segunda-feira, setembro 19, 2011

VILLAS-BOAS VS VITOR PEREIRA





Muito se tem falado nas últimas horas nas alterações de jogo para jogo que tem feito Vítor Pereira. Como já disse ontem, Vítor Pereira teve um início difícil com muitas incertezas de quem ficaria no plantel, a juntar aos vários jogadores nas selecções e a culminar com algumas lesões nos últimos tempos. Mas a sensação que se fica, é que muda mais que o necessário, e curiosamente, tem-se agravando nos últimos jogos, ao mesmo tempo que tinha mais jogadores disponíveis, o que talvez demonstre ainda alguma inconsistência do onze base. Parece que está agora na tal pré-época que não teve com esta totalidade de jogadores. A azul, coloquei as mudanças que foram feitas de um jogo anterior para outro e se por exemplo, ontem, tínhamos dois jogadores incapacitados, isso não invalidou que o Vítor Pereira alterasse 6 jogadores em relação ao jogo anterior. Parece-me muito, especialmente numa fase que se tem de criar rotinas, etc.

Mas podemos comparar com as alterações do Villas-Boas o ano passado. Nota-se que há uma maior consistência. Temos a entrada de Ukra , quando o Hulk se ausentou por morte de familiar, e depois 4 alterações num jogo que já vinha decidido da 1ªmão, e tirando trocas pontuais de Belluschi/Ruben e Fucile/Sapunaru ou até Varela/C.Rodriguez, o onze está estabilizado.




Não é por um jogo menos conseguido que vai cair o Carmo e a Trindade, e o corajoso Vítor Pereira até aqui irá transformar-se num inventor, mas que há necessidade de estabilização de um onze lá isso há. Digo sinceramente que ficava sempre receoso, quando via constantes mexidas na equipa , mas os resultados e algumas boas exibições, pelo menos partes de alguns jogos, davam-lhe autoridade para as ter feito. Desta vez correu mal, e as ausências de Hulk e até Álvaro Pereira(que não tem sido tão influente como na última época) não justificam tudo o que de mau se fez ontem.

Vem aí um teste a sério. Ironicamente, mais uma vez, com várias mexidas no onze.