terça-feira, junho 22, 2004

Pinto da Costa: «Scolari teve de dar a mão à palmatória»

Pinto da Costa afirmou que ficou muito feliz com a vitória de Portugal frente à Espanha, no jogo do passado domingo, acrescentando que, como presidente do F.C. Porto, se sentiu ainda mais contente por constatar que o «onze» da selecção nacional era constituído por cinco jogadores do seu clube.

«Como presidente do F.C. Porto, fiquei muito orgulhoso e vibrei por ver que a base da equipa era constituída por cinco jogadores do F.C. Porto, que foram fantásticos. A equipa foi toda fantástica, mas os cinco jogadores do Porto foram a base daquela vitória. Fiquei muito contente também por isso», revelou Pinto da Costa.

O presidente do F.C. Porto fez uma comparação entre as pessoas que dizem não ser crentes e que, em momentos de aflição, fazem promessas e a atitude de Luiz Felipe Scolari: «Isto foi o mesmo caso. Na hora do aperto Scolari teve de dar a mão à palmatória e teve que ver aquilo que toda a gente já tinha visto: que o Ricardo Carvalho para ser o melhor central da Europa tinha que ser o melhor central de Portugal; que o Nuno Valente para ser um dos melhores da Europa tem que ser o melhor de Portugal; que o Deco é um génio e que os génios não são para estar no banco».

Pinto da Costa considera que as alterações na selecção foram feitas a tempo. «Felizmente, Scolari deu o braço a torcer a tempo e agora já ninguém duvida que Portugal é um dos principais candidatos à vitória final», considerou o presidente portista, destacando que apesar de gostar dos espanhóis, «uma vitória desportiva sobre Espanha tem um sabor especial, para qualquer português».

O presidente do clube campeão europeu perspectivou já a partida dos quartos de final com os britânicos: «A Inglaterra é um adversário difícil, mas acho que, se a equipa jogar como jogou frente à Espanha, a Inglaterra não resistirá».

«A única equipa que me agradou, para além da portuguesa (no segundo e no terceiro jogo), foi a República Checa. Acho que as restantes selecções estão a viver de nomes de craques e de êxitos do passado», considerou. Pinto da Costa disse que esperava mais de algumas selecções que estão no Euro 2004: «A Espanha não apresentou nada, a própria Inglaterra e a França não têm estado à altura dos seus pergaminhos. Não vejo ninguém com capacidade para resistir a esta equipa de Portugal».