sábado, junho 27, 2009

MODALIDADES NA RTP



Este fim-de-semana disputa-se a Final Four da Taça de Portugal de Andebol, podendo o F.C.Porto fazer a dobradinha. Os jogos serão transmitidos na RTP2.

Meia-final 1 » F.C.Porto-Madeira SAD » 15:05 RTP2
Meia-Final 2 » ABC- Benfica » 17.00 RTP2
Final amanhâ » 17:00 RTP2

E é aqui que eu quero chegar...

Como se sabe, e não é que me tenha feito falta pois pouco ligo, não houve transmissões televisivas da Final do campeonato de Hóquei em Patins entre o F.C.Porto e o Juventude de Viana. Alguns meus amigos e colegas queixaram-se que a RTP isto, a RTP aquilo...se fosse a lampionagem transmitiam, bla...bla...Mas ao fazer aqui a limpeza por jornais acumulados aos longos dos últimos tempos li que afinal não houve vontade dos clubes para que houvesse transmissão...um autêntico tiro nos pés, como bem refere o comentário do Carlos Flórido no OJOGO.

Vejámos:

Hóquei deixa televisão de fora da final

A final do Nacional de hóquei em patins tem o primeiro jogo amanhã, às 17h00, no pavilhão de Fânzeres, e sem transmissão televisiva. Aliás, afigura-se complicada a transmissão de qualquer dos jogos - a final do play-off disputa-se à melhor de cinco -, pois a Federação Portuguesa de Patinagem ainda não conseguiu responder da melhor forma à proposta que recebeu da RTP - via Wall Street, a empresa que possui os direitos de imagem da modalidade - a 27 de Março, propondo datas para todas as partidas, de forma a encaixá-las na sua programação. "Somos coerentes e queremos transmitir jogos da final, tal como fizemos nas meias-finais, mas as grelhas de programação são feitas com antecedência e há compromissos assumidos, daí termos sugerido datas com tanta antecedência", explicou-nos Miguel Barroso, subdirector de informação da RTP. Para o operador televisivo apenas está confirmada a ausência de transmissão amanhã, mas António Longarito, presidente da Juventude de Viana, já nos informou que "se o FC Porto não muda a hora do jogo, nós também não mudamos", o que comprometerá o televisionamento da segunda partida, enquanto a terceira está marcada para 3 de Junho, uma quarta-feira. E a RTP apenas faz directos ao fim-de-semana.



Dizia Carlos Flórido:

Patinar na hora de negociar

Consigo entender que o FC Porto não quisesse fazer o primeiro jogo da final de hóquei em patins no domingo, dia em que o futebol festeja o título e ainda teria a concorrência do andebol; compreendo menos que a Juventude de Viana não queira antecipar em algumas horas a segunda partida, de molde a garantir a transmissão televisiva; e não percebo de vez a marcação do terceiro jogo entre ambos para uma quarta-feira, sabendo-se de antemão que a RTP2 só tem directos de modalidades à semana quando a isso é verdadeiramente obrigada. Tudo isto para concluir que o hóquei em patins, uma modalidade onde o equilíbrio dos que a praticam é fundamental, não consegue tê-lo face a um assunto tão importante como a negociação das transmissões televisivas da sua final de campeonato. Quando se sabe que as modalidades não garantem audiências de molde a gerarem concorrência entre os operadores televisivos, as menos ágeis a negociar estão condenadas a perder de vez o seu espaço. E é esse o risco que o hóquei em patins corre.

Este argumento é surreal:

Final continua sem televisão

O segundo jogo da final do play-off entre FC Porto e Juventude de Viana, agendado para dia 30 (21h30), não será transmitido na televisão. A explicação oficial prende-se com a indisponibilidade do Pavilhão Municipal de Monserrate para alteração de horário, já que, no sábado à tarde, o recinto está ocupado com um jogo distrital de futsal. Entretanto, o terceiro jogo, em Fânzeres, foi antecipado para terça-feira, dia 2 de Junho (21h00).




Como se vê a RTP não tem todas as culpas...muitas vezes a estupidez dos clubes chega e sobra...