terça-feira, março 09, 2004

Miguel Sousa Tavares: Esta noite em Manchester

« Hoje à noite namorar, sem ter medo da saudade, sem vontade de casar...»

ELIS REGINA


1- Que hipóteses tem o FCPorto esta noite em Manchester? Sejamos realistas: poucas, quase nenhumas. O manchester é um potentado do futebol mundial, tem jogadores de outro mundo, um banco de suplentes que , só para o ataque, dispõe de Cristiano Ronaldo,Solskjaer e Diego Forlan, um orçamento que é dez vezes superior ao FCPorto e 30% superior à soma dos orçamentos de todos os clubes da I divisão portuguesa, um estádio com 60000 pessoas debruçadas sobre o relvado garantindo um ambiente infernal, onde é quase impossivel manter a calma e a concentração, e, como se isto não bastasse, esta noite, como habitualmente, o Manchester United vai ter ainda a seu favor os ventos da UEFA e um timoneiro ao seu dispor.

Para ter alguma remota hipótese de se opor a tudo isso, um FCPorto, ainda para mais desfalcado e algumas peças decisivas(ai,Derlei, malfadado jogoi de Alverca...!), vai precisar de três coisas o tempo todo: frieza, coragem e sorte.

Frieza para aguentar o ambiente, os cânticos e gritos constantes, a tentativa de pressão e de intimidação que os red devils, apoiados pela sua gente, vão tentar desde o prmeiro minuto. O FCPorto lembra-se da experiencia, desde a ultima vez que aqui esteve,em que, atordoado pelo ambiente , foi cilindrado antes mesmo de ter conseguido pegar na bola e mostrar que não era assim tão pior que o Manchester.Mas,quando o fez, já o destino estava indelevelmente traçado.Esta noite, e desde o primeiro minuto, o FCPorto vai ter de se lançar num combate de vida e morte contra a fatalidade do destino. Para tal, vai precisar de uma frieza de icebergue, como se fosse uma equipe de surdos tratados a Xanax, de olhos postos num objectivo que nada e ninguém conseguirá distrair.

Depois, vai precisar de imensa coragem. Coragem para não recuar sistematicamente, para defender longe da área e do jogo aéreo, tipo rolo compressor do Manchester, e coragem para atacar sempre que puder, atacar sem descanso o lado fraco dos ingleses, que é o centro da defesa, e atacar com o único tipo de jogo que os desnorteia-passes curtos e tabelinhas, os improvisos e malabarismos, o futebol de rodeio e imaginação, o samba e o vira. E não ter medo de provocar,investir, ferir o monstro.

Enfim, vai precisar de muita sorte. Do tipo de sorte que o Manchester teve no Porto, ao perder por apenas 2-1 tendo feito um único remate à baliza e esse de livre. Mas também do outro tipo de sorte: é preciso que o arbitro não ofereça ao Manchester, como no Porto, um livre inexistente, ou um penalty já adivinhado, ou uma expulsão sem motivo ou um golo anulado ao ataque do Porto sem razão. È preciso que o arbitro se esqueça de que o Manchester vale infinitamente mais nos qusrtos-de-final da LC do que uma simpática, mas pobre, equipa portuguesa. No ano passado , quando estive em Sevilha par a final da UEFA, tive ocasião de ver como se tratavam os funcionarios do organismo: era o Hotel Afonso XIII, um dos mais luxuosos de Espanha, posto por conta da comitiva uefeira, todas as salas de reuniões reservadas até três dias depois do jogo, sala de refeições exclusivas para meninas e meninos da UEFA, um batalhão de carros e limousines estacionados por conta cá fora, enfim, uma panóplia de mordomias dignas da OPEP. Quem paga tudo isto, mais os seus magnificos ordenados? As transmissões televisivas. E pagam com que critério? Bom, pagam 20 vezes mais por um jogo do Manchester do que por um jogo do FCPorto. Ora, é aqui que a questão se torna séria: para poder continuar a garantir os ordenados e o «train de vie» do pessoal da UEFA, é necessário, imperioso mesmo, que não haja muitos Davides a fazerem frente aos Golias. Sob pena de todo o negócio ficar comprometido.

Digamos que , na Europa do futebol, existem uns sete magníficos, que integram o primeiro escalão e são, por si sós, a garantia da prosperidade do negócio: Real Madrid e Barcelona, Manchester e Arsenal,Juventus e Milan e Bayern Munique. Depois, vem uma segunda divisão composta por Chelsea e Liverpool, Valencia e Corunha, Inter, Roma e Lázio, PSG, Mónaco e Ajax. Depois, vem uma terceira divisão onde está o FCPORTO, o Celtic, o PSV, o Lyon e o Bordeus, o Wreden Bremen e o Eintrach de Frankfurt, o Galatasaray e o Spartak de Moscovo e mais algum clube flutuante, que pode ser belga, sueco, checo, suiço ou austriaco.

A segunda e terceira divisões europeias são essenciais para comporem a fase de grupos da LC, mas a partir daí são despiciendas ou até prejudiciais e a UEFA deseja, ou recomenda mesmo, que tratem desaparecer de cena a partir os oitavos-de-final. Um clube da terceira-divisão, como o FCPORTO, conseguir chegar aos quartos-de-final é uma proeza só repetivel cada seis anos; conseguir chegar lá afastando monstros sagrados, como o Milan, o Real ou o Manchester, é praticamente uma impossibilidade. É essa impossibilidade que esta noite se pede ao FCPORTO.


2- Não deixa de ser notável que José Veiga, o ex-da Casa do FC Porto no Luxemburgo, e o homem que jurou que um dia iria conseguir apear Pinto da Costa da Direcção do FC Porto para se vingar por ele ter vendido o Zahovic para o Valencia (Olimpiakos), por iniciativa própria e em condições muito mais vantajosas para o clube, possa agora vir a ocupar-se institucionalmente do futebol do Benfica. Depois de um sportinguista a tratar da imagem, teremos agora um portista arrependido a tratar do futebol do Benfica!


3- A mesma agência que agora se ocupa da imagem do Benfica, vai-se ocupar também da imagem do Euro. E a mesma empresa que faz a imagem a Santana Lopes e à Câmara de Lisboa, a Durão Barroso e ao PSD para as eleições europeias, ganhou o concurso para produção dos espectáculos da abertura e fecho do Euro2004,apesar de, segundo o Expresso, o seu preço ser substancialmente superior a todos os apresentados pelos outros doze concorrentes. Para quem ainda se lembra da indecorosa cena do estado-maior do Benfica a apresentar-se, pela mão de Santana Lopes, a prestar vassalagem ao PSD, nem jantar de campanha eleitoral para as legislativas, tudo isto cheiro muito mal. Benfica-PSD-Câmara de Lisboa-Euro2004: tudo a mesma luta?