quinta-feira, fevereiro 03, 2011

DAQUI A 77 DIAS FAREMOS O TRI...:-))








Ainda estive indeciso entre este título do post ou este:"A Taça de Portugal não é a Liga dos Campeões"...aliás,até já estou a pensar no título para o dia 24 Fevereiro:" A Liga dos Coitadinhos não é a Liga dos Campeões" :-))

...mas é melhor "daqui a 77 dias faremos o tri"...ou seja, fora da Taça da Liga, fora da Liga dos Coitadinhos e finalmente para acabar em beleza fora da Taça de Portugal...o tri perfeito...:-))

Taças da Liga ,Taças de Portugal? Para quê que a gente precisa disto...dizem aí os inchados, aburguesados...

Vai ser uma limpeza...não vamos precisar mais de fazer gestão de plantel...estaremos folgadíssimos...:-))


Quanto ao jogo...foi um jogo de merda, a começar logo pelas duas oferendas aos lampiões...o jogo quase que parecia o dos 5-0, mas ao contrário...nesse jogo, em 7 remates na 1ªparte marcamos 3 golos...desta vez estava a ver que o resultado se ia inverter...

Quantas oportunidades de golo tivemos? Uma , duas?

Só sei que foi mais uma exibição espectacular da equipa treinada pelo "arrotador de postas de pescadas, sem curriculum para tal"...soberba...na continuação de muitas, com um fogacho aqui e ali...

Nem contra 10...o "arrotador de postas de pescadas, sem curriculum para tal" não deve ter estudado essa possibilidade...perdeu-se naquela resma de papeis tácticos com o seu adjunto...:-))

Ui...ui...se fosse o JUJU que tivesse inventado assim...

Ainda bem que andaram a descansar na Taça da Liga...notou-se claramente...:-)

Eu queria um vantagem por 2 golos, só que saiu ao contrário...:-))

É evidente que mesmo perante este resultado, eu no fundo, no fundo ainda acredito...sou um homem de fé...:-)) Vamos a penáltis...:-)





Mas estou surpreendido com o facto do Jorginho não ter feito declarações (ele tanto gosta de fazer nestas ocasiões, especialmente quando ganha ou há casos de arbitragens), dizendo que não foi ele que vendeu o David Luiz, nem foi ele que comprou um avançado por 6 milhões(75% das pernas) que nem sequer é convocado quando o outro avançado está lesionado...estou espantado...

Espantado também estou por o Autocarro do Benfica ter sido apedrejado na auto-estrada...raramente isto acontece...:-)


Concentremo-nos no "bolo" e ainda bem que a lampionagem teve diarreia colectiva no início do campeonato, senão ia ser bonito...


João Vieira Pinto sobre o jogo:

1-Pressão alta do Benfica surpreendeu o FC Porto

Assistimos a um bom jogo de futebol, emotivo, com golos e uma táctica bastante surpreendente e eficaz por parte do Benfica. Cedo se perceberam as dificuldades que o FC Porto ia ter, sobretudo na construção do jogo ofensivo. A pressão alta feita - e bem - por todos os sectores do Benfica obrigou o FC Porto a jogar de uma forma a que não está habituado, surpreendendo-o e obrigando-o a cometer muitos erros, ao mesmo tempo que permitia aos encarnados jogar muito perto da baliza do adversário. O primeiro golo, logo aos seis minutos, num desentendimento entre Maicon e Helton muito bem aproveitado por Coentrão, mostrou o nervosismo do FC Porto e moralizou o Benfica, que se tranquilizou mais, mantendo sempre uma boa organização, quer defensiva quer ofensiva. Os seus jogadores mostraram grande determinação nos duelos, solidariedade e muito veneno no ataque, provocando sempre grande instabilidade na defesa do FC Porto.

2-Jesus preparou bem este jogo

Com a tensão destes jogos, para quem visita o Dragão é especialmente importante marcar antes do FC Porto, pois além de moralizar ainda faz os jogadores acreditarem na estratégia da sua equipa e manterem elevados níveis de concentração durante os 90 minutos. O Benfica actuou sempre de forma muito compacta, sem conceder espaços ao FC Porto, subindo e descendo no terreno com os sectores muito juntos, demonstrando que preparou muito bem este encontro ao longo da semana, em especial nos sítios onde ia fazer alterações. A entrada de César Peixoto para o meio-campo, alternando o posicionamento com Gaitán, conferiu segurança defensiva mas também coragem ofensiva, confiando a Coentrão o corredor esquerdo para que este pudesse desequilibrar. Gaitán e Peixoto mostraram um grande sentido táctico e concentração o tempo todo.

3-FC Porto desperdiçou ocasiões para relançar o encontro

O FC Porto teve sempre grandes dificuldades na construção do jogo ofensivo e aqui sublinhe-se o trabalho dos avançados do Benfica que obrigaram a defesa portista a fazer muitos atrasos para Helton e a errar muitos passes. Hulk esteve bem marcado e sem espaços, o meio-campo pressionado e sem ideias e James Rodríguez esteve como a equipa, desinspirado. Coube apenas a Varela tomar a iniciativa para desequilibrar um jogo que estava muito difícil. O FC Porto teve duas ocasiões para relançar o encontro: primeiro por James, após cruzamento de Varela, e depois pelo próprio Varela, que rematou às malhas laterais. Ao perder essa possibilidade para relançar o encontro o Benfica manteve a organização e entreajuda defensiva, passando a imagem de estar a controlar o jogo embora o FC Porto tivesse mais bola.

