sexta-feira, junho 04, 2004

O FELIZARDO



É este o felizardo que vai treinar o CAMPEÃO EUROPEU...

Espero que no final do ano já tenho no curriculum 3 troféus...


O percurso

Depois de doze anos nas divisões regionais e nacionais inferiores, o antigo futebolista de escalões secundários Luigi Del Neri chegou em 1998 à Série B, correspondente à nossa Liga de Honra - e foi despedido. Aparentemente, terá sido essa a única época que o novo técnico do FC Porto não conseguiu terminar, das dezoito que leva de carreira. Em 2000, assinou contrato com o Chievo e subiu à Série A nessa mesma temporada. Teve então o seu ano mais brilhante: algumas semanas no comando do "calcio" e um quinto lugar final que lhe deu acesso à Taça UEFA, na primeira e única experiência internacional que conheceu. Acabou 2002/03 na sétima posição e, em 2003/04, garantiu para um Chievo já muito enfraquecido pelas transferências o nono posto, bem longe da zona de descida.


A táctica

É um treinador apaixonado pelo ataque. Destacou-se, na sua primeira época de Série A, pelo futebol ofensivo e contra-corrente com que conseguiu triunfar. Gosta de alas rápidos, num 4-4-2 muito diferente do de Mourinho: menos jogadores no meio campo, dois avançados na área, um deles mais possante e o outro em jeito de satélite. Não se sabe se por não ter um jogador assim ou se por convicção, nunca usou um organizador de jogo no Chievo; apenas dois médios de cobertura. Velocidade, bom toque de bola e muita agressividade do meio-campo para trás. Ao contrário do que já foi escrito, o "pressing" de Mourinho não tem nada a ver com o seu.


O carácter

"Boa pessoa". Normalmente, chegaria para riscar qualquer candidato, mas Del Neri tem-se dado bem assim. Jogadores, jornalistas e adeptos do Chievo dizem que tem um carácter exemplar e um relacionamento com o plantel a lembrar - esse sim - o de José Mourinho com o do FC Porto. Também se diz que não consegue estar quieto no banco.