terça-feira, junho 22, 2010

JORGINHO, OLHO FINO....:-))

Direitos TV: Benfica acerta com SportTV novo contrato milionário

Valor em cima da mesa não foi divulgado, mas deverá ficar abaixo dos 25 milhões inicialmente pedidos pelo Benfica


A Olivedesportos pode estar prestes a garantir a renovação dos direitos de emissão dos jogos do Benfica na Liga portuguesa de futebol. O actual contrato entre a empresa de Joaquim Oliveira e o clube encarnado termina no final da época 2012/13 e o i sabe que as duas partes estão em negociações avançadas para a prorrogação do contrato. A base para o acordo estará no meio termo entre os cerca de 25 milhões de euros anuais exigidos pelo Benfica para a renovação e os 9 milhões por época que a SportTV - detida a 50% pela Olivedesportos e pela Zon - paga actualmente aos encarnados.

O esboço de entendimento surge dois meses depois de o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, ter ameaçado procurar um novo parceiro no sector audiovisual se a SportTV não aumentasse consideravelmente os valores pagos anualmente ao clube. A direcção encarnada chegou mesmo a ponderar o lançamento de um concurso internacional para a venda dos seus direitos de emissão, no caso de não conseguir chegar a acordo com Joaquim Oliveira. Mas agora o discurso muda de tom. "Sempre dissemos que daríamos preferência ao nosso parceiro dos últimos anos, mas não podemos comentar o ponto actual das conversações", explicou ao i uma fonte próxima da direcção encarnada. Com uma ressalva: "O Benfica mantém tudo o que disse em relação aos valores desejados", assegura a mesma fonte.

O contrato ainda em vigor garante ao clube cerca de 9 milhões de euros por época pela emissão dos jogos do Benfica no seu estádio. Um valor que a direcção do clube considera inaceitável, à luz das audiências e das receitas comerciais que a equipa gera no mercado televisivo português. O argumento tem por base o facto de ser o clube nacional com mais adeptos e a constatação de que o futebol é um dos conteúdos televisivos que desperta mais interesse junto dos telespectadores. Em 2009, por exemplo, a lista de 20 programas mais vistos do ano contemplava a emissão de oito jogos de futebol da Liga Sagres, da Selecção e das competições europeias de clubes.

"O dobro é pouco", avisou Luís Filipe Vieira no final de Março, elevando a fasquia exigida à Olivedesportos para mais de 20 milhões de euros por ano. A pressão sobre Oliveira foi reforçada pelos vários cenários equacionados pela direcção do Benfica para encontrar alternativas à Olivedesportos. Nomeadamente a emissão dos jogos no canal Benfica TV, com o apoio da Portugal Telecom: a operadora é patrocinadora oficial do clube e detém a plataforma de televisão por subscrição Meo - que é concorrente da Zon e que tem o exclusivo para a distribuição do canal oficial do Benfica.

Na perspectiva de alguns analistas de mercado, o montante exigido pela direcção do Benfica é incomportável para o panorama audiovisual português: segundo estimativas do Omnicom Media Group, o investimento publicitário na televisão portuguesa em 2010 deverá atingir cerca de 373,5 milhões de euros: 341,2 milhões nos canais de sinal aberto e 32,2 milhões nos canais por cabo. Um valor que dificulta substancialmente a rentabilização de um conteúdos que custe 25 milhões de euros anuais a uma estação de TV - no caso a SportTV, canal codificado disponível apenas por cabo.

A direcção do Benfica recorre, no entanto, a outros argumentos. Com particular enfoque no pormenor de a SportTV ser um canal pago, com uma mensalidade de 24 euros e subscrito por mais de 600 mil assinantes. Ou seja, este canal de desporto gera uma receita anual superior a 140 milhões de euros, sendo que o seu principal trunfo para garantir a adesão dos subscritores é a emissão da Liga Sagres. Além disso, a estimativa de gasto anual da estação na compra dos direitos de emissão de todos os clubes portugueses não ultrapassará os 42 milhões de euros anuais.

A administração da Olivedesportos não esteve disponível para comentar as negociações em curso com o Benfica. Mas a fonte da direcção encarnada contactada pelo i garante que, embora não exista "um calendário delineado" para a conclusão das conversações, pretende ver o negócio "fechado o quanto antes".

FC Porto atento ao negócio Tal como acontece nos relvados, o FC Porto promete marcação cerrada ao Benfica nas negociações para a renovação destes direitos televisivos. Segundo informações recolhidas pelo i, a direcção liderada por Pinto da Costa está atenta às conversações entre o clube da Luz e a SportTV e tem o contra-ataque preparado: a confirmar-se a inflação dos valores anualmente recebidos pelos encarnados, o FC Porto tentará incluir no próximo acordo com a empresa de Joaquim Oliveira uma cláusula que lhe garanta receber entre 80% a 90% dos valores pagos pela Olivedesportos ao Benfica. O contrato em vigor entre o FC Porto e a Olivedesportos foi assinado no final de 2008, é válido até ao final da época 2013/14 e contempla o pagamento global de 51,7 milhões de euros. O que representa cerca de 8,6 milhões de euros por época.

in i





------------
Câmara Corporativa