domingo, janeiro 17, 2010

ÁLVARO MAGALHÃES - APANHADOS PELO CLIMA



in JN, edição em papel, 9 Janeiro 2010

CLIQUE NA IMAGEM


O que dizer? Até não foi dos piores jogos do F.C.Porto, houve muito caudal ofensivo mas quase sem fazer mossa à equipa adversária tirando os já habituais falhanços escandalosos do Falcao, neste caso foram dois. Fora isso, só o desespero depois do golo pacense, com cruzamentos atrás de cruzamentos - aí foi um autêntico massacre- onde efectivamente com mais um bocadinho de sorte poderíamos ter dado a volta ao jogo. Mas este F.C.Porto é assim.

E o que dizer da arbitragem? Evidentemente que o fora-de-jogo mal marcado no golo do Falcao influenciou o resultado, mas também digo que são lances de difícil julgamento e habituais no futebol,umas vezes assinalam bem outras mal, mas o que já não é habitual é a coincidência que ao nosso ataque são sempre assinalados.

Mas nada disto me espanta. Então não é a "alta estrutura" que se está borrifando para as arbitragens? Vocês ouvem-nos? Tirando os "roubos de igreja" avulsos ditos num cerimónia qualquer, completamente a destempo, mais alguém se preocupou com as arbitragens? Não, é o Bonzinho, o Guerra, o Delgado que os preocupam.

Não foi o Jesualdo Ferreira e uma série de jogadores que o ano passado vieram dizer que se falava demais nas arbitragens?

Pois é. É tudo muito bonito, quando se vai na frente e mesmo com erros de arbitragem se ganha. Caso paradigmático é o Luis Filipe Vieira. Olhem como é está caladinho.

Os árbitros simplesmente perderam o respeito. Se errarem, já sabem que a "alta estrutura" se manterá calada, pois a falar só o fará daqui a uns tempos, num qualquer tasco oficial.

Mas como sempre se disse, para ganharmos sempre tivemos de ser muito melhores, com erros de arbitragem, com castigos do CD e este ano não está a ser diferente dos outros anos. Aliás basta consultar os Dossiers que o José fez sobre os erros de arbitragem deste ano e do ano passado. Logo dizer que este ano está a ser mais escandaloso que os outros anos, não é verdade. Quase sempre foi assim.

A diferença é que o ano passado sempre tivemos margem de manobra devido à mediocridade dos concorrentes, já este ano qualquer deslize é quase a morte do artista, dada a classificação do Braga e Benfica.

Resta-nos a esperança, o que parece ser 2 pontos perdidos se possam transformar num encurtar de distâncias para os adversários do topo, dado que têm visitas teoricamente bem complicadas. Mas a injectarmos tanto moral nos adversários fica difícil.



E chegou o salvador para tanta gente. Eu sinceramente não tenho acompanhado a sua carreira tirando os jogos contra o F.C.Porto e uns resumos aqui e ali , mas pelos elogios que ouvi nos últimos tempos de tudo o que é cronista associado ao F.C.Porto, quando se dizia que estava a caminho dos rivais, quero acreditar que o rapaz é mesmo bom. Barato não deve ter sido. E lá se vai a ladaínha que "planeámos inteligentemente a época" e não precisámos de ir ao mercado.Pois.

Aliás, esta capa e esta contratação veio mesmo a calhar. Até já parece as capas da Abola quando o Benfica perde.