4-No 2-0 tira-se a fotografia desta partida

No segundo golo do Benfica pode tirar-se a fotografia deste jogo. Ao fazer o 2-0, Javi García acabou por provar o bom posicionamento da equipa no terreno e a capacidade de aproveitamento da enorme passividade e dos erros do FC Porto. Se a confiança e crença na vitória do Benfica já eram elevadas, com o segundo golo aumentou ainda mais e provou que aquela era a forma mais acertada de abordar esta partida.

5-Normal a entrada de Rodríguez mas não na posição ideal

O Benfica levou uma vantagem justificada para o intervalo, dado ter sido a equipa mais organizada, inteligente, solidária e eficaz. Já o FC Porto pareceu-me ter encarado este jogo com demasiada confiança, embora desde cedo se tenha apercebido de que não seria fácil e se tenha sentido impotente para mudar as coisas. Considero normal a entrada de Rodríguez na segunda parte, já que a desinspiração de James não lhe permitia continuar em campo. O uruguaio é um jogador mais maduro, deu maior velocidade ao jogo embora isso não se tenha feito sentir em termos de oportunidades de golo. A postura do Benfica manteve-se igual à da primeira parte, determinado e disputando o jogo ainda que coubesse ao FC Porto tomar a iniciativa. Só que o Benfica não lhe consentiu entrar na área. Aliás, a imagem da segunda parte é como o Benfica defendeu e obrigou o FC Porto a rematar de fora. À boa atitude defensiva dos encarnados soma-se a falta de homens de área do FC Porto. Quando Hulk saía daquela posição, não havia lá ninguém. Mais valia ter posto Rodríguez na área e Hulk numa das faixas, partindo de trás para a frente para desequilibrar.

6-Villas-Boas esteve mal antes de o jogo começar

Estranhei a ausência de um ponta-de-lança entre os 18. Tenho elogiado Villas-Boas mas ontem começou mal ainda antes de o jogo se iniciar, ao não ter nenhum ponta-de-lança no banco. Pelo menos o único que tinha disponível, que era Walter. O problema é que, ao deixá-lo de fora, passa uma má imagem para o jogador e fica limitado tratando-se de um jogo como este!

7-Expulsão de Coentrão foi fácil de colmatar

A expulsão de Coentrão originou cinco minutos de desorientação no Benfica, mas ao conseguir manter a vantagem e tendo daquele lado do campo César Peixoto e Gaitán foi fácil para Jesus colmatar a lacuna. A troca de Saviola por Aimar permitiu ter sempre alguém para transportar a bola e mais um jogador no meio-campo, pois Aimar é mais defensivo. Nessa fase era preciso recuar um pouco e juntar o meio-campo e a defesa, o que Aimar fez bem. Cardozo teve então uma importância acrescida, ao trabalhar bem e dar tempo à equipa de subir, mesmo com um a menos. Deu luta à defesa do FC Porto e permitiu gerir a vantagem.

8-Portistas precipitados

O FC Porto foi uma equipa precipitada, rematando demasiadas vezes de fora da área. Sentiu mais dificuldades contra dez do que contra 11 e não me lembro de qualquer oportunidade de golo dos portistas na segunda parte. A entrada de Guarín não acrescentou muito mas não havia mais soluções. Repito que não encontro justificação para a ausência de Walter dos 18…

9-A venda de David Luiz e eliminatória por resolver

Ficou demonstrado que o Benfica está bem diferente do início da temporada, que lhe valeu a actual desvantagem pontual no campeonato. É difícil recuperar mas evidencia melhorias. Este jogo em particular pode ter ajudado muito César Peixoto, um mal amado na Luz. Por outro lado, pode fazer sentir aos adeptos que valeu a pena ter vendido David Luiz. Com todo o respeito pela qualidade do central, 25 milhões de euros é muito dinheiro e uma exibição como a de ontem sem ele faz parecer que esse dinheiro se multiplica… Não se pode, no entanto, dar a eliminatória por resolvida. O Benfica saiu do Dragão com uma boa vantagem mas nunca se pode menosprezar uma equipa como o FC Porto.





P.S.: Aqui na vizinha Espanha, vamos ter um Real Madrid-Barcelona na final da Taça do Rei...O Real Madrid despachou o Sevilha por 2-0 na 2ªmão, depois de já ter ganho por 0-1 em Sevilha...esperemos que o Sevilha entre em depressão até 23 Fevereiro...:-)

E lá como cá,não faltam jogos seguidos entre candidatos... diz o OJOGO:"O Real-Barcelona disputa-se a 20 de Abril, em Valência, três dias depois do jogo da segunda volta da liga, no Bernabéu. Promete..."




------------
Câmara Corporativa