAS-FINAIS DA TAÇA DA LIGA:SPORTING 4-1 FC PORTO (CARLOS XISTRA – CASTELO BRANCO)

- (0-1) 35' Penálti contra o F.C.Porto mal assinalado. Pedro Emanuel não comete falta sobre Polga passível da marcação da grande penalidade. Diz JC:" Há contacto fortuito na disputa da bola, próprio do futebol, que Polga dourou conquistando aquilo a que não tinha direito. Alguns outros contactos semelhantes sucederam a meio-campo e não tiveram o mesmo juízo."

- (1-1) 47' Penálti contra o F.C.Porto mal assinalado.Esteve mal o árbitro ao marcar penálti por falta de Sapunaru sobre Postiga. Diz RS:" Não há grande penalidade. Há um toque do Sapunaru na bola e aproveitamento do Postiga, que cai. O árbitro foi ludibriado, e não houve penálti."

- Resumindo: DOIS PENÁLTIS A FAVOR DO SPORTING QUE NÃO EXISTIRAM QUANDO O F.C.PORTO LIDERAVA O MARCADOR.


18ªJORNADA:BELENENSES 1-2 SPORTING (PEDRO HENRIQUES - LISBOA)

- (1-0) 62' Perdoada expulsão , cartão vermelho directo de um jogador do Sporting. Não se aceita o amarelo a Rochemback, após entrada sobre Diakité. Diz JC:" Rochemback não cometeu uma falta qualquer. Pontapeou deliberadamente, em retaliação objectiva por cotovelada involuntária do adversário no primeiro tempo. Seria cartão vermelho e não amarelo." AR:" Rochemback, sem qualquer hipótese de jogar a bola, pontapeou a perna do adversário, sendo assim, e caso o árbitro fosse rigoroso, deveria ter sido exibido o vermelho ao jogador do Sporting."

- (1-1) 76' Perdoada expulsão , cartão vermelho directo de um jogador do Sporting. Faltou sanção disciplinar a Pedro Silva, que comete falta sobre Saulo. Diz JC:" Pedro Silva não foi angélico ao alongar o movimento com o pé depois de pontapear a bola. Foi objectivo e violento. O cartão vermelho impunha-se, mas o árbitro deve ser avesso a essa cor." AR:" Sim, Pedro Silva eleva a bota para jogar a bola, vindo a manter esta elevação por forma a atingir o adversário de forma muito perigosa. Justificava-se aqui acção disciplinar pelo árbitro e, sendo rigoroso, o cartão vermelho."

- Resumindo: PERDOADAS DUAS EXPULSÕES COM CARTÃO VERMELHO DIRECTO A JOGADORES DO SPORTING.


19ªJORNADA:SPORTING 3-2 BENFICA (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)

- (0-0) 9' Penálti contra o Sporting não assinalado. Rochemback comete falta sobre Aimar na área leonina. Diz JC:" Rochemback empoleirou-se no adversário derrubando-o, fazendo falta merecedora de grande penalidade, na sequência de um lançamento lateral de que os encarnados beneficiaram." RS:" Há uma escaramuça, passível de marcação de grande penalidade, por puxão de Rochemback a Aimar." AR:" Sim, já com a bola em jogo, Rochemback agarra e derruba Aimar, impedindo-o de jogar a bola. Ficou assim por sancionar uma grande penalidade contra o Sporting."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO COM O RESULTADO EM 0-0.


20ªJORNADA:F.C.PORTO 0-0 SPORTING (JOÃO FERREIRA - SETÚBAL)

- (0-0) 17' Penálti contra o Sporting não assinalado. Rodríguez é puxado por Pedro Silva na área, justificando-se castigo máximo (penálti). Diz JC:" É evidente que ficou por assinalar uma grande penalidade. Com o braço direito, o jogador do Sporting agarrou e puxou o adversário, causando-lhe a queda. Lance deveria ter sido punido com castigo máximo." RS:" Ficou por assinalar uma grande penalidade. Além de ter sido puxado, o jogador do FC Porto é rasteirado por Pedro Silva. Uma distracção grave do árbitro João Ferreira."

- (0-0) 90'+1' Falta na área do Sporting mal assinalada.Na conversão de um canto, não há falta ofensiva de algum jogador do FC Porto. Diz JC:" Não houve qualquer infracção. Não se compreendeu qual o motivo para a interrupção." RS:" Não houve qualquer falta por parte de algum jogador do FC Porto na área do Sporting quando decorria a marcação de um canto. Não se compreendeu a marcação da falta." AR:" Após a marcação de um canto, alguns jogadores do FC Porto tentam alcançar a bola, mas não se vislumbrou qualquer falta, pelo que não terá tomado a melhor decisão o árbitro da partida."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO.


21ªJORNADA:SPORTING 2-0 P.FERREIRA (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)

- Nada a assinalar.


