quarta-feira, julho 09, 2014

O PIOR MUNDIAL DE SEMPRE

Ou um dos piores para Brasil, para a Espanha, para Portugal e provavelmente mais alguns. Ontem, o Brasil e o mundo ficou escandalizado. Uma equipa com uma pressão imensa sobre os ombros, partia para o jogo decisivo sem a sua estrela maior e um das maiores do mundo futebolístico a acrescentar o esteio da defesa, o seu capitão e jogador essencialmente no clube onde joga e por isso vale dezenas de milhões de euros. Durante 15 minutos, a selecção brasileira ainda disfarçou essas ausências e até se pode dizer que esteve por cima, pressionava e corria mais, mas cedo se confirmou o quanto decisiva era a voz de comando do capitão. Bastou o primeiro golo para colocar a nu a importância da sua ausência. Depois, aquele vendaval de golos consecutivos, de erros inadmissíveis, foram fruto dessa ausência de liderança defensiva que contaminava o meio-campo, e isto com os alemães a jogarem em ritmo de passeio e a fazer o que queriam. Isto não era o Brasil que tínhamos visto até aqui, mesmo não deslumbrando. É verdade que agora podem atirar-se ao Scolari e ele por vezes coloca-se a jeito com as suas atitudes, mas justiça seja feita que ele aparece na selecção porque o Brasil não ganhava nada com os técnicos anteriores. Mano Menezes fracassou na Copa América e no Jogos Olímpicos.

Scolari ganhou a Taças das Confederações ganhando  ao México, goleando a Itália por 4-2 , o Uruguai e esmagou a Espanha por 3-0 na final. Neste Mundial ultrapassou um das selecções que mais qualidade apresentou, a Colômbia, que venceram inequivocamente e tendo visto o jogo à posteriori também não percebi as críticas à arbitragem, a não ser no aspecto disciplinar e nisso não sei quem se sairia melhor. Por isso, é prematuro e precipitado, perante um desastre destes colocar tudo em causa, que o Brasil não vale nada e chegar à conclusão que outros teriam feito melhor. Claro, à posteriori todos são bestiais. E os derrotados a pior coisa já vista à face da terra. O futebol é assim ingrato.

Mas também não deixa de ter piada que a equipa que empatou sofridamente com o Gana,  que esteve quase a ser eliminada pela Argélia, leram bem Argélia e safou-se no prolongamento e sem merecimento, é agora colocada nos píncaros da perfeição futebolística e uma força quase inacessível.

Joaquim Low esteve há 8 dias de ser o Scolari de hoje. A derrota do Brasil de Scolari foi de tal forma esmagador, que não se repetirá durante anos. São daquelas coisas sem explicação em que tudo corre mal, já o Low se perde com a Argélia não sei qual seria a explicação que teria para dar. Mas hoje ninguém pensa nisso. O futebol é assim. Veremos como acaba. Provavelmente ainda iremos assistir a mais peripécias. O pior Mundial de sempre para alguns , mas o melhor de sempre para nosso divertimento.