sábado, janeiro 30, 2010

JÚLIO MAGALHÃES - MOMENTO DECISIVO



in JN, edição em papel, 30 Janeiro 2010

CLIQUE NA IMAGEM


Não podia estar mais de acordo com o título e contéudo da crónica. É sem sombra de dúvidas o momento decisivo, se perdermos pontos hoje dificilmente recuperaremos e começamos a ver a Liga dos Campeões por um canudo. Ainda para mais com um Braga que não vacila, e diz aqui o José Leirós no JN com 3 expulsões perdoadas a jogadores do Sporting. É obra.

Ainda sobre o sorteio da Taça da Liga regista-se o silêncio azul e branco. É verdade que tanto este ano como o ano passado não marcaram presença nos sorteios, mas não ficaria mal, num fogacho qualquer, denunciar mais um critério ao sabor das conveniências dos mesmos do costume. Sempre faria mais sentido, do que as ridículas preocupações do que se escreve no jornal da Travessa da Queimada.

O ano passado e este ano, tanto eu como o José parecíamos os únicos "tolinhos" do universo azul e branco que queríamos ganhar a Taça da Liga. Criticamos certas opções de gestão do plantel, as viagens de comboio, com terceiras linhas numa meia-final, etc,etc. Do outro lado, estavam aqueles que diziam que a Taça da Liga não presta,não tem prestígio, é para clubes medíocres, é uma fantochada, é especialmente feita para aqueles que não ganham nada, nós só queremos Liga dos Campeões, grandes provas. No fim de jogos medíocres do F.C.Porto a ladainha de sempre, a prova não nos interessa, estamos borrifando para ela, etc,etc.Mas agora também é muitos curioso e engraçado, ler, ouvir essas mesmas pessoas, depois do sorteio da meia-final virem falar que querem ganhar a Taça da Liga. Há gente que estava bem no circo. É cada cambalhota!!! Será que já estão igual aos outros, e há que aproveitar todas as tacinhas possíveis para minorar os prejuízos? Que é feito da soberba, aburguesamento e arrogância até aqui? A não ser que surjam instruções superiores e o rebanho lá dará mais um cambalhota.


Mais uma vez o plantel "planeado inteligentemente" já levou um rombo só neste mercado de Inverno de 8,5 milhões. Com concorrência forte, em todos os campos, e afastada a arrogância da superioridade da "estrutura" infalível, acho muito bem fazer o reforço da equipa, ainda para mais quando se fala, que se outros não ganharem será o descalabro. Para isso todos os esforços são louváveis. Já não se compreende muito bem, se o objectivo é o reforço da equipa, porque se deixa partir uma peça como o Farias, que não sendo nada por aí além,até tem uma boa produtividade, sendo bastante útil em muitos jogos. Não é que seja um grande fã do Farias que não sou, aliás noutra fase até veria como um bom negócio (no pressuposto que o Kléber justifica estes milhões todos), mas nesta fase difícil da época, o objectivo deveria ser reunir mais alternativas e não dispensá-las. E se o Kléber precisa de meio ano ou mais para assimilar o "banho táctico" do Jesualdo Ferreira? É com Orlando Sás que lá vamos? Bem, espero que tudo isto não faça sentido, e que o Kléber se transforme num novo Lisandro.

Um assunto a seguir, especialmente para confirmar a sua veracidade: Fernando Gomes abriu a porta de saída da SAD. DEMISSÃO AINDA SEM CONFIRMAÇÃO