22ªJORNADA:SPORTING 2-0 RIO AVE (ELMANO SANTOS - MADEIRA)

- Nada a assinalar


FINAL DA TAÇA DA LIGA:SPORTING 1-1 BENFICA (2-3 A.G.P) (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)

- (0-0) 31' Perdoado cartão amarelo a jogador do Sporting. Lucílio Baptista devia ter agido disciplinarmente no diferendo entre Derlei e Miguel Vítor. Diz RS:" Derlei devia ter sido amarelado, por comportamento incorrecto." AR:" Derlei dirige-se a Miguel Vítor para tirar satisfações e, no seu percurso, Luisão teve conduta antidesportiva. Faltou amarelo a Derlei e a Luisão."

- (1-0) 63' Perdoada expulsão , duplo amarelo, de um jogador do Sporting. Polga devia ter visto o segundo amarelo após falta (não assinalada) sobre Suazo. Diz JC:" Polga viu o primeiro um minuto antes, o que terá condicionado a não exibição do segundo amarelo, que se impunha." RS:" Polga comete uma infracção e depois também e era o segundo, mas o árbitro branqueou a situação." AR:" Polga, que tinha visto amarelo um minuto antes, comete uma falta que lhe devia ter valido o segundo amarelo. Muita falta de coragem."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO SPORTING, MAIS UM AMARELO PERDOADOS A UM JOGADOR DO SPORTING.


23ªJORNADA:LEIXÕES O-1 SPORTING (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)

- (0-0) 10' Perdoado cartão amarelo a jogador do Sporting.Entrada a pés juntos de Romagnoli deveria ter sido sancionada com amarelo. Diz JC:" Sem dúvida: entrada imprudente justificava acção disciplinar. Podia também substituir por advertência verbal, o que não aconteceu." SD:" Cartão amarelo era o que havia de mostrar. O jogo tinha começado há 10' e o momento era para cartão amarelo."

- (0-1) 23' Perdoado cartão amarelo a jogador do Sporting. João Moutinho pontapeia a bola para longe com o jogo parado. Devia ter visto amarelo. Diz JC:" O pontapé efectuado por João Moutinho deveria ter sido punido com cartão amarelo." RS:" Diz a lei que deve mostrar o amarelo depois de ostensivamente pontapear com o jogo interrompido. Mas o árbitro tem critérios diferentes..." AR:" Depois de ter interrompido a partida chutou a bola para longe. O incumprimento da lei deveria ter sido advertido com cartão amarelo."

- (0-1) 24' Perdoada expulsão , cartão vermelho directo de um jogador do Sporting. Rochemback deveria ter sido castigado por acertar com dureza num rival após um corte. Diz JC:" Alivia com o pé direito e deliberadamente alonga o movimento, atingindo Diogo Valente no baixo ventre. Impunha-se cartão vermelho." RS:" Alivia a bola e, ostensivamente, atinge o jogador do Leixões com a sola da bota, propositadamente. Devia ter mostrado cartão vermelho." AR:" Aliviou a bola e depois, de uma forma intencional, exibe os pitons na perna do adversário de forma violenta, a justificar o cartão vermelho."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO SPORTING, MAIS DOIS AMARELOS PERDOADOS A JOGADORES DO SPORTING.


24ªJORNADA:SPORTING 3-1 NAVAL (RUI COSTA - PORTO)

- (2-1) 64' Penálti contra o Sporting não assinalado. Miguel Veloso desvia com a mão o livre cobrado por Marcelinho. Grande penalidade. Diz JC:"O gesto de Miguel Veloso, se bem que susceptível de ser entendido como protecção ao remate efectuado, interferiu com a bola. Noutras circunstâncias o jogador utilizaria o peito. Por isso, a grande penalidade, se assinalada, não se teria perdido."

- (2-1) 74' Perdoado cartão amarelo a jogador do Sporting. Pedro Silva atinge Alex Hauw na face. Há falta. E justificava-se acção disciplinar. Diz RS:" Pedro Silva devia ter visto o amarelo por ter atingido o adversário com ombro. Era falta e amarelo, mas o árbitro preferiu não marcar nada."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO QUE PODERIA DAR O EMPATE E CARTÃO AMARELO PERDOADO A JOGADOR DO SPORTING.


25ªJORNADA:V.GUIMARÃES 1-2 SPORTING (BRUNO PAIXÃO - SETÚBAL)

- (0-0) 22' Perdoado cartão amarelo a jogador do Sporting. Foi perdoado um cartão amarelo a Liedson por falta dura sobre Nuno Assis. RS:" A falta é um pouco dura e o árbitro poderia ter mostrado o amarelo a Liedson, já que houve outros lances semelhantes com admoestação."

- (0-0) 33' Perdoado cartão amarelo a jogador do Sporting. Derlei simulou, de facto, falta na área. Deveria ter sido admoestado. Diz JC:" Derlei simulou de forma grosseira uma grande penalidade. A acção impunha a exibição de cartão amarelo, o que o árbitro não fez." RS:" Foi simulação. O árbitro deveria ter mostrado o cartão amarelo a Derlei, uma vez que simulou, de forma caricata, uma grande penalidade." AR:" Derlei simulou uma pretensa grande penalidade, pelo que devia o árbitro, para além da sanção técnica, exibir o cartão amarelo ao jogador do Sporting."

- (1-0) 57' Perdoada expulsão , cartão vermelho directo de um jogador do Sporting. Foi mal mostrado o cartão amarelo a Derlei por derrube a Gregory. Diz JC:" Mal mostrado. Derlei projectou-se, de alguma distância, com o pé na frente, atingindo o adversário com a sola da bota.Impunha-se vermelho." SD:" Deveria isso sim ter mostrado o cartão vermelho a Derlei por uma entrada violenta sobre as pernas do jogador adversário." AR:" Derlei entrou de forma violenta sobre o adversário e, no cumprimento das leis, devia o árbitro exibir o cartão vermelho ao jogador do Sporting."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO SPORTING COM RESULTADO EM 1-0, QUANDO ESSE MESMO JOGADOR CONTRIBUIU PARA REVIRAVOLTA NO MARCADOR QUANDO JÁ NÃO DEVIA ESTAR EM CAMPO, MAIS DOIS CARTÕES AMARELOS PERDOADOS A JOGADORES DO SPORTING, UM DOS QUAIS AO TAL JOGADOR QUE DEVERIA TER SIDO EXPULSO.


26ªJORNADA:SPORTING 2-1 E.AMADORA (VASCO SANTOS - PORTO)

- (1-0) 45' Cartão amarelo mal amostrado a jogador do Estrela. Não se aceita o amarelo a Hugo Gomes, na sequência de derrube a Liedson. Diz JC:"O jogador do Estrela estava em desequilíbrio, havia outros companheiros por perto e o cartão amarelo de modo algum se exigia."

- (1-2) 83' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Polga rasteira Moreno. Ficou por exibir o segundo amarelo ao jogador do Sporting. Diz JC:"Polga, uma vez mais, foi imprudente. Deslizou no terreno e lateralmente derrubou o adversário. O segundo amarelo exigia-se o que não sucedeu." RS:"Polga dá um pontapé nas pernas do jogador do Estrela, o que implicava o segundo amarelo ao central do Sporting." AR:"Polga entrou por trás sobre o adversário, falta que justificava a exibição do segundo cartão amarelo e respectivo vermelho ao jogador do Sporting. Esteve, mais uma vez, mal o árbitro no aspecto disciplinar."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO SPORTING E CARTÃO AMARELO MAL EXIBIDO A JOGADOR DO ESTRELA.


27ªJORNADA:ACADÉMICA 0-0 SPORTING (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)

- (0-0) 26' Perdoado cartão amarelo a jogador do Sporting. Adrien merecia ter sido admoestado por entrada sobre Pedrinho. Diz RS:" A entrada perigosa de Adrien poderia ser meritória de cartão amarelo." AR:" Adrien entrou de pitões na frente de forma perigosa sobre o adversário. Para além da falta que o árbitro sancionou, deveria ter havido lugar a cartão amarelo."

- Resumindo: PERDOADO CARTÃO AMARELO A JOGADOR DO SPORTING.


28ªJORNADA:SPORTING 2-1 V.SETÚBAL (DUARTE GOMES - LISBOA)

- (0-0) 24' Penálti contra o Sporting não assinalado.Existe falta de Tonel sobre Robson dentro da grande área do Sporting. Diz RS:" Tonel apoiou-se em Robson, e o árbitro devia ter interrompido a partida para a marcação de uma grande penalidade."

- (1-1) 54' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. O árbitro agiu mal ao admoestar Derlei e Zoro com o cartão amarelo. Diz JC:"A falta cometida por Zoro foi normalíssima, mas Derlei reagiu bruscamente dando uma cotovelada no adversário. Justificava-se a exibição do cartão vermelho para o avançado do Sporting." RS:"O árbitro interpretou mal o lance. Zoro mereceu o cartão amarelo pela falta, que o árbitro devia ter marcado. Derlei devia ter sido expulso pela cotovelada que deu ao defesa do Setúbal." AR:"Zoro comete falta sobre Derlei, e este, tentando tirar desforço do adversário, dá-lhe uma cotovelada. Devia o árbitro ter exibido um cartão vermelho ao jogador do Sporting."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO COM RESULTADO EM 0-0 E PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO SPORTING QUANDO SE VERIFICAVA UM EMPATE.


29ªJORNADA:MARÍTIMO 1-2 SPORTING (JORGE SOUSA - PORTO)

- (1-2) 90'+1' Falta perigosa à entrada da área não assinalada contra o Sporting. Existe falta de Adrien sobre Manu, à entrada da grande área do Sporting. Diz JC:"Fica a ideia de que Manu foi tocado, se bem que tenha feito algum teatro. Ficou um livre por assinalar." RS:" O jogador do Marítimo foi rasteirado por Adrien, e devia ter sido assinalado livre contra o Sporting." AR:" Adrien, sem hipótese de jogar a bola, atingiu a perna de Manu. Ficou assim por sancionar uma falta contra o Sporting no limite da grande área."

- Resumindo: FALTA PERIGOSA À ENTRADA DA ÁREA NÃO ASSINALADA CONTRA O SPORTING.


30ªJORNADA:SPORTING 3-1 NACIONAL (PAULO BAPTISTA – PORTALEGRE )

- Nada a assinalar.










Brevemente o Vol